Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Ribeirão Preto, Transurb quer fim de estacionamento em vias principais

domingo, 27 de março de 2011

Um mapeamento feito pela Transurb (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Ribeirão Preto) aponta que a proibição de estacionamento de carros em pelo menos cinco ruas do Centro abriria espaço para um corredor de ônibus ou mesmo para que o tráfego fluísse melhor em horários de pico. O presidente da Transurb, Roque Felício, diz que um ofício com a sugestão foi enviado há 15 dias para a Transerp.

"Ainda não tivemos um retorno sobre o caso. Não basta apenas investimento por parte das empresas para tornar o transporte público mais atrativo. É preciso também contrapartida da Transerp com projetos viáveis para adequar toda a malha viária."

A restrição é recomendada para as ruas Américo Brasiliense, Barão do Amazonas, Visconde de Inhaúma, Cerqueira César e para a avenida Nove de Julho. É nessas principais vias que, além do fluxo intenso de carros e de ônibus, o estacionamento em um dos lados contribui para o atraso dos itinerários em até meia hora.

Felício afirma que o estacionamento de carros no canteiro central da avenida Nove de Julho deve ser proibido com urgência e seria um pontapé inicial na implantação de faixa exclusiva para os ônibus.

Com a existência do estacionamento na avenida hoje, carros e coletivos dividem apenas duas faixas livres para passagem. O motorista da Transcop Aparecido Augusto Vieira, de 59 anos, afirma que, com o estacionamento na avenida Nove de Julho, leva mais de 15 minutos para percorrer quatro quarteirões em horários de pico.

Agressão
Já o vice-presidente do Sindicato dos Motoristas de Ônibus, Alcides Lopes de Souza Filho, aprova a sugestão da Transurb e afirma que muitos motoristas são agredidos pelos passageiros que ficam irritados com o atraso dos ônibus.
"Como o motorista é o primeiro a encontrar o usuário, recebe todos os tipos de xingamentos", afirma. O sindicalista diz que os corredores específicos reduziriam os atrasos.

Transerp
Por meio de nota, a Transerp informou que as sugestões estão em análise da empresa de consultoria contratada para elaborar um projeto que vai nortear a nova licitação para o transporte público, em junho. O caso também é debatido pelo órgão para o desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana, que prevê melhorias na malha viária de Ribeirão nos próximos dez anos.
A Transerp havia recebido, em audiências públicas em janeiro, as mesmas sugestões.



0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960