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Em Apenas 04 Anos, China constrói a maior ponte do mundo sobre o mar

segunda-feira, 4 de julho de 2011

O governo chinês colocou em operação nesta quinta-feira (30) a maior ponte sobre o mar do mundo.

O empreendimento, que liga a Baía de Jiaozhou à cidade de Qingdao, na província de Shandong, tem oito faixas para automóveis, incluindo os acostamentos, possui 36,4 km de extensão e custou R$ 3,6 bilhões (US$ 2,6 bilhões) para ser construída, segundo a agência estatal de notícias Xinhua.



A ponte, que demorou pouco mais de quatro anos para ser levantada, encurta a rota entre as duas localidades em 30 km e reduz o tempo de viagem de 40 minutos para 20 minutos.

Com a obra, as autoridades chinesas esperam impulsionar o desenvolvimento industrial da região e facilitar a entrada e saída de mercadorias pelos portos.

Antes, a maior ponte do mundo sobre o mar era a que liga as cidades de Jiaxing e Ningbo, na Província de Zhejiang, também na China. Essa obra tem 36 km de distância.

Fonte: eBand

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Salvador: Metrô - onze anos, seis quilômetros e dois trens

A verba investida aumenta, o tempo passa, a paciência do soteropolitano incha e o número de trens... diminui. Há dois anos e meio, Salvador  recebeu seis trens para usar no metrô, mas agora a prefeitura anunciou que o primeiro trecho vai  operar apenas com duas composições.

A informação é da própria Secretaria de Infraestrutura e Transportes (Setin). O órgão prevê que a viagem de seis quilômetros da Lapa até o Acesso Norte  dure 12 minutos e explica que, com quatro trens, o tempo médio de espera seria de seis minutos. Porém, como só haverá duas composições operando, o tempo médio de espera dobra e passa a ser de 12 minutos.

Cérebro das estações está ativoSó falta andar. Essa é a impressão que se tem ao passear pelos trilhos e estações do interminável metrô de Salvador. No Acesso Norte uma voz feminina ao alto-falante já pede que os passageiros não fumem e mantenham-se atrás da faixa de segurança.
O letreiro eletrônico já informa as horas e avisa como crianças devem ser conduzidas nas escadas rolantes. Todos os pormenores das estações indicam que, aparentemente, a estrutura de suporte já está pronta para funcionar. O Centro de Controle de Operações (CCO), sistema de observação das quatro estações de metrô já está instalado, assim como todas as câmeras.

Os ATC´s - computadores de bordo do trem, que funcionam como o cérebro do metrô - estão sendo implementados. Eles permitirão a comunicação em tempo real nos vagões e funcionam como o cérebro do sistema de transporte. O ATC informa tudo o que ocorre no trem e é usado também em caráter preventivo. A subestação do metrô também está pronta e energizada e o Pátio Auxiliar de Manutenção (PAM), pré-concluída. Resta saber quanto falta para andar.

Orçamento não é apresentado (Por Priscila Chammas) O Exército tinha prazo até ontem para apresentar um reorçamento das obras de Salvador. O secretário da Casa Civil da prefeitura, João Leão, foi então a Brasília buscar o documento, mas ontem à noite, ele retornou a Salvador de mãos abanando. Segundo ele, o trabalho não ficou pronto. “Estão faltando alguns ajustes”, disse Leão, sem explicar os motivos do atraso. 

Segundo o secretário, o novo prazo para a apresentação do relatório é na próxima quarta-feira, quando terá que fazer nova viagem à capital do país. O orçamento foi uma exigência do Tribunal de Contas da União (TCU), depois de uma suspeita de superfaturamento nas obras. “Eles não têm compromisso com o cronograma, nem com nada. O TCU fez a determinação, mas quem teve que bancar os R$ 3,5 milhões foi a prefeitura”, reclamou o prefeito João Henrique, na quarta-feira.

