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Transcarioca dá origem a novo subúrbio para o Rio

domingo, 27 de março de 2011

Nos nove bairros por onde vai passar, o corredor BRT exclusivo para ônibus Transcarioca (Barra-Galeão) promete mais que encurtar percursos. Iniciadas no dia 17, intervenções como alargamento de ruas, construções de terminais de embarque, mergulhões e viadutos vão dar novo visual à cidade, principalmente, ao subúrbio carioca, que ganha um novo traçado. Pontes estaiadas (suspensas por cabos ) prometem se tornar novos cartões-postais e iluminar a noite do Rio.

Só em Campinho, duas ruas, uma avenida e um largo tiveram quase todos os seus imóveis postos abaixo para dar passagem ao BRT, que é esperança para quem não via mais chances de o bairro crescer. “Isso estava parado no tempo. Com a movimentação de veículos, vamos trazer vida, gente para o bairro”, elogiou a comerciante Adelaide Couto, 65.
Mudanças à vista também no Viaduto Negrão de Lima, que corta Oswaldo Cruz e Madureira. Além de duplicado, ele vai ganhar a Estação Madureira — para BRT —, que terá integração com o ramal Deodoro da SuperVia. Quem descer o viaduto vai deparar com outra novidade: o terminal Mercadão, que fará integração com o ramal Belford Roxo.

“O corredor vai até a Av. Ministro Edgard Romero, que será alargada. Não vai acabar com o Mercadão de Madureira. Desapropriamos lojas próximas, mas ele fica intacto”, garantiu o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto.

A Transcarioca vai provocar, ainda, série de desapropriações da Rua Monsenhor Alves da Rocha, na Penha, até a Rua Uranos, em Ramos. Nesse percurso, o corredor acompanhará o trajeto da SuperVia, com faixa de tráfego exclusiva até o terminal Olaria, onde será construído viaduto de 500 m, cruzando as linhas férreas e seguindo pela Estrada Engenho da Pedra em direção à Avenida Brasil.

Das 9 pontes previstas, uma já começa a sair do papel: a sobre a Lagoa de Jacarepaguá. Serão duas pistas para o Transcarioca e mais duas para o tráfego vindo da Linha Amarela. Na Barra, também terá mudanças em breve: em um ano, todos os sinais de trânsito da Av. Ayrton Senna serão retirados.




Fonte: O Dia Online

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Empresa capixaba ganha licitação de Transporte em Sorocaba

A empresa Expresso Santa Paula Ltda, com matriz no Espirito Santo, foi a vencedora da licitação do lote 1, de R$ 432 milhões, do transporte coletivo em Sorocaba.

O valor da tarifa técnica ofertado pela empresa foi de R$ 2,253, o menor entre as concorrentes: Consórcio Sorocaba: R$ 2,374; Consórcio Sorocaba de Transportes: R$ 2,388; e Consórcio Nova Transporte Sorocaba: R$ 2,449.

Com a saida da TCS após intervenção da URBES (empresa pública que controla o tranporte público local), as empresas Rosa, São João, Jundiá e Reunidas Paulista estavam operando as linhas do lote 1 em caráter emergencial.

Outra novidade em relação ao transporte público local foi a prorrogação por mais 8 anos do contrato de R$ 560 milhões com empresa STU - Sorocaba Transporte Urbano.



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Sistema de transporte em Manaus terá gestão da prefeitura

A Prefeitura Municipal de Manaus vai publicar nesta segunda-feira (28), o edital para a implantação do Sistema Integrado de Gestão Inteligente em Transporte na capital. De acordo com a assessoria,  com o novo sistema será possível controlar e fiscalizar o transporte coletivo.

O modelo será implantado quando os 858 ônibus novos, a serem trazidos pelas empresas vencedoras da licitação, estiverem circulando em Manaus. Com a implantação do novo sistema, a prefeitura pretende reaver a gestão do transporte público em Manaus, já que que o modelo atual é gerido pelos empresários do setor.

