Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Metrô de Sobral: Cid assina ordem de serviço nesta sexta-feira

sexta-feira, 4 de março de 2011

O governador Cid Gomes assina nesta sexta-feira, 4, às 19 horas, a ordem de serviço para a execução das obras civis de implantação do projeto metroferroviário da cidade de Sobral, na Região Norte do Estado. O Metrô de Sobral terá cerca de 12 quilômetros de extensão dentro do perímetro urbano do município e será operado com veículos leves sobre trilhos (VLTs). A solenidade será na praça entre o bairro Sinhá Saboia e Cohab I.

A construção do Metrô de Sobral será executada pela empresa Engexata Engenharia Ltda, vencedora da concorrência pública. O valor do investimento é R$ 38,7 milhões. A empresa tem 18 meses para execução das obras civis, a partir da data de assinatura da ordem de serviço. O sistema a ser implantado terá dois ramais.

O primeiro tem extensão de 6,4 quilômetros e já funciona para o transporte de cargas. O trecho será remodelado para a utilização também para o transporte de passageiros. Serão construídas seis estações: Sinhá Saboia-Cohab II, Dom Expedito, Boulevard do Arco, Coração de Jesus, Dom José e Sumaré.

O segundo ramal tem extensão de 5,7 quilômetros que serão construídos ligando o Polo Industrial da Grendene, localizado à margem da avenida onde existia o antigo ramal ferroviário de Camocim, no bairro da Expectativa, ao bairro Cohab III, passando pelos bairros do Junco e Terrenos Novos. Serão construídas cinco estações: Grendene, Junco, José Euclides, Alto da Brasília e Cohab III.

READ MORE - Metrô de Sobral: Cid assina ordem de serviço nesta sexta-feira

Rio Grande do Sul: Várias cidades da região dão o exemplo com suas ciclovias

São Leopoldo - Com o atropelamento do grupo de ciclistas na capital, na última sexta, muito se falou na situação das ciclovias na região que, de modo geral, são exemplos de investimentos. Em São Leopoldo, além das duas ciclovias já existentes – nas Avenidas Mauá e Imperatriz – há projetos de mais três, conforme o assessor de Mobilidade Urbana do Município, Jiovane Veiga Pinto. Capela de Santana também projeta a sua ciclovia – está à espera da verba – e Esteio pretende criar mais que uma. Já em Sapucaia do Sul, quem precisa transitar de bicicleta pela Estrada do Horto pode contar com a ciclovia que foi inaugurada em 1999.

Conforme o diretor de Fiscalização de Trânsito de São Leopoldo, Humberto Rodrigues, a fiscalização de trânsito incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte. "O ciclista deve utilizar a via como um veículo, respeitando as regras de trânsito, entre elas trafegar pelo lado direito da via, respeitar a sinalização, não andar na contramão e nem no meio dos carros’’, ressaltou Rodrigues, lembrando que em relação aos carros, a preferência é sempre da bicicleta, pois esta é de menor porte.

Meio de transporte

O guarda municipal Antoninho Anderle circula pelas ruas diariamente e concorda que a bicicleta deve ser reconhecida como um meio de transporte, mas também que os ciclistas utilizem, sempre que possível, as ciclovias da cidade – nas Avenidas Mauá e Imperatriz.

"O ideal seria todas as ruas contarem com ciclovias, porém muitas delas são estreitas, o que dificultaria a obra. Mesmo assim, pedimos para que o ciclista, não contando com a opção da ciclovia, use a via pública e não as calçadas, pois os pedestres reclamam quando o passeio público é utilizado pelos mesmos’’, explica Anderle.

Sapiranga
A terra das bicicletas


Segundo a assessoria da prefeitura, a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Sapiranga está tratando dos últimos detalhes do projeto que prevê a ampliação dos oito quilômetros de ciclovia existente na Avenida 20 de Setembro. A via para bicicletas se tornou imprescindível para a cidade que conta com aproximadamente 40 mil veículos deste tipo. O fluxo é intenso principalmente no início da manhã e final de tarde, nas proximidades das indústrias. Além de Sapiranga, Novo Hamburgo, Rolante, Igrejinha e Três Coroas também possuem muitos ciclistas e já se preocupam em ter ciclovias seguras.