Enquanto a construção do primeiro trecho do metrô se arrasta, a primeira audiência pública para tratar do transporte que será usado na Paralela já tem data marcada: dia 19 de julho, às 15h, na Câmara de Vereadores. Na ocasião, o secretário estadual do Planejamento, Zezéu Ribeiro, secretários municipais e a população em geral poderão debater acerca da escolha do modal.
Os trilhos de todo o percurso estão prontos, mas tomados por ferrugem. Apesar de a Setin insistir em negar que os trilhos estejam enferrujados, o técnico de segurança Everaldo Cardoso, que trabalhava nas obras, minimizou a questão. “Isso não é problema, porque quando o trem começar a andar, ficará limpo”.

futuro A etapa de obras civis já está concluída e as instalações elétricas - que abrangem energização e automação dos serviços - têm conclusão prevista para julho, mas os testes finais só devem acontecer em dezembro.

De acordo com a engenheira Teresa Barreto, uma das responsáveis pelo projeto do transporte, tudo depende da finalização da parte de automação do metrô, ou seja, ligar o sistema de controle eletrônico à estrutura física e fazer os trens rodarem.

Em 2012, o metrô finalmente começa a rodar para a população, com o regime de tarifa assistida, que também fará parte dos testes. Nesse período, os passageiros poderão andar gratuitamente no transporte, para que conheçam e se habituem à cultura do metrô.
O preço da passagem ainda é uma incógnita, mas, para o município, o bilhete deverá ser subsidiado para que esteja ao alcance do bolso da população. “A prefeitura de Salvador, como qualquer outra prefeitura onde exista o sistema metrô, buscará ter a tarifa subsidiada e integrada aos demais modais”, informou a assessoria da Setin.
O Pátio Auxiliar de Manutenção (PAM) está em fase de pré-conclusão. De acordo com a Setin, a obra teve que ser adicionada em função da determinação do governo federal em dividir o metrô em dois trechos de seis quilômetros cada. No começo da semana, o titular da Setin, José Mattos, informou que vai pedir mais R$ 28 milhões ao Ministério das Cidades para conseguir concluir o pátio, que servirá para as manobras das composições.
A prefeitura informou também que já foi feito um levantamento para abertura das vagas dos futuros funcionários do metrô, conforme determinação da Procuradoria Geral do Município. Mattos afirmou que o treinamento de 14 técnico da CTS estavam previstos para o segundo semestre deste ano. “Serão funcionários com experiência, que atuarão como maquinistas e técnicos de manutenção”, disse. Hoje, cerca de 300 operários e técnicos trabalham na finalização das obras.

De acordo com a Setin, esse serviço  serve satisfatoriamente à população baiana. A prefeitura, porém, não informou onde estão os outros trens - três composições chegaram em Salvador em novembro de 2008 e outras três em janeiro de 2009. Em agosto do ano passado, todos foram colocados nos trilhos.

Os vagões permanecem adormecidos sobre os trilhos enferrujados. Em visita às obras na quinta-feira, a equipe do CORREIO registrou uma composição na Estação da Lapa - com a proteção de uma lona e coberta por uma quantidade de poeira suficiente para impedir parcialmente que o interior fosse visto. Dentro, os assentos  continuavam cobertos pelo plástico. Outro trem estava na Estação Bonocô. 
Locotrator Enquanto a população de Salvador espera sentada - ou engarrafada -, o único meio pra fazer o metrô de Salvador andar é o “locotrator”, um equipamento específico para puxar o veículo sobre trilhos.

Os trens, que estão sob a guarda da Companhia de Transporte de Salvador (CTS), são puxados para frente e para trás constantemente pelo “locotrator”, entre as estações Lapa e Campo da Pólvora - 33 metros abaixo da superfície - para que não permaneçam parados, já que a falta de movimento pode causar uma espécie de “calo”  nas rodas dos vagões - quatro em cada composição, que permitirão transportar 1.200 passageiros por viagem.