Segundo o prefeito Amazonino Mendes e o superintendente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos, Marcos Cavalcante, o sistema, denominado Sigit,  tira das mãos dos empresários o “controle total do sistema”. A Prefeitura poderá monitorar em tempo real se as empresas estão cumprindo  o contrato.

Os novos ônibus serão equipados com GPS e quatro câmeras de vídeo em cada coletivo. Com estes equipamentos, o Centro de Controle poderá monitorar quantos ônibus estão em circulação, tempo de percurso, quilometragem percorrida, como os ônibus estão influindo no trânsito, velocidade e o cumprimento do horário.

“Hoje a SMTU tem uma grande deficiência de fiscais para fiscalizar ônibus, táxis, mototáxis, ônibus alternativos e executivos. Para controlar o sistema o fiscal tem de estar de madrugada nas garagens para monitorar a saída dos ônibus e depois por volta das oito horas tem que voltar ao órgão para elaborar relatórios. Com isso uma empresa pode recolher carros ao longo do dia deixando a população desprovida de transporte e ainda ser remunerada”, afirmou Marcos Cavalcante. Pela nova metodologia a empresa só ganha por quilômetro efetivamente rodado.

Além de monitorar e fiscalizar, o Sigit vai oferecer pela primeira vez na história do transporte coletivo de Manaus, informações em tempo real sobre as linhas de ônibus, em 24 horas.

Segundo explica Marcos Cavalcante, o usuário através da Internet e até mesmo do celular, saberá os horários dos ônibus e a que momento ele passa em cada parada.

“O usuário de qualquer parte de Manaus poderá a partir do seu computador, da sua casa, do escritório ou do próprio Celular, saber em qual ponto de ônibus ele vai pegar o transporte e daquele local saberá  a distância e o tempo que o ônibus levará para chegar àquela parada”, revelou o superintendente da SMTU.



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Em Ribeirão Preto, Transurb quer fim de estacionamento em vias principais

Um mapeamento feito pela Transurb (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Ribeirão Preto) aponta que a proibição de estacionamento de carros em pelo menos cinco ruas do Centro abriria espaço para um corredor de ônibus ou mesmo para que o tráfego fluísse melhor em horários de pico. O presidente da Transurb, Roque Felício, diz que um ofício com a sugestão foi enviado há 15 dias para a Transerp.

"Ainda não tivemos um retorno sobre o caso. Não basta apenas investimento por parte das empresas para tornar o transporte público mais atrativo. É preciso também contrapartida da Transerp com projetos viáveis para adequar toda a malha viária."

A restrição é recomendada para as ruas Américo Brasiliense, Barão do Amazonas, Visconde de Inhaúma, Cerqueira César e para a avenida Nove de Julho. É nessas principais vias que, além do fluxo intenso de carros e de ônibus, o estacionamento em um dos lados contribui para o atraso dos itinerários em até meia hora.

Felício afirma que o estacionamento de carros no canteiro central da avenida Nove de Julho deve ser proibido com urgência e seria um pontapé inicial na implantação de faixa exclusiva para os ônibus.

Com a existência do estacionamento na avenida hoje, carros e coletivos dividem apenas duas faixas livres para passagem. O motorista da Transcop Aparecido Augusto Vieira, de 59 anos, afirma que, com o estacionamento na avenida Nove de Julho, leva mais de 15 minutos para percorrer quatro quarteirões em horários de pico.

Agressão
Já o vice-presidente do Sindicato dos Motoristas de Ônibus, Alcides Lopes de Souza Filho, aprova a sugestão da Transurb e afirma que muitos motoristas são agredidos pelos passageiros que ficam irritados com o atraso dos ônibus.
"Como o motorista é o primeiro a encontrar o usuário, recebe todos os tipos de xingamentos", afirma. O sindicalista diz que os corredores específicos reduziriam os atrasos.