CAMPO BOM
18 km de ciclovias


Em 1977, Campo Bom se tornou a primeira cidade da América Latina a ter uma ciclovia. Atualmente, são 18 quilômetros divididos em oito trechos, sendo um na área central e outros sete nos bairros. Entretanto, a extensão poderá chegar ao dobro por causa do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, concluído no ano passado e que traça diretrizes de mobilidade para a cidade. Desde 2009, a ciclovia vem recebendo uma série de investimentos. Além da iluminação que está quase concluída, foram plantadas cerca de mil mudas de árvores em seu trecho e o anel central foi totalmente revitalizado.

Mais três previstas para São Leopoldo

São Leopoldo conta hoje com duas ciclovias, uma na Avenida Mauá, entre as estações de trem Unisinos e São Leopoldo, criada em 2000, e outra situada em toda a extensão da Avenida Imperatriz, nos dois sentidos da via, criada em 1998. Para as próximas três já há definições. "Temos definida a extensão da ciclovia da Avenida Mauá até a nova linha do trem, em Novo Hamburgo. A entrega da obra certamente será em dezembro, data prevista para a conclusão das obras do trem. Nossa intenção ainda é fazer uma ciclovia que ligue a Avenida Unisinos com a estação Unisinos e outra que ligue a ciclovia do Horto Florestal com a Avenida João Corrêa, porém, são investimentos altos e ainda estamos planejando.’’

Como manter

Conforme Jiovane Veiga Pinto, as manutenções das ciclovias ocorrem com frequência. "Na Avenida Imperatriz a manutenção é diária, pois temos constantes casos de vândalos que quebram as placas e carros que invadem a via e acabam quebrando os tachões responsáveis por limitar o espaço. Outros reparos, como pintura e sinalização, ocorrem periodicamente, e também são feitos na ciclovia da Avenida Mauá’’, confirmou o assessor, incentivando o uso das ciclovias.

Motoristas apoiam os investimentos

Para o metroviário Henrique Braga Maciel, 52, o ideal seria construir mais ciclovias. "Os ciclistas deveriam utilizar sempre a ciclovia para trafegar e não a via pública, pois acaba ficando perigoso para o ciclista e para o motorista que já precisa de muita atenção no trânsito. Outra questão que me chama a atenção é que os ciclistas andam na contramão por uma questão de segurança, mas é justamente o contrário. Esses dias quase atropelei um ciclista, pois ele vinha em via pública, à noite e sem sinalização’’, revelou Maciel.

O motorista Luiz Carlos Alves de Oliveira também pensa que o trânsito é perigoso para os ciclistas. "Eles têm o mesmo direito que nós, motoristas. Na verdade, acho que é muito perigoso para eles trafegarem em via pública, pois a maior parte dos motoristas não os respeita, por isso defendo o uso e investimento nas ciclovias’’, disse o motorista.

Ciclistas garantem que se sentem mais seguros

Aqueles que dependem da bicicleta como meio de transporte gostariam que as cidades tivessem mais ciclovias. O catador Carlos Henrique da Silva Flores, 53, de São Leopoldo, diz que teria mais segurança se pudesse transitar somente na ciclovia. Ele, que precisa passar por ruas sem o espaço próprio para os ciclistas, conta que sofre com a falta de paciência dos motoristas no trânsito. "Tenho que dividir a via com os carros, isso é fato. Porém, muitos não respeitam’’, ressaltou Flores. O operador de máquinas, Joceli de Melo, 41 anos, garante que, sempre que pode, procura andar pela ciclovia. "Moro no bairro Rio dos Sinos e sofro com esse trânsito caótico. Ninguém respeita. Por isso quando chego no Centro uso somente a ciclovia para trafegar, pois é muito mais seguro’’, revela Melo.  * Colaborou Denise Morato



READ MORE - Rio Grande do Sul: Várias cidades da região dão o exemplo com suas ciclovias