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Transporte público de Maceió é sinônimo de espera, sufoco e desrespeito

Andar de ônibus em Maceió não é tarefa das mais fáceis. É preciso tempo e paciência, muita paciência. Na capital alagoana, usuários do transporte público são submetidos, diariamente, a condições que demonstram a falta de respeito com a qual as pessoas são tratadas, sendo obrigadas a esperar, por horas, pelo ônibus que vai levá-las ao trabalho, à escola, ao médico. Para não se atrasar, é preciso mesmo madrugar.
Atualmente, seis empresas de ônibus são responsáveis por transportar cerca de oito milhões de pessoas por mês na capital, fazendo uso de aproximadamente 600 veículos. Para uns, a esperança de melhoria passa pela realização da primeira licitação do transporte público; para outros, essa realidade só tende a piorar.
Adeilta Nascimento de Souza, 29 anos, é uma das pessoas que passam, todos os dias, pelo sacrifício de pegar ônibus. Moradora do conjunto Paulo Bandeira, no Benedito Bentes, ela precisa pegar dois veículos para chegar ao destino final, o bairro da Pajuçara, onde trabalha. O ônibus que pega não tem um horário fixo para passar e por isso ela precisa sair de casa às 4h30, ainda escuro, para conseguir chegar às 6h30 no local de trabalho. Ir sentada durante o percurso, nem pensar. 
Foto: José Feitosa
Número de veículos é baixo para demanda
Para o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, José Pinto de Luna, os dois maiores problemas existentes hoje no transporte público coletivo de Maceió são a falta de ônibus e a má qualidade da frota, que é antiga e quebra a todo momento. Com a realização da licitação, ele acredita que esses problemas poderão ser resolvidos, mas a médio prazo.
Ainda segundo Pinto de Luna, o transporte coletivo tem como uma de suas características a lotação, onde pessoas são transportadas sentadas e em pé.
“O ônibus é uma lotação e não prevê que só transporte pessoas sentadas. Sempre irá alguém em pé também. Se vai todo mundo sentado, então não estamos falando de transporte coletivo. Isso é uma coisa que acontece em
cidades de todo o País, não é uma questão específica de Maceió. Com a licitação, esperamos resolver esses problemas, mas não a curto prazo, porque quem ganhar a licitação não vai começar a atuar da noite para o dia, não é assim que funciona”, afirma.

Audiência pública discutirá o assunto
As empresas vencedoras da licitação do transporte público de Maceió devem começar a operar no início de 2012. Pelo menos essa é a expectativa do superintendente municipal de Transporte e Trânsito, José Pinto de Luna. Segundo ele, apesar da sanção, pelo prefeito Cícero Almeida, da lei que regulamenta as concessões do serviço de transporte coletivo já ter acontecido, o processo seguirá um cronograma já estabelecido, com a realização de uma audiência pública, no dia 8 de julho, no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), às 8 horas.
De acordo com a assessora especial de Transporte da SMTT e integrante de um grupo de trabalho criado para traçar um cronograma do processo licitatório, Josemee Lima, é somente depois da audiência pública que os detalhes relacionados, por exemplo, ao aumento da frota e das linhas de ônibus serão definidos. Por enquanto, nada é certo ainda.

 
Fonte: Gazeta de Alagoas - JAMYLLE BEZERRA - Repórter

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Obesos têm problemas com a acessibilidade no transporte público de Fortaleza

Escadas, catracas, assentos diminutos, falta de sensibilidade e preconceito. Estes são alguns dos obstáculos que os obesos enfrentam para utilizar os transportes coletivos nas grandes cidades. Em Fortaleza, apenas 40,6% da frota de ônibus possui assentos especiais, ou seja, com dimensões aumentadas para o uso de pessoas com obesidade.

De acordo com pesquisa realizada em 2009 pelo Ministério da Saúde nas capitais brasileiras, 47% da população de Fortaleza acima de 18 anos sofre de sobrepeso. O dado aponta para a necessidade de garantir mais conforto e condições de acesso para este tipo de usuário. A incompreensão e o desrespeito à exclusividade do assento tornam esta luta mais cansativa e frustrante.

