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SPTrans entrega à Justiça relatório sobre aumento de ônibus na capital

quarta-feira, 27 de abril de 2011

A SPTrans entregou à Justiça o relatório com a justificativa para o aumento da passagem de ônibus da cidade. A notificação foi feita à empresa de transporte no dia 14 deste mês.

A Justiça deu dez dias corridos para que a SPTtrans apresentasse o relatório, mas o fim do prazo terminou no domingo (24). O documento foi então entregue e anexado ao mandado de segurança nesta segunda-feira (25).

O mandado de segurança solicitando o relatório com explicações para o aumento da passagem foi feito pelo desembargador Davi Haddad. Antes do parecer final dele, será encaminhado ao Ministério Público de São Paulo. O promotor escolhido para ler os documentos tem o prazo de dez dias corridos para emitir um parecer.

De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo, não havia previsão para a entrega do documento à promotoria. O conteúdo do relatório da SPTrans não foi divulgado.

Fonte: R7.com


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Em São Paulo, Ciclofaixa de Lazer ganhará mais 14 km

A Ciclofaixa de Lazer, que funciona apenas aos domingos, das 7h às 14h, ganhará mais 14 quilômetros de extensão (7 km em cada sentido) até o final de maio, segundo a Secretaria Municipal dos Transportes.

Hoje, a faixa para bicicletas tem 30 quilômetros, ligando os parques do Ibirapuera, do Povo e Villa-Lobos.
Com a expansão, a ciclofaixa seguirá do parque do Povo pela avenida Chedid Jafet, rua Funchal e pelas avenidas Engenheiro Luís Carlos Berrini e Jornalista Roberto Marinho.

Ontem, já era possível ver a pintura em vermelho do traçado da futura faixa na Roberto Marinho. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), as obras serão tocadas durante o período de menor tráfego de veículos nas vias. Um banco é responsável pela instalação dos cerca de seis mil cones e a sinalização em 90 cruzamentos. Cabe à CET monitorar os principais cruzamentos.

Quando o novo trecho estiver funcionando, a ciclofaixa chegará a 44 quilômetros de extensão. A prefeitura também estuda ampliar o horário de funcionamento para até as 16h.

Apesar da expansão da Ciclofaixa de Lazer, a prefeitura ainda está longe da meta de entregar 100 quilômetros de ciclovias até 2012, como prevê o plano de metas.

Fonte: eBand

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Tarifa de transporte público de Araras passará para R$ 2,20

Na próxima segunda-feira (2), a tarifa de transporte público do município passará a custar R$ 2,20 - R$ 0,20 a mais do que o valor atual. O novo valor foi definido em função do aumento das despesas com insumos do TCA (Serviço Municipal de Transporte Coletivo de Araras). O reajuste terá influência nos preços do cartão comum, vale transporte e cartão de estudante.

O cartão comum custará R$ 2,20, assim como o vale-transporte. O cartão comum com desconto, adquirido apenas nas compras acima de 25 unidades, passará a valer R$ 2,15. O valor do cartão de estudante passará a custar R$ 1,50.

Em março do ano passado, houve um aumento de R$ 0,50 no valor da passagem de ônibus. Antes dessa última redefinição, o valor da passagem de transporte público não recebia reajuste desde 2003. Além da renovação da frota de ônibus, a base do reajuste de 2010 foi devido a custos com manutenção e óleo diesel.

Insumos: a principal causa do aumento
No ano passado, foram gastos R$ 6,5 milhões com novos veículos públicos. Os 25 novos ônibus estão nas ruas desde o março de 2010. Alguns veículos da frota nova já percorreram 150 mil Km, afirmou Luiz Carlos Scarcella, presidente da autarquia.

Apesar da diminuição de frequência na manutenção dos carros, a TCA apresenta gastos com insumos como pneus 275/80 R x 22,5, que representaram um aumento de 29,11% nas despesas da autarquia, em relação ao mês de março do ano passado.

Neste mês, o preço dos pneus 1000R x 20, que custavam R$ 694, tiveram um aumento de 11,85%, passando a custar R$ 896. Os gastos com óleo lubrificante passaram de R$ 898,07 para R$ 941,73, representando um aumento de 4,86%. Em função do reajuste, houve também um aumento no valor das folhas de pagamento da autarquia.