Linhas de ônibus que terão reforço para os dias de folia em Vitória

A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) preparou uma programação especial para os usuários do sistema de transporte coletivo municipal.
As linhas que circulam nas proximidades dos eventos realizados pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) terão viagens extras durante o dia e vão atender às praias.
Ao todo, serão 62 viagens a mais neste sábado (05) e, 69, neste domingo (06), na segunda-feira (07) e na terça-feira (08).
Entre este sábado (05) e terça-feira (08), as linhas 071, 072, 163, 121, e 241 também terão seus horários reforçados e estendidos entre 22h15 e 23h30.
Na segunda (07) e na terça-feira (08), as demais linhas funcionarão com a programação de domingo/feriado.
Na quarta-feira (09), o sistema operará pelo quadro de horários de sábado, com exceção das linhas 010, 074, 112, 121, 122, 124, 161, 171, 173, 203, 211, 310, 331, 332 e 333, que funcionarão com programação de dia útil.

Veja as linhas que terão reforço no Carnaval

031 - São Benedito/Curva da Jurema
073N - Maruípe/Jucutuqüara - via Beira-Mar
073S - Maruípe/Bairro da Penha - via Beira-Mar
074 - São Cristóvão/Circular - via Bairro da Penha
103 - Caratoíra/Curva da Jurema
111 - Tubarão/Rodoviária
201 - Praia de Santa Helena/Bela Vista
211 - Santo André/Jardim Camburi
212 - Mário Cyprestes/Aeroporto via Beira Mar
213 - Grande Vitória/Mata da Praia
331 - Ilha das Caieiras/Curva da Jurema

Fonte: Prefeitura de Vitória

READ MORE - Linhas de ônibus que terão reforço para os dias de folia em Vitória

Metrô de SP é o maior alvo de críticas em encontro sobre mobilidade urbana

 O seminário sobre mobilidade realizado pela Rede Nossa São Paulo na manhã desta terça-feira (1º) pretendia ser uma discussão sobre soluções inovadoras sobre transporte público sustentável. Em poucos minutos a proposta inicial deu lugar à discussão de velhos problemas atribuídos ao transporte público sobre trilhos na capital paulista e Região Metropolitana de São Paulo. No estado, as linhas de metrô são responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo (metrô) e as de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

As críticas giraram em torno da falta de planejamento e de capacidade de realização do poder público estadual em relação a melhorias e expansão de linhas de metrô e trem. “A gente não tem uma malha ferroviária, tem uma rede para transportar café para Santos”, provoca Marcos Kiyoto, arquiteto especialista em transportes de alta capacidade.

Ele lembra o planejamento da linha 4 do metrô (Amarela) que estava prevista inicialmente para ter a primeira fase entregue em 2008 e a segunda em 2010. Mas, de acordo com o novo Secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes, deve começar a funcionar em 2014. Até maio de 2010 somente duas estações foram inauguradas e até março de 2011 funcionam em tempo parcial.

“Os planos mudam mais rápido do que a linha é construída”, brinca Kiyoto. “Há descontinuidade. Faltam prioridades”, critica. O especialista avalia que o metrô cresce em um “ritmo lento”. Em média, o serviço em São Paulo aumenta 2,6 km por ano, número muito abaixo do crescimento necessário, aponta. “A cidade tem 69 km de metrô. Estamos absurdamente abaixo da cidade do México com 200 km”, compara.

Kiyoto chama atenção para a importância de estruturar as linhas do metrô com mais intersecções. Alongar as linhas não resolve o problema de sobrecarga porque não há nós para desembarque.

Manuel Xavier, presidente da Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro), aproveitou a presença, na mesa debatedora do encontro, de executivos do metrô e da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos. Ele questionou a dificuldade do estado em planejar e executar obras, apesar de dispor das melhores informações e de excelente corpo técnico.  “O planejamento estadual é ineficiente. Entre planejamento e construção serão 12 anos para a finalização de uma etapa da linha 4”, indica. 

Segundo ele, a obra estourou prazos e orçamento. “A promessa de custo fechado, chamado de turn key, resultou num custo maior. O estado vai colocar mais R$ 500 milhões”, adverte.

Ailton Brasiliense  Pires, assessor de planejamento  da CPTM e presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), criticou a falta de política de uso do solo na capital paulista. “Deixaram as coisas acontecerem de acordo com os interesses da construção civil. Agora alguém tem de pagar pelo problema”, destaca.