Acessibilidade

Conforme o chefe da Divisão de Planejamento da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Antônio Ferreira Silva, 710 veículos adaptados circulam, atualmente, na Capital cearense, numa frota operante de 1.748 ônibus. No caso do transporte alternativo, somente 84 dos 320 micro-ônibus contam com estrutura de acessibilidade, o que representa 26,25% da frota hoje operante.

"Com a norma 1.402/2008, todo o transporte coletivo deve ser feito com veículos adaptados para pessoas com necessidades especiais. As empresas têm até 2014 para se adaptarem".

Segundo a lei municipal 7.163/92, a pessoa com obesidade deve ter o acesso facilitado no transporte coletivo, cabendo ao motorista permitir o acesso pela porta da frente para quem não consegue passar pela catraca. Antônio Silva lembra que o usuário também precisa ter mais consciência e não ocupar os assentos reservados.

"A Etufor capacita motoristas e cobradores, recomendando que observem a ocupação dos assentos de forma indevida. Sabemos que isso nem sempre é possível, em especial nos horários de maior fluxo".

A endocrinologista Fabiana Araripe ressalta que a obesidade deve ser entendida como uma condição patológica, e que por isso essas pessoas precisam de condições especiais para se locomover. "Dependendo do grau da obesidade, o paciente não consegue subir escada ou passar pela catraca. Já tive uma paciente que ficou presa na catraca por ter os quadris largos".

A médica acredita que os obesos deveriam ter as mesmas prerrogativas dos idosos e portadores de necessidades especiais, não só quando o assunto é transporte, mas também em filas, restaurantes e espaços, como cinemas e auditórios. "Junto com isso é preciso pensar em como diminuir o número de casos de obesidade. E isso só será possível quando tivermos uma política de saúde pública voltada para o problema".


Informações de KAROLINE VIANA - Diário do Nordeste




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Ônibus rodarão normalmente nesta segunda-feira em Porto Velho

domingo, 3 de julho de 2011

A população não ficará mais sem transporte coletivo na segunda-feira (4) e a deliberação de uma possível greve dos trabalhadores no transporte coletivo urbano de Porto Velho foi adiada para terça-feira (5), data em que acontecerá outra assembleia para apresentar nova proposta de reajuste oferecida pelas empresas.
As negociações iniciaram na sexta-feira, com mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT), entre representantes das empresas e do sindicato dos trabalhadores. Porém, as partes chegaram a um acordo, somente na manhã deste sábado (2), após outra reunião.

Os trabalhadores exigem reajuste de 10% sobre os salários, ticket-alimentação no valor de R$ 100,00 para toda categoria; adicional de insalubridade incidente sobre o salário da função, inclusive para trabalhadores do setor de manutenção; vale-refeição no valor diário de R$ 8,00 extensivo aos que trabalham na manutenção no turno noturno.
No entanto, a atual proposta das empresas, que devem ser analisadas pelos trabalhadores em assembléia na terça-feira, é um reajuste de apenas 7% sobre os salários e ticket-alimentação no valor de R$ 60,00.
Participaram das negociações, o procurador do Trabalho Aílton Vieira dos Santos, o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes (SET), Márcio Pacele e Edilson Pereira, presidente e secretário geral, respectivamente, do Sindicato dos Trabalhadores (Sitetuperon), Ronaldo Marciano, da empresa Três Marias e Fernando de Castro, da empresa Rio Madeira, todos acompanhados de seus advogados.

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Segunda passagem de ônibus agora é gratuita em Porto Alegre

Os cerca de 738 mil usuários dos cartões de transporte coletivo de Porto Alegre podem, a partir desta sexta-feira, fazer duas viagens e pagar apenas uma, desde que o intervalo entre a saída do primeiro ônibus e a entrada no segundo não ultrapasse meia hora.

De acordo com a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), o cálculo dos 30 minutos já leva em conta o tempo médio de deslocamento de cada viagem, sem que seja preciso uma segunda roleta para marcar o horário de saída da primeira condução.

