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Rio de Janeiro: Transporte coletivo: melhor opção para chegar amanhã ao Centro

quinta-feira, 3 de março de 2011

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e a CET-Rio recomendam ao carioca que procure deixar o carro na garagem e faça a opção pelo transporte coletivo - ônibus, metrô, trens e barcas - ou mesmo o táxi para chegar, amanhã, sexta- feira, na área central da cidade. Nesta sexta-feira, último dia útil que precede o Carnaval, o Centro sofrerá o impacto da abertura oficial do evento, com o desfile das escolas mirins na Passarela Professor Darcy Ribeiro ( Sambódromo). Serão dezenas de interdições de trechos de vias, como a Avenida Presidente Vargas, Rua Marquês de Sapucaí, alças de acesso à Avenida 31 de Março e as ligações que envolvem a Avenida Salvador de Sá, Rua Frei Caneca, entre outros trechos importantes.

Além disso, esse quadro será inflado pelos motoristas que vão deixar o Rio, a partir de amanhã, trafegando por eixos viários de grande porte que cruzam o Centro. A concessionária Ponte S/A estima que, de hoje até sábado, cerca de 300 mil veículos passarão pela ponte em direção à Niterói e Região dos Lagos.

Diante desse cenário, ampliado ainda pela presença de blocos carnavalescos que ocuparão ruas da região, a Secretaria indica o ônibus como uma das alternativas mais viáveis para chegar ao Centro. Hoje, um terço das 900 linhas do sistema municipal de transporte coletivo, passa pelo Centro da cidade, principalmente pelas avenidas Presidente Vargas, Rio Branco e Rua do Riachuelo.

- Antes de sair de casa, é recomendável fazer o planejamento do melhor trajeto para chegar ao seu destino e evitar, ao máximo, a utilização de automóvel particular. A melhor opção para quem vai trabalhar nesta sexta-feira e também para os foliões é usar os transportes públicos (metrô, trem, ônibus, táxis e transporte complementar regulamentado) - recomendou Alexandre Sansão, secretário municipal de Transportes.

Quem for de carro deverá estar atento e estacionar seus veículos apenas nos locais permitidos e exigir o tíquete ao operador de estacionamento. A SMTR alerta aos portadores dos cartões de “trânsito livre” que eles não dão direito a estacionamento. Apenas permitem acesso a áreas bloqueadas. Os motoristas que moram nas proximidades do Sambódromo deverão portar comprovante de residência (conta de luz, gás, telefone) para que possam transitar pelos bloqueios sem qualquer inconveniente.

As interdições programadas pela CET-Rio começam no primeiro minuto desta sexta-feira, dia 4, com o fechamento da Marquês de Sapucai até término do desfile das escolas de samba mirins e limpeza das pistas. A partir das 13h, e até o final do desfile, a Avenida Presidente Vargas estará interditada junto às edificações, sentido Candelária, entre o acesso à pista central, após a ruas Carmo Neto e Santana.

Outra interdição importante, às 13h30, será a da Rua Benedito Hipólito, trecho entre a Carmo Neto e o Sambódromo. A partir das 16h30m, trechos da Av. Salvador de Sá, Frei Caneca, entre outras, estarão interditadas ao tráfego.

Veja algumas recomendações para fugir das interdições:

Veículos que vem da Praça da Praça da Banderia ou da Tijuca com destino ao Centro pela Rua Afonso Cavalcanti, devem seguir pela Rua Carmo Neto, Rua Heitor Carilho, Rua Frei Caneca, Túnel Martim de Sá de Avenida Henrique Valadares.

Quem vem do Centro com destino à Tijuca pela Rua Visconde do Rio Branco, deve seguir pela Praça da República e Av. Presidente Vargas. Os que vierem da Av. Mem de Sá com destino à Tijuca devem seguir pela Rua de Santana e Av. Presidente Vargas.

Quem vem da Zona Sul pelo Túnel Rebouças pode acessar o Centro pela Rua Afonso Cavalcanti ou seguir direto até a Praça da Bandeira.


Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

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São Paulo terá esquema especial de transportes neste carnaval

O transporte coletivo na cidade de São Paulo terá esquema especial durante os dias de carnaval, de acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos. O Metrô inicia amanhã operação para atender os usuários que vão deixar a capital paulista pelos terminais rodoviários do Tietê, Jabaquara e Barra Funda. A companhia vai reforçar a oferta de viagens no período da noite nas Linhas 1 - Azul (Jabaquara - Tucuruvi) e 3 - Vermelha (Corinthians/Itaquera - Palmeiras/Barra Funda). Para a Linha 1 foram programadas dez viagens a mais, e para a Linha 3 o acréscimo será de oito viagens.



No sábado e no domingo, a oferta de viagens será igual a de um final de semana típico. Já na segunda-feira, a frota de trens em circulação será igual à oferta de um sábado. Na terça-feira, o número de composições em operação será semelhante ao que é ofertado aos domingos.


Na quarta-feira, para atender os usuários que retornam à cidade, o início da operação nas Linhas 1 e 3 será antecipado para as 4 horas. Na Linha 2 - Verde (Vila Prudente - Vila Madalena), com exceção das estações Vila Prudente e Tamanduateí, que operam das 8 horas às 17 horas, todas as demais estações iniciam a operação às 4h30.


Na Linha 5 - Lilás (Capão Redondo - Largo Treze), a operação das estações terá início no horário habitual, às 4h40. Foram programadas para esse dia, com a antecipação do serviço, 28 viagens a mais para os usuários da Linha 1 e 16 viagens extras para os passageiros da Linha 3.


CPTM


Durante o carnaval, a circulação de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) será feita normalmente no sábado e domingo, nos horários habituais para esses dias. Na segunda-feira, quando geralmente é registrada queda na demanda de usuários, os trens circularão com horários de sábado e, na terça-feira - feriado de Carnaval -, a circulação de trens será equivalente a de um domingo.

Já na quarta-feira, os trens irão circular normalmente com os mesmos horários de um dia útil. Devido à queda habitual na demanda nos feriados, a empresa também realizará manutenções programadas em alguns trechos de suas linhas, do sábado à terça-feira.


EMTU


Para facilitar a ida dos foliões ao sambódromo, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) colocou à disposição duas linhas gratuitas de micro-ônibus ligando as estações do Metrô e da CPTM ao local do evento. Serão 35 veículos da Reserva Técnica Operacional saindo da estação Portuguesa/Tietê (Metrô) e outros 15 da estação Palmeiras - Barra Funda (Metrô/CPTM).


Para utilizar o serviço, os usuários devem retirar as senhas distribuídas pelos agentes da CPTM e do Metrô que estarão nas linhas de bloqueio, antes da saída das estações. O passe dará direito ao embarque no micro-ônibus na ida e na volta. Assim, é importante guardá-lo para apresentar ao agente na volta para casa.


Amanhã e no sábado, na ida para o sambódromo, a linha especial funcionará das 17 horas à 1 hora da manhã. Na volta, a partir da manhã de sábado e de domingo, a operação será das 5 horas às 9 horas. Esse mesmo esquema se repetirá para os desfiles do Grupo de Acesso, no domingo, da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP), na segunda-feira, e ainda para o Desfile das Campeãs, no dia 11, sexta-feira.


Na Estação Portuguesa/Tietê, o embarque da Ponte Orca do Carnaval será na Rua Marechal Odilio Denys e o desembarque, no Anhembi, será no Portão 1 (entrada do Pavilhão de Exposição). Na Estação Palmeiras/Barra Funda, os passageiros vão embarcar no Terminal Turístico Norte (Plataforma 8), dentro da área do Metrô.


Alteração


Haverá alteração no número de viagens da frota de ônibus metropolitanos da Grande São Paulo durante o carnaval. No sábado e domingo, o número de viagens seguirá a redução normal dos demais fins de semana. Na segunda-feira, a operação será semelhante aos sábados e, na terça-feira, a redução será equivalente a dos domingos e feriados. Na quarta-feira, haverá reforço das viagens das 10 horas às 12 horas, visando a atender o horário de entrada dos trabalhadores nas empresas.