Ele pleiteia um plano de adensamento para a região metropolitana a fim de planejar habitações de acordo com a oferta de transportes de alta capacidade. “A linha Leste-Oeste, que parte da estação Corinthians Itaquera, sai com 60 mil. Ao chegar no Brás tem 80 mil”, descreve.  “Dez pessoas por metro quadrado, como no metrô, seria bom se eu pudesse escolher as outras nove”, ironiza.

Para ele, “há muitos prefeitos e governadores, mas poucos estadistas”. O que justificaria a descontinuidade de ações e mudanças constantes de planos. Mas o pior, segundo Pires, é a ideia de que transporte público é uma questão de mercado. “Lucro máximo tem a ver com investimento mínimo”, destaca. “O metrô deveria ser um projeto de cidadania”, dispara.

Defesa

Epaminondas Duarte Junior, assistente da diretoria de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos, representante do metrô no encontro, defendeu as ações da empresa. “Planejamento é planejar sempre. A cidade muda, por isso a necessidade de sempre estar planejando”, indicou. “O metrô faz isso muito bem”, rebateu.

O representante do metrô explicou que a população que mora na periferia cresceu, mas a densidade de emprego continua preponderante no centro da capital paulista. Fato que leva grande contingente, continuamente, a uma mesma área da cidade. Duarte também justificou problemas no metrô devido à troca de sinalização de todo o sistema. “A sinalização é da década de 1960”, informa. “Teremos o que há de mais moderno em termos de sinalização”, aponta.

Na mesma linha, o assessor da presidência do metrô, Marcos Kassab, garantiu que a única falha da empresa é “fazer muito planejamento, mas informar pouco sobre o que faz”. O representante do secretário Estadual de Transportes Metropolitanos afirmou que o sistema sobre trilhos não cresce por falta de recursos. Para melhorar a situação, ele sugere corte nos impostos de implantação de transporte público.

Monotrilho

A expansão do metrô por monotrilho, defendida pelo governo do estado em pelo menos duas linhas de metrô causou uma série de críticas de parte da mesa debatedora e da plateia.

Para Kiyoto, a alternativa não é boa para a capital paulista por ter capacidade média de transporte de passageiros, quando a cidade precisa de alternativas de alta capacidade. “O monotrilho sobrecarrega o transporte, não cria rede”.

Xavier da Fenametro disse estranhar o fato do monotrilho estar em desuso no mundo, mas estar listado para importantes obras de transporte coletivo no estado de São Paulo.

Moradores da Cidade Tiradentes, zona leste da capital paulista, uma das regiões que deve receber o modal de transporte,  questionaram a segurança e a viabilidade do modal. “Não atende a demanda da população”, esclarece Vieira, liderança da região.

Na defesa do projeto, Duarte avalia que o monotrilho terá a mesma qualidade de serviços do metrô, mantendo a confiabilidade e regularidade. Ele garante que um monotrilho poderá transportar 40 mil pessoas por sentido por hora. Kassab ponderou que seriam 48 mil pessoas.

Autoridade metropolitana

A ideia de uma autoridade metropolitana, uma espécie de prefeito da região metropolitana de São Paulo, foi bem aceita pelos especialistas presentes no encontro sobre mobilidade. Entretanto, é preciso que a entidade funcione e não seja apenas figurativa, ressaltou Xavier, presidente da Fenametro.

Kassab identifica que não há mais limites entre municípios. “Não há barreiras visuais entre municípios”, menciona. “Metrópole funciona como unidade”, pressupõe o assessor da Presidência do metrô.

Pires da ANTP defende uma autoridade que realize o planejamento integrado dos 39 municípios que compõem a região. A Região Metropolitana de São Paulo concentra 10% da população brasileira e 50% do estado.