O benefício vale para os cerca de 515 mil portadores do cartão TRI (ônibus), de vale-transporte, e para os 223 mil usuários do TRI escolar. O desconto da meia hora já existia, mas era de 50% na segunda passagem. A partir de hoje, a segunda viagem é de graça, inclusive para estudantes, que pagam meia-tarifa (R$ 1,35).
Foto: Bruno Alencastro

Os passageiros podem também usar o TRI para pagar o trem e o vale-transporte da Trensurb (SIM), para andar de ônibus na Capital. Ao utilizar os dois meios de transporte, os usuários ainda ganham 10% de desconto. Quem entrar em qualquer ônibus de Porto Alegre até meia hora depois de descer do trem, ou vice-versa, vai pagar R$ 3,96 e não mais R$ 4,40 - soma atual das tarifas do ônibus (R$ 2,70) e do trem (R$ 1,70). De acordo com a ATP, cerca de 525 mil pessoas poderão se beneficiar com a integração.

Outro benefício é a compra fracionada dos créditos do TRI escolar. Até agora, estudantes e professores podiam recarregar o cartão apenas uma vez por mês. A partir do dia 15 de julho, será possível fazer a compra em até quatro vezes, desde que o total não exceda o limite de 75 passagens ou 150, para quem comprovar necessidade.


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Projeto de Mobilidade no Recife segue igual ao trânsito da cidade ''Em Marcha Lenta''

Demorou e vai continuar demorando. Apenas neste final de semana, às vésperas do recesso parlamentar, chegou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei (PL) 12/2011, que institui o Plano Municipal de Transporte e Mobilidade da Cidade do Recife. É um documento de autoria da Prefeitura que sugere mudanças para melhorar o trânsito caótico da capital, como a instalação de teleféricos nos morros, implantação de corredores exclusivos para transporte coletivo, ciclovias e ciclofaixas, além de transporte fluvial. No entanto, a comissão especial que vai avaliar as propostas deverá ser instalada apenas em agosto, quando os parlamentares voltam ao trabalho. A previsão do presidente da Casa, Jurandir Liberal (PT) é levar o projeto ao plenário até o final do ano.
Sete nomes formam a tal comissão especial:Augusto Carreras (PV), Carlos Gueiros (PTB), Erivaldo da Silva (PTC), Gilberto Alves (PTN), Josenildo Sinésio (PT), Gilberto Alves (PTN) e Múcio Magalhães (PT). Depois de instalada a comissão, os vereadores têm 20 dias para apresentar emendas. O relatório só deve seguir para votação em plenário depois de 180 dias, a contar do início dos trabalhos. “A gente quer ver se vota ainda este ano, no segundo semestre. Vamos tentar compensar (o atraso)”, disse o presidente da Câmara, Jurandir Liberal (PT), que convocou entrevista coletiva na chuvosa manhã deste sábado (2) para anunciar o recebimento do PL.


O documento chega à Casa cinco meses após o presidente do Instituto Pelópidas Silveira, Milton Botler, apresentar as linhas gerais do projeto aos vereadores.
Dentre as propostas está a valorização do transporte coletivo, com implantação de corredores exclusivos. Para facilitar a vida de quem vive nos morros há a proposta de construir teleféricos. O deslocamento com bicicletas também deve ser privilegiado. A Prefeitura pede que a extensão das ciclovias passe de 20 quilômetros para 424 quilômetros.
O Projeto de Lei, no entanto, não trata nem de valores nem de prazos. Sabe-se apenas que algumas ações precisam ser executadas até a Copa do Mundo de 2014. “Algumas ações são de imediato, até 2014, como os principais corredores que serão implantados. Os outros são vias que serão alteradas para serem exclusivas para o transporte coletivo. Poderão ser executadas antes de 2014. A ação que está sendo prevista pode ser a médio/longo prazo. O plano vai sendo ajustado à medida que a cidade vá demandando essas ações”, disse Liberal.



