Um mapeamento feito pela Transurb (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Ribeirão Preto) aponta que a proibição de estacionamento de carros em pelo menos cinco ruas do Centro abriria espaço para um corredor de ônibus ou mesmo para que o tráfego fluísse melhor em horários de pico. O presidente da Transurb, Roque Felício, diz que um ofício com a sugestão foi enviado há 15 dias para a Transerp.
"Ainda não tivemos um retorno sobre o caso. Não basta apenas investimento por parte das empresas para tornar o transporte público mais atrativo. É preciso também contrapartida da Transerp com projetos viáveis para adequar toda a malha viária."
A restrição é recomendada para as ruas Américo Brasiliense, Barão do Amazonas, Visconde de Inhaúma, Cerqueira César e para a avenida Nove de Julho. É nessas principais vias que, além do fluxo intenso de carros e de ônibus, o estacionamento em um dos lados contribui para o atraso dos itinerários em até meia hora.
Felício afirma que o estacionamento de carros no canteiro central da avenida Nove de Julho deve ser proibido com urgência e seria um pontapé inicial na implantação de faixa exclusiva para os ônibus.
Com a existência do estacionamento na avenida hoje, carros e coletivos dividem apenas duas faixas livres para passagem. O motorista da Transcop Aparecido Augusto Vieira, de 59 anos, afirma que, com o estacionamento na avenida Nove de Julho, leva mais de 15 minutos para percorrer quatro quarteirões em horários de pico.
Agressão
Já o vice-presidente do Sindicato dos Motoristas de Ônibus, Alcides Lopes de Souza Filho, aprova a sugestão da Transurb e afirma que muitos motoristas são agredidos pelos passageiros que ficam irritados com o atraso dos ônibus.
"Como o motorista é o primeiro a encontrar o usuário, recebe todos os tipos de xingamentos", afirma. O sindicalista diz que os corredores específicos reduziriam os atrasos.
"Como o motorista é o primeiro a encontrar o usuário, recebe todos os tipos de xingamentos", afirma. O sindicalista diz que os corredores específicos reduziriam os atrasos.
Transerp
Por meio de nota, a Transerp informou que as sugestões estão em análise da empresa de consultoria contratada para elaborar um projeto que vai nortear a nova licitação para o transporte público, em junho. O caso também é debatido pelo órgão para o desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana, que prevê melhorias na malha viária de Ribeirão nos próximos dez anos.
A Transerp havia recebido, em audiências públicas em janeiro, as mesmas sugestões.
Fonte: Jornal A Cidade
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