READ MORE - Metrô de SP é o maior alvo de críticas em encontro sobre mobilidade urbana

VLT chega em abril no município de Arapiraca

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) - o primeiro metrô de superfície de Arapiraca- vai desembarcar na cidade no próximo mês de abril.
O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (2) pelo gerente de Contratos da empresa Bom Sinal, Francisco Sávio Araújo, durante encontro mantido com o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) no Centro Administrativo Municipal.
O diretor da empresa Bom Sinal, que é representante de indústria multinacional especializada na fabricação do VLT, revelou que a previsão de chegada do primeiro vagão está prevista para o fim do mês de abril.
A cidade vai operar o sistema nos trilhos da linha ferroviária que corta toda a cidade. O metrô de superfície de Arapiraca terá um percurso de cerca de oito quilômetros e será movido a óleo diesel, com velocidade máxima até 80 km/h.

Francisco Sávio adiantou que o VLT de Arapiraca tem o mesmo padrão de qualidade do que está sendo implantado na cidade do Recife.

Os vagões serão dotados de ar-condicionado e com capacidade para acomodar 360 passageiros sentados. A prefeitura já assegurou recursos para aquisição dos três vagões e nesta quinta-feira (3) o prefeito Luciano Barbosa vai assinar decreto para o lançamento do projeto e da licitação para a implantação das três estações iniciais.

A ideia do projeto é criar estações passando pelos bairros João Paulo II, Primavera, área central, Eldorado, Brasiliana e campus da Ufal.

Com a chegada do primeiro vagão, a empresa realizará os primeiros testes de sinalização, uso de rampas, curvas, etc.
No contrato ainda está previsto treinamento de uso e direção com a equipe de engenheiros da empresa, durante o funcionamento do metrô pelo prazo de 15 meses, como garantia prevista no documento.

READ MORE - VLT chega em abril no município de Arapiraca

Rio de Janeiro: Transporte coletivo: melhor opção para chegar amanhã ao Centro

quinta-feira, 3 de março de 2011

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e a CET-Rio recomendam ao carioca que procure deixar o carro na garagem e faça a opção pelo transporte coletivo - ônibus, metrô, trens e barcas - ou mesmo o táxi para chegar, amanhã, sexta- feira, na área central da cidade. Nesta sexta-feira, último dia útil que precede o Carnaval, o Centro sofrerá o impacto da abertura oficial do evento, com o desfile das escolas mirins na Passarela Professor Darcy Ribeiro ( Sambódromo). Serão dezenas de interdições de trechos de vias, como a Avenida Presidente Vargas, Rua Marquês de Sapucaí, alças de acesso à Avenida 31 de Março e as ligações que envolvem a Avenida Salvador de Sá, Rua Frei Caneca, entre outros trechos importantes.

Além disso, esse quadro será inflado pelos motoristas que vão deixar o Rio, a partir de amanhã, trafegando por eixos viários de grande porte que cruzam o Centro. A concessionária Ponte S/A estima que, de hoje até sábado, cerca de 300 mil veículos passarão pela ponte em direção à Niterói e Região dos Lagos.

Diante desse cenário, ampliado ainda pela presença de blocos carnavalescos que ocuparão ruas da região, a Secretaria indica o ônibus como uma das alternativas mais viáveis para chegar ao Centro. Hoje, um terço das 900 linhas do sistema municipal de transporte coletivo, passa pelo Centro da cidade, principalmente pelas avenidas Presidente Vargas, Rio Branco e Rua do Riachuelo.

- Antes de sair de casa, é recomendável fazer o planejamento do melhor trajeto para chegar ao seu destino e evitar, ao máximo, a utilização de automóvel particular. A melhor opção para quem vai trabalhar nesta sexta-feira e também para os foliões é usar os transportes públicos (metrô, trem, ônibus, táxis e transporte complementar regulamentado) - recomendou Alexandre Sansão, secretário municipal de Transportes.

Quem for de carro deverá estar atento e estacionar seus veículos apenas nos locais permitidos e exigir o tíquete ao operador de estacionamento. A SMTR alerta aos portadores dos cartões de “trânsito livre” que eles não dão direito a estacionamento. Apenas permitem acesso a áreas bloqueadas. Os motoristas que moram nas proximidades do Sambódromo deverão portar comprovante de residência (conta de luz, gás, telefone) para que possam transitar pelos bloqueios sem qualquer inconveniente.