Por Daniel Guedes  -  JC Online (Blog do Jamildo)


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Transporte coletivo de São Carlos ganha 10 novos ônibus

Como gestora do Sistema de Transporte Coletivo da cidade a Prefeitura de São Carlos pediu a empresa Athenas Paulista e conquistou mais um importante investimento para os usuários do serviço na cidade: a compra de 10 novos ônibus com câmbio automatizado (sem embreagem), totalmente acessível (elevador para cadeirantes, bancos para obesos e idosos), lotação 81 passageiros (40 sentados e 41 em pé). O investimento da empresa na compra dos veículos foi de R$ 2,8 milhões.
Os novos veículos foram entregues na sexta-feira (1º/7) pelo prefeito Oswaldo Barba juntamente com o diretor da concessionária Miguel Cimatti e entram em operação a partir desta segunda-feira, dia 4 de julho, nas linhas Vila Prado x UFSCar via praça Itália, Castelo Branco x UFSCar, UFSCar x Redenção via Botafogo, Santa Casa x Cruzeiro do Sul via Bela Vista, Sesi x Santa Maria, Redenção x Jockey Clube via Botafogo, São Rafael x Volkswagen, Jardim Paulistano x Jardim Maracanã, Vila Jacobucci x Jardim Beatriz e Santa Eudóxia x São Carlos.

Os ônibus vão substituir gradativamente os carros mais velhos da frota atual de 130 ônibus. A cidade opera hoje 55 linhas regulares e 170 especiais - em média 50 mil pessoas utilizam o transporte coletivo diariamente nos dias úteis.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito na gestão do prefeito Barba já foram entregues 23 novos ônibus - 13,5 % de renovação da frota - 12 deles em fevereiro/2009, 1 micro ônibus em maio 2011 e 10 em 1º de julho. Com a aquisição dos novos veículos a frota passa a ter 22 ônibus adaptados para portadores de deficiência, mais 4 micro ônibus porta a porta e 1 van. Hoje a cidade tem 309 portadores de deficiência cadastrados que utilizam o serviço com horário marcado.

São Carlos se antecipa ao atendimento da legislação federal, Decreto nº 5.296/2004, que determina que até o ano de 2014 toda a frota nacional deverá ser adaptada para atender os deficientes.

O prefeito Oswaldo Barba ressalta que o sistema de trânsito da maioria das cidades brasileiras só será eficiente e terá melhoria de fluidez se houver investimentos no transporte coletivo de qualidade. "Essa tem sido a nossa meta permanente e a empresa tem atendido as nossas reivindicações que permitiu melhoramos a atenção aos usuários de uma maneira geral mais em especial as pessoas com deficiência e idosos. Esperamos que a empresa transporte os passageiros sempre com carinho porque eles vão utilizar o serviço", disse o prefeito.

Ao comentar os investimentos que a Prefeitura tem feito para melhorar o transporte coletivo o prefeito Barba citou a instalação de 50 novos abrigos de passageiros, a reforma de 32 antigos e outros R$ 500 mil/ano que a Prefeitura vai investir na implantação e operação do sistema GPS de monitoramento de linhas que permite conferir em tempo real horários, tempo de deslocamento, número de passageiros, manutenção entre outros itens, promovendo o estabelecimento do índice de acertabilidade. "É importante lembrar que os investimentos e a modernização da frota estão sendo feitos a um custo de tarifa que é a menor da região", frisou Barba.

O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Nilson Carneiro, explicou que hoje 19% da população se locomovem através do transporte coletivo. "O nosso desafio é atrair novos passageiros para melhorar a mobilidade urbana da cidade e fazer com que o transporte coletivo possa ser uma boa opção de transporte com conquista de melhoria na circulação do trânsito e diminuição dos congestionamentos", disse Carneiro.

Para o diretor da Athenas Paulista, Miguel Cimatti, embora tenha custos significativos é uma satisfação para a empresa poder melhorar e aprimorar o transporte coletivo da cidade em benefício da população de São Carlos. "Os veículos vão facilitar o trabalho dos nossos motoristas já que possuem câmbio automático e vão dispensar a média diária de 3 mil trocas de marchas que é extremamente cansativo e prejudicial. Os novos ônibus pretendem dar maior conforto e ampliar o grau de satisfação dos nossos usuários", detalha Cimatti.



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