Fonte: Prefeitura de Araras-SP

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Paralisação do transporte público em Uberlândia continua

terça-feira, 26 de abril de 2011

A audiência pública realizada no Ministério Público do Trabalho no início da tarde desta terça-feira (26) entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Uberlândia e Região (Sindttrans) e o Sindicato Patronal terminou sem um acordo e a paralisação parcial dos trabalhadores do transporte coletivo continua por tempo indeterminado.
A alegação do Sindicato Patronal é que o Sindttrans não apresentou as propostas referentes a reajuste salarial e benefícios, aos trabalhadores, o que foi confirmado pelo presidente Célio Moreira.
O advogado Ricardo Franco dos Santos, representando o Sindicato Patronal, disse que a proposta do Ministério Público foi apresentada na última reunião realizada no dia . Célio Moreira disse que espera uma proposta melhor.

Fonte: Correio de Uberlândia


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Em São Paulo, Governador entrega novos trens da CPTM

Foto: Blog Diário da CPTM
O governador Geraldo Alckmin e o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, entregaram mais três novos trens para a operação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), nesta terça-feira, 26. O evento foi realizado na estação Brás, e incluiu uma visita ao Centro de Controle Operacional (CCO), um dos mais modernos das ferrovias brasileiras.

As novas composições fazem parte de um total de 105 trens adquiridos pela CPTM recentemente. Com essas três unidades, o número de novos trens entregues chega a 50, todos equipados com tecnologia de ponta como ar-condicionado, câmeras de vigilância, sistema de informação audiovisual (monitores de vídeo e displays). Inicialmente, os três novos trens entrarão em operação na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), mas poderão circular em todas as linhas da CPTM, de acordo com a necessidade operacional.

As seis linhas da CPTM também passam por um processo de revitalização, com aquisição de trens, modernização de estações e da infraestrutura, com implantação de sistemas de sinalização, telecomunicações, energia, rede aérea e via permanente.

Modernidade nos trilhos paulistas
Fabricados pela CAF, os três novos trens, com oito carros cada, possuem design arrojado na parte externa, que traz a nova comunicação visual da CPTM, com predominância de vermelho, além das cores cinza e branco. A parte interna também tem layout moderno e funcional.

As composições são equipadas com sistema de monitoramento por câmeras no interior dos carros, além de câmeras externas no primeiro e último carros que mostram a movimentação na plataforma da estação. Os trens são totalmente acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Fonte: Governo de São Paulo



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Rio terá um automóvel para cada dois habitantes, diz estudo

Se não forem adotadas medidas práticas e imediatas no sistema viário do Rio, a cidade deverá bater recordes de engarrafamentos durante as Olimpíadas de 2016. A frota atual de 1,8 milhão de automóveis ultrapassará os 3 milhões até 2020, o que representará um carro para cada dois moradores. O resultado será o aumento dos congestionamentos, que praticamente vão durar o dia todo, atingindo um número maior de ruas e avenidas.

A previsão consta de um estudo do Programa de Engenharia de Transportes da Coordenadoria de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ). A equipe coordenada pelo professor Paulo Cezar Ribeiro projetou o número de veículos baseado no crescimento verificado nos dez últimos anos. Em 2001, a frota na cidade era 1,3 milhão de automóveis, 500 mil carros a menos do que atualmente.

“Os congestionamentos serão mais extensos, começando antes e terminando depois, e vão abranger um maior número de ruas. Isso é inevitável”, afirmou Ribeiro, que alertou para a falta de planejamento de longo prazo, em períodos que vão além dos mandatos dos governantes.

Ele lembrou que muito do que existe no Rio em avenidas expressas, túneis e elevados foi projetado ou construído há mais de 40 anos, ainda na época de Carlos Lacerda, que governou o antigo estado da Guanabara de 1960 a 1965.

“Esta é uma das grandes constatações. O Lacerda chamou um planejador estrangeiro, o [arquiteto grego Constantino] Doxiádis, que fez uma análise muito boa da cidade, com projeções para 20 e 30 anos”, lembrou o professor da Coppe. Ele frisou existir iniciativa semelhante, o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), entregue em 2005, e atualizado recentemente, mas que precisa ser implementado. “Caso contrário, vamos chegar a uma situação em que a mobilidade na cidade vai ficar muito reduzida. Daqui a dez anos vai ser muito tarde.”

Ribeiro alertou que, se não forem executados melhoramentos viários agora, a situação chegará a um nível crítico em um futuro próximo. “Se a frota continuar aumentando com a taxa dos últimos dez anos, vão se agravar ainda mais os congestionamentos. Os governantes vão ter que investir em transporte público de qualidade, como metrô, trem e BRT [ônibus em corredores expressos], mas melhorar também o sistema viário, porque as pessoas vão continuar a andar em transporte particular.”