As interdições programadas pela CET-Rio começam no primeiro minuto desta sexta-feira, dia 4, com o fechamento da Marquês de Sapucai até término do desfile das escolas de samba mirins e limpeza das pistas. A partir das 13h, e até o final do desfile, a Avenida Presidente Vargas estará interditada junto às edificações, sentido Candelária, entre o acesso à pista central, após a ruas Carmo Neto e Santana.

Outra interdição importante, às 13h30, será a da Rua Benedito Hipólito, trecho entre a Carmo Neto e o Sambódromo. A partir das 16h30m, trechos da Av. Salvador de Sá, Frei Caneca, entre outras, estarão interditadas ao tráfego.

Veja algumas recomendações para fugir das interdições:

Veículos que vem da Praça da Praça da Banderia ou da Tijuca com destino ao Centro pela Rua Afonso Cavalcanti, devem seguir pela Rua Carmo Neto, Rua Heitor Carilho, Rua Frei Caneca, Túnel Martim de Sá de Avenida Henrique Valadares.

Quem vem do Centro com destino à Tijuca pela Rua Visconde do Rio Branco, deve seguir pela Praça da República e Av. Presidente Vargas. Os que vierem da Av. Mem de Sá com destino à Tijuca devem seguir pela Rua de Santana e Av. Presidente Vargas.

Quem vem da Zona Sul pelo Túnel Rebouças pode acessar o Centro pela Rua Afonso Cavalcanti ou seguir direto até a Praça da Bandeira.


Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

READ MORE - Rio de Janeiro: Transporte coletivo: melhor opção para chegar amanhã ao Centro

São Paulo terá esquema especial de transportes neste carnaval

O transporte coletivo na cidade de São Paulo terá esquema especial durante os dias de carnaval, de acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos. O Metrô inicia amanhã operação para atender os usuários que vão deixar a capital paulista pelos terminais rodoviários do Tietê, Jabaquara e Barra Funda. A companhia vai reforçar a oferta de viagens no período da noite nas Linhas 1 - Azul (Jabaquara - Tucuruvi) e 3 - Vermelha (Corinthians/Itaquera - Palmeiras/Barra Funda). Para a Linha 1 foram programadas dez viagens a mais, e para a Linha 3 o acréscimo será de oito viagens.



No sábado e no domingo, a oferta de viagens será igual a de um final de semana típico. Já na segunda-feira, a frota de trens em circulação será igual à oferta de um sábado. Na terça-feira, o número de composições em operação será semelhante ao que é ofertado aos domingos.


Na quarta-feira, para atender os usuários que retornam à cidade, o início da operação nas Linhas 1 e 3 será antecipado para as 4 horas. Na Linha 2 - Verde (Vila Prudente - Vila Madalena), com exceção das estações Vila Prudente e Tamanduateí, que operam das 8 horas às 17 horas, todas as demais estações iniciam a operação às 4h30.


Na Linha 5 - Lilás (Capão Redondo - Largo Treze), a operação das estações terá início no horário habitual, às 4h40. Foram programadas para esse dia, com a antecipação do serviço, 28 viagens a mais para os usuários da Linha 1 e 16 viagens extras para os passageiros da Linha 3.


CPTM


Durante o carnaval, a circulação de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) será feita normalmente no sábado e domingo, nos horários habituais para esses dias. Na segunda-feira, quando geralmente é registrada queda na demanda de usuários, os trens circularão com horários de sábado e, na terça-feira - feriado de Carnaval -, a circulação de trens será equivalente a de um domingo.

Já na quarta-feira, os trens irão circular normalmente com os mesmos horários de um dia útil. Devido à queda habitual na demanda nos feriados, a empresa também realizará manutenções programadas em alguns trechos de suas linhas, do sábado à terça-feira.


EMTU


Para facilitar a ida dos foliões ao sambódromo, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) colocou à disposição duas linhas gratuitas de micro-ônibus ligando as estações do Metrô e da CPTM ao local do evento. Serão 35 veículos da Reserva Técnica Operacional saindo da estação Portuguesa/Tietê (Metrô) e outros 15 da estação Palmeiras - Barra Funda (Metrô/CPTM).