Transerp
Por meio de nota, a Transerp informou que as sugestões estão em análise da empresa de consultoria contratada para elaborar um projeto que vai nortear a nova licitação para o transporte público, em junho. O caso também é debatido pelo órgão para o desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana, que prevê melhorias na malha viária de Ribeirão nos próximos dez anos.
A Transerp havia recebido, em audiências públicas em janeiro, as mesmas sugestões.



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São Paulo: Metrô vai continuar lotado, admite secretário de Transportes Metropolitanos

sábado, 26 de março de 2011

O plano de expansão do Metrô até 2015 não irá reduzir a superlotação dentro dos vagões. A afirmação foi feita ontem pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

A declaração foi dada durante a inauguração da estação Carapicuíba, da Linha 8 – Diamante da CPTM . Fernandes disse, ainda, que com a entrada de mais passageiros no sistema, em decorrência da abertura de novas estações, deve aumentar ainda mais os problemas de lotação no metrô paulistano.

Segundo ele, a redução do número de passageiros por metro quadrado, que na Linha Vermelha já chega a 10,9, só será minimizada com a redução dos grandes deslocamentos, principalmente das viagens de bairros no extremo das zonas leste e sul para o centro, e da instalação do novo sistema de sinalização dos trens, que permitirá uma redução no intervalo entre as composições.

Na segunda-feira, o Metrô divulgou que a decisão de estender o horário de funcionamento das estações Tamanduateí e Vila Prudente, Linha 2 – Verde, que passaram a funcionar das 40h40 às 21h, irá aumentar em 100 mil o número de passageiros no trecho.

Hoje, de acordo com dados da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, Metrô e CPTM transportam, juntos, 5,5 milhões de passageiros por dia. Com a conclusão da expansão da Linha 4 - Amarela e da Linha 5 - Lilás, a previsão do governo é de que esse número chegue a 10 milhões de pessoas diariamente.


Fonte: eBand

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Metrô de Salvador só vai ser inaugurado no fim de 2012

O secretário da Casa Civil da prefeitura de Salvador, João Leão (PP), anunciou nesta quinta-feira (24) um novo prazo para a finalização das obras do metrô na cidade. Um ano e meio é o tempo esperado para a conclusão do trecho que vai até Pirajá. A nova estimativa foi anunciada após reunião com o general do Exército, Rosalvo Leitão de Almeida, que coordena o trabalho de reavaliação dos custos do metrô. A previsão é a de que seja necessário algo em torno de R$ 546 milhões para a conclusão das duas primeiras etapas. O titular garantiu que não haverá paralisação das obras, mesmo que as contas do prefeito João Henrique, em 2009, não sejam aprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).


Informações do jornal A Tarde

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Porto Alegre: Pegar ônibus vira teste de paciência na zona Sul da Capital

Por mês, cerca de 7,6 milhões de passageiros são transportados pelos 462, ônibus que atendem à zona Sul de Porto Alegre. O total representa cerca de um terço da demanda da cidade. Todos os dias, quem precisa do serviço convive com veículos lotados e longas esperas nas paradas.

Morador do bairro Lami, o auxiliar de mecânico Marcos Carvalho relatou as dificuldades. "Depois das 16h é muito complicado pegar ônibus. No final de semana o tempo de espera é insuportável", disse. A pedagoga Jocelaine Rocha confirmou os transtornos. "Eventualmente, preciso ir para Restinga a partir das 17h. O ônibus está sempre muito lotado. Em outros horários, observo o sofrimento das pessoas apertadas dentro do coletivo", afirmou.

Para tentar diminuir os transtornos, a Prefeitura de Porto Alegre vai acabar com a cobrança de segunda tarifa a partir de junho. Conforme a diretora de transportes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Maria da Graça Silveira, linhas alimentadoras, como as já existentes no bairro Vila Nova, estão em estudo. "O usuário poderá se deslocar com mais rapidez e maior número de opções dentro do bairro", explicou.