Segundo o estudo da Coppe, nos últimos anos a frota de carros dos municípios do Rio e de Niterói cresceu em média 28%. Em outras cidades, o aumento foi ainda maior, chegando a 38% em Nova Iguaçu e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e 43% em Campos dos Goytacazes, no norte do estado.

Para o professor da Coppe, o Rio já está próximo de índices de carros por habitantes verificados na Europa, de 500 automóveis por mil habitantes, mas ainda longe dos Estados Unidos, de 900 por mil.

No Brasil, segundo números do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), circulam 64 milhões de veículos, o que dá uma taxa de 315 veículos por mil habitantes. Em 2020, segundo os cálculos da Coppe, haverá um aumento aproximado de 50%, chegando a 95 milhões de veículos em todo o país.



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Em Campinas, Superlotação prejudica passageiros do transporte intermunicipal

Os usuários do transporte coletivo feito por microônibus que integram a transporte intermunicipal na região de Campinas sofrem com o desconforto e com o perigo.
Os microônibus, também chamados de peruas, passam lotados pelos pontos. A reportagem da EPTV viajou em alguns desses veículos, um deles na rodovia que liga Campinas a Monte Mor. A capacidade máxima no veículo é de 20 pessoas sentadas, mas muitos passageiros viajam em pé.
Em outra linha, que trafega pela Rodovia Anhanguera, a reportagem da EPTV percebe logo a grande quantidade de usuários sem ter onde sentar.São pelo menos 25 pessoas em pé. Sem saber que estava sendo filmado, o cobrador admite que o problema é comum no transporte intermunicipal.
Para a maioria dos passageiros que dependem do transporte intermunicipal, a solução seria disponibilizar mais linhas.


Apesar desse quadro, a Empresa Municipal de Transporte Metropolitano (EMTU), responsável pela regulamentação do transporte, garante que faz a fiscalização e que, no último ano, 170 multas foram aplicadas a operadores de microônibus por excesso de passageiros.

Fonte: EPTV

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Em Cuiabá, Governador vai a Europa conhecer o sistema de Veículo Leve sobre Trilho (VLT), modo de transporte coletivo de Portugal e da Inglaterra

O governador Silval Barbosa (PMDB), o novo presidente da Agecopa, Eder Moraes, e os deputados estaduais José Riva (PP) e Sérgio Ricardo (PR) viajam nesta quinta-feira para a Europa. Eles irão conhecer o sistema de Veículo Leve sobre Trilho (VLT), modo de transporte coletivo de Portugal e da Inglaterra.

A intenção é, a partir dessa experiência, escolher qual será o modelo adotado em Cuiabá e Várzea Grande para receber a Copa do Mundo de 2014. A comitiva fará uma viagem rápida: partem na quinta e voltam na segunda-feira. Nesse período, como se trata de uma viagem internacional, o vice-governador Chico Daltro (PP) assume o comando do governo pela segunda vez este ano.

Embora afirme que a questão da modalidade de transporte coletivo a ser adotada não esteja decidida, Eder Moraes assume que prefere o VLT em detrimento do BRT (Bus Rapid Transport), espécie de corredor para ônibus.

A Agecopa já tem o estudo de viabilidade e projeto do BRT e o então diretor-presidente, Yênes Magalhães, vinha defendendo o projeto. No entanto, ele afirmou que a Agecopa apenas seguiu determinação do governo, já que o modelo havia sido escolhido. No começo deste ano o presidente da Assembleia, deputado José Riva, deu início à discussão defendendo o VLT. Todos os deputados fizeram pressão pela troca do modelo a ser adotado.

Ontem, durante a posse de Eder Moraes, Riva lamentou que o estudo do VLT não tenha sido feito antes e disse defender o modelo desde 2007. O presidente da Assembleia ainda agradeceu ao governador Silval Barbosa pela abertura da discussão do tema.

Um dos argumentos é de que o VLT demandaria menos área para a construção, o que diminuiria o número de desapropriações, principalmente na Prainha, a serem feitas. Além disso, a sobrevida do VLT é de 30 anos, enquanto o do BRT é de sete.

Com a tendência do VLT ser o escolhido como novo modelo de transporte a ser adotado em Cuiabá e Várzea Grandes, Eder Moraes afirmou que dentro de 20 a 30 dias a questão estará definida. (ARF)


Fonte: Diário de Cuiabá

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