Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Porto Alegre: Pegar ônibus vira teste de paciência na zona Sul da Capital

sábado, 26 de março de 2011

Por mês, cerca de 7,6 milhões de passageiros são transportados pelos 462, ônibus que atendem à zona Sul de Porto Alegre. O total representa cerca de um terço da demanda da cidade. Todos os dias, quem precisa do serviço convive com veículos lotados e longas esperas nas paradas.

Morador do bairro Lami, o auxiliar de mecânico Marcos Carvalho relatou as dificuldades. "Depois das 16h é muito complicado pegar ônibus. No final de semana o tempo de espera é insuportável", disse. A pedagoga Jocelaine Rocha confirmou os transtornos. "Eventualmente, preciso ir para Restinga a partir das 17h. O ônibus está sempre muito lotado. Em outros horários, observo o sofrimento das pessoas apertadas dentro do coletivo", afirmou.

Para tentar diminuir os transtornos, a Prefeitura de Porto Alegre vai acabar com a cobrança de segunda tarifa a partir de junho. Conforme a diretora de transportes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Maria da Graça Silveira, linhas alimentadoras, como as já existentes no bairro Vila Nova, estão em estudo. "O usuário poderá se deslocar com mais rapidez e maior número de opções dentro do bairro", explicou.

Nos horários de pico, pela manhã e no final da tarde, o índice de ocupação dos ônibus que atendem à zona Sul ultrapassa 90%. Maria da Graça aponta o crescimento econômico da região como responsável. "Esta área da cidade tem observado um crescimento expressivo da frota de automóveis, enquanto o número de opções de vias permanece o mesmo. Além disso, algumas das viagens chegam a ultrapassar uma hora, pela longa extensão das linhas. O trânsito intenso impede que os ônibus consigam manter o espaçamento adequado. Muitos veículos conseguem fazer apenas uma viagem no horário de pico", observou a diretora.

Por enquanto, o aumento da frota está descartado. Segundo a diretora de transportes da EPTC, nas linhas que atendem os extremos são colocados mais ônibus articulados, que têm o dobro da capacidade. "A frota é responsável por 45% do preço da tarifa. Colocar mais ônibus nas ruas só seria possível com o crescimento do número de passageiros, o que não ocorre atualmente", disse.

De acordo com o último censo do IBGE, a zona Sul de Porto Alegre concentra alguns dos bairros com maior crescimento demográfico da cidade. Entre eles, o Nonoai e a Restinga - este, o maior da região. Conforme a Secretaria Municipal do Planejamento (SPM), a expansão da região se confirma com a construção de mais de 500 condomínios e a aprovação de 35 loteamentos nos últimos dez anos.

Fonte: Marcos Koboldt / Correio do Povo

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960