Nos horários de pico, pela manhã e no final da tarde, o índice de ocupação dos ônibus que atendem à zona Sul ultrapassa 90%. Maria da Graça aponta o crescimento econômico da região como responsável. "Esta área da cidade tem observado um crescimento expressivo da frota de automóveis, enquanto o número de opções de vias permanece o mesmo. Além disso, algumas das viagens chegam a ultrapassar uma hora, pela longa extensão das linhas. O trânsito intenso impede que os ônibus consigam manter o espaçamento adequado. Muitos veículos conseguem fazer apenas uma viagem no horário de pico", observou a diretora.

Por enquanto, o aumento da frota está descartado. Segundo a diretora de transportes da EPTC, nas linhas que atendem os extremos são colocados mais ônibus articulados, que têm o dobro da capacidade. "A frota é responsável por 45% do preço da tarifa. Colocar mais ônibus nas ruas só seria possível com o crescimento do número de passageiros, o que não ocorre atualmente", disse.

De acordo com o último censo do IBGE, a zona Sul de Porto Alegre concentra alguns dos bairros com maior crescimento demográfico da cidade. Entre eles, o Nonoai e a Restinga - este, o maior da região. Conforme a Secretaria Municipal do Planejamento (SPM), a expansão da região se confirma com a construção de mais de 500 condomínios e a aprovação de 35 loteamentos nos últimos dez anos.

Fonte: Marcos Koboldt / Correio do Povo

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Cidade de Porto Alegre gasta 24% do previsto em ciclovias

O orçamento da prefeitura de Porto Alegre prevê o gasto de R$ 540 mil com a construção de ciclovias e ciclofaixas em 2011, o equivalente a 24% do previsto no plano plurianual do município. Um vereador da cidade pediu providências para que a prefeitura amplie os recursos, depois que os ciclistas do grupo Massa Crítica foram atropelados no dia 25 de fevereiro.

Segundo o vereador Beto Moesch (PP), o plano plurianual prevê R$ 2,2 milhões em 2011 para a implantação do Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI), mas o orçamento anual da prefeitura garantiu apenas R$ 540 mil. No ano passado, o gasto também ficou abaixo do previsto: foram destinados R$ 1,31 milhão para a execução do plano, mas a previsão inicial era de R$ 2,1 milhões. No ano de 2009, quando o plano diretor cicloviário foi aprovado, não houve investimentos em ciclovias.

“O plano cicloviário foi fruto de um longo debate e tem que ser respeitado. Não dá para dizer que a prefeitura não está fazendo nada, mas é muito pouco”, critica o vereador, que enviou um pedido de providências para que a prefeitura complemente o orçamento deste ano.

Aprovado em maio de 2009, o plano começou a ser efetivamente implantado no ano passado, mas em ritmo lento. O documento indicou 274 ruas e avenidas que poderiam receber ciclovias ou ciclofaixas, num total de 495 quilômetros. Até o momento, porém, Porto Alegre conta com menos de seis quilômetros de ciclovias.

“Estamos trabalhando para que essa quilometragem cresça. Até a Copa de 2014, a meta é chegarmos a cerca de 50 quilômetros de ciclovias”, explica o gerente de projetos de mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Flávio Tomelero.

O plano cicloviário apontou como prioridades a criação de ciclovias nas avenidas Sertório e Ipiranga e no bairro Restinga, no extremo sul da cidade. Atualmente, estão sendo construídos os 4,6 km da ciclovia na Restinga. O projeto da avenida Ipiranga, que será construído como contrapartida de uma rede de supermercados, está previsto para este ano. Serão 9,4 quilômetros. Já a ciclovia da avenida Sertório deve ficar para o ano que vem.

O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, admite que os recursos destinados ao plano cicloviário ainda são reduzidos. “Estamos tentando encaminhar um pedido de complementação de verbas”, afirma. As contrapartidas de empreendimentos seriam uma alternativa à falta de recursos.



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