As linhas que circulam no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara) vão cumprir programação horária diferenciada, adequadas ao comportamento da demanda. Informações detalhadas podem ser obtidas pelo telefone 0800 724 05 55 (Ouvidoria da EMTU/SP), que funciona de segunda a sexta-feira, inclusive feriados, das 7 horas às 19 horas.


Os serviços da Ponte Orca que ligam a Estação Vila Madalena (Metrô) à Cidade Universitária (CPTM) e as estações Tamanduateí (CPTM) e Sacomã (Metrô) funcionarão normalmente na segunda-feira e não vão operar na terça-feira. Na quarta-feira, o horário será normal nas duas operações gerenciadas e fiscalizadas pela EMTU/SP: das 6 horas às 22h30 no trecho Vila Madalena - Cidade Universitária; das 4h40 às 8h30 e das 17h30 às 21 horas no trecho Sacomã - Tamanduateí.


 
Fonte: Estadão

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Siemens atualiza trens em São Paulo e Recife

A Siemens trabalha na modernização de 25 trens da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo, junto com a Alstom, e de 10 trens da Série 4400 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Além disso, a empresa - um dos maiores conglomerados em negócios diversos - viu que era hora de investir em modernização de 25 trens do Metrô de Recife (PE), e realizou obras nesse sentido que, ao todo, envolveu 100 carros totalmente reformados.

Segundo a empresa, o serviço contou com a instalação de sistema de ar-condicionado, novo interior e pintura externa. Também foram feitos os serviços de revisão dos equipamentos e reforços estruturais, que possibilitaram a instalação do ar-condicionado.

Forte no ramo de transporte ferroviário, e uma das empresas que pode se interessar inclusive pelo Trem de Alta Velocidade (TAV) no futuro, a Simens tem entre os trabalhos desenvolvidos a manutenção do Metrô de Brasília, a sinalização das linhas de Metrô do Rio de Janeiro e o fornecimento de soluções ao Metrô paulista e a CPTM, em material rodante, sinalização e eletrificação.

Participantes da disputa pelo Prêmio Revista Ferroviária 2011, a empresa é forte competidora e concorre com a CAF e a Alstom na categoria Melhor Indústria de Equipamentos de Passageiros. Sobre a indicação ao Prêmio da Revista, Paulo Alvarenga, diretor da Siemens Mobility diz: "Estamos honrados em participar deste importante reconhecimento no setor ferroviário, prova do compromisso da Siemens com o setor metroferroviário".

Fonte: DCI

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Projeto do metrô de Curitiba é apresentado a entidades de classe

A primeira etapa do projeto do metrô de Curitiba foi apresentada a entidades de classe da capital, na manhã desta quarta-feira (2). Com 14,2 quilômetros de extensão - do CIC-Sul, próximo a Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa), ao calçadão da Rua das XV de Novembro, no centro de Curitiba -, o metro terá 13 estações construídas.

Participaram da reunião representantes do Secovi, IEP, Crea, Associação Comercial do Paraná, Fecomercio, Fiep, Sinduscon e Asbea. O objetivo do encontro era que os representantes das entidades conheçam melhor o projeto, para avaliarem o impacto que deve ter no urbanismo e economia do trajeto envolvido.

A prefeitura vai apresentar o projeto, com custo de R$ 2,25 bilhões, ao Ministério das Cidades, para garantir o financiamento a fundo perdido por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, no Ministério das Cidades.

A capital disputa os R$ 6 bilhões a fundo perdido em recursos com outras 8 capitais com mais de três milhões de habitantes, que integram o chamado “MOB 1”: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Fortaleza e Salvador. Além disso, existem outros R$ 12 bilhões de financiamento federal. O anúncio de que projetos terão direito a verba acontece em 12 de junho. Até 3 de abril, as ideias devem ser protocoladas no Ministério das Cidades.

Preocupação
As opiniões dos representantes das entidades da sociedade civil que participaram da reunião se assemelham: há uma boa expectativa em relação ao projeto, mas é preciso analisá-lo com mais cuidado. Uma das preocupações diz respeito a integração com outros modais de transporte, que deve ser muito bem articulada para funcionar efetivamente. Além disso, há a preocupação com o comércio instalado ao longo das canaletas, que não pode ser prejudicado com o projeto.