Para utilizar o serviço, os usuários devem retirar as senhas distribuídas pelos agentes da CPTM e do Metrô que estarão nas linhas de bloqueio, antes da saída das estações. O passe dará direito ao embarque no micro-ônibus na ida e na volta. Assim, é importante guardá-lo para apresentar ao agente na volta para casa.


Amanhã e no sábado, na ida para o sambódromo, a linha especial funcionará das 17 horas à 1 hora da manhã. Na volta, a partir da manhã de sábado e de domingo, a operação será das 5 horas às 9 horas. Esse mesmo esquema se repetirá para os desfiles do Grupo de Acesso, no domingo, da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP), na segunda-feira, e ainda para o Desfile das Campeãs, no dia 11, sexta-feira.


Na Estação Portuguesa/Tietê, o embarque da Ponte Orca do Carnaval será na Rua Marechal Odilio Denys e o desembarque, no Anhembi, será no Portão 1 (entrada do Pavilhão de Exposição). Na Estação Palmeiras/Barra Funda, os passageiros vão embarcar no Terminal Turístico Norte (Plataforma 8), dentro da área do Metrô.


Alteração


Haverá alteração no número de viagens da frota de ônibus metropolitanos da Grande São Paulo durante o carnaval. No sábado e domingo, o número de viagens seguirá a redução normal dos demais fins de semana. Na segunda-feira, a operação será semelhante aos sábados e, na terça-feira, a redução será equivalente a dos domingos e feriados. Na quarta-feira, haverá reforço das viagens das 10 horas às 12 horas, visando a atender o horário de entrada dos trabalhadores nas empresas.


As linhas que circulam no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara) vão cumprir programação horária diferenciada, adequadas ao comportamento da demanda. Informações detalhadas podem ser obtidas pelo telefone 0800 724 05 55 (Ouvidoria da EMTU/SP), que funciona de segunda a sexta-feira, inclusive feriados, das 7 horas às 19 horas.


Os serviços da Ponte Orca que ligam a Estação Vila Madalena (Metrô) à Cidade Universitária (CPTM) e as estações Tamanduateí (CPTM) e Sacomã (Metrô) funcionarão normalmente na segunda-feira e não vão operar na terça-feira. Na quarta-feira, o horário será normal nas duas operações gerenciadas e fiscalizadas pela EMTU/SP: das 6 horas às 22h30 no trecho Vila Madalena - Cidade Universitária; das 4h40 às 8h30 e das 17h30 às 21 horas no trecho Sacomã - Tamanduateí.


 
Fonte: Estadão

READ MORE - São Paulo terá esquema especial de transportes neste carnaval

Siemens atualiza trens em São Paulo e Recife

A Siemens trabalha na modernização de 25 trens da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo, junto com a Alstom, e de 10 trens da Série 4400 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Além disso, a empresa - um dos maiores conglomerados em negócios diversos - viu que era hora de investir em modernização de 25 trens do Metrô de Recife (PE), e realizou obras nesse sentido que, ao todo, envolveu 100 carros totalmente reformados.

Segundo a empresa, o serviço contou com a instalação de sistema de ar-condicionado, novo interior e pintura externa. Também foram feitos os serviços de revisão dos equipamentos e reforços estruturais, que possibilitaram a instalação do ar-condicionado.

Forte no ramo de transporte ferroviário, e uma das empresas que pode se interessar inclusive pelo Trem de Alta Velocidade (TAV) no futuro, a Simens tem entre os trabalhos desenvolvidos a manutenção do Metrô de Brasília, a sinalização das linhas de Metrô do Rio de Janeiro e o fornecimento de soluções ao Metrô paulista e a CPTM, em material rodante, sinalização e eletrificação.

Participantes da disputa pelo Prêmio Revista Ferroviária 2011, a empresa é forte competidora e concorre com a CAF e a Alstom na categoria Melhor Indústria de Equipamentos de Passageiros. Sobre a indicação ao Prêmio da Revista, Paulo Alvarenga, diretor da Siemens Mobility diz: "Estamos honrados em participar deste importante reconhecimento no setor ferroviário, prova do compromisso da Siemens com o setor metroferroviário".

Fonte: DCI

READ MORE - Siemens atualiza trens em São Paulo e Recife

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960