Canaletas
O espaço das canaletas do expresso deve sofrer intensa readequação urbana. A intenção é fazer com que o espaço ocupado hoje pelas canaletas seja “devolvido à comunidade”, segundo o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Há a intenção de se construir ciclovias e um calçadão e de se instalar equipamentos de playground e quiosques.


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Metrô Rio tem trajeto definido na Linha 4 que ligará a estação da Praça General Osório, em Ipanema, a outras seis novas estações: Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema; Jardim de Alah, entre Ipanema e Leblon; Antero de Quental, no Leblon; Gávea; São Conrado; e Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca.

A Linha 4 do Metrô, que ligará a Zona Sul à Barra da Tijuca, terá seis estações de Ipanema ao destino final, passando por Leblon, Gávea e São Conrado. Com a extensão, o metrô terá capacidade para transportar mais 230 mil passageiros diariamente. A previsão é que as obras sejam concluídas em 2015.

De acordo como projeto da Secretaria Estadual de Transportes, a Linha 4 ligará as estações General Osório, em Ipanema, e Jardim Oceânico, na Barra. Na Praça Nossa Senhora da Paz (Ipanema), o acesso será pelas ruas Barão da Torre e Visconde de Pirajá. Na estação Jardim de Alah (entre Ipanema e Leblon), as entradas ocorrem pela Avenida Borges de Medeiros e Ataulfo de Paiva com Afrânio de Melo Franco. Já na estação Antero de Quental (Leblon), o acesso se dá pelas ruas Bartolomeu Mitre e General Urquiza.

Na Gávea, a estação ficará no entorno da PUC, mas as entradas ainda não foram definidas. Os dois acessos de São Conrado ficarão no início do bairro, próximo à Rocinha. No Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, haverá acesso de cada lado da Avenida Armando Lombardi, altura do shopping Barra Point.





Video: RJTV
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Especialistas internacionais discutem sobre redes BRT na America Latina durante TRB

O 90º Encontro Anual do TRB (Transportation Research Board), maior evento de pesquisa e em transporte do mundo, reuniu mais de 10 mil participantes em Washington DC, Estados Unidos. Convidado pelo comitê de transportes dos países em desenvolvimento (ABE90) para coordenar a sessão que tratou dos avanços tecnológicos dos sistemas BRT (Bus Rapid Transit), o diretor-presidente do CTS-Brasil, Luis Antonio Lindau, discorreu sobre a evolução do sistema no mundo e a importância da América Latina neste processo. “Hoje existem 4.335 km de corredores de ônibus e BRT nos cinco continentes", informou, e chamou atenção para o muito que ainda é preciso ampliar a oferta de transporte coletivo. "Em torno de 65% da demanda mundial de sistemas ônibus em corredores e BRT se concentram em 32 cidades latino-americanas”, explica.
Lindau comentou ainda sobre os desafios normalmente encontrados na implantação dos sistemas, como as limitações na oferta de veículos, carência de técnicos com larga experiência no projeto de sistemas BRT e os orçamentos extremamente apertados. “ SIBRT tem grande potencial para transformar o cenário do transporte urbano, através do trabalho conjunto das agências de transporte das grandes cidades da America Latina para a criação das melhores práticas de gestão e operação, para a integração e estandarização dos equipamentos desses sistemas com a consequente redução de custos de produção e implantação”, afirmou. Produto da união de 14 agências gestoras de sistemas de transporte de seis países latino-americanos, a Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) foi constituída em abril de 2010, em Curitiba, com o apoio da Rede EMBARQ .

Fonte: CTS Brasil

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Ônibus é mais econômico que moto, revela estudo

Nos cálculos da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), o ônibus ainda é mais econômico do que a moto. O cálculo envolve fatores como a ocupação de espaço no trânsito, poluição por passageiro, custo por quilômetro rodado, impostos e taxas e até custo por acidentes. Embora ganhem com vantagem em relação ao espaço viário (espaço do veículo e de circulação somados), com apenas 8m² contra 21m² requeridos por um automóvel e 54m² por um ônibus, as motos perdem em outros quesitos.

De acordo com dados coletados pela ANTP em de março de 2010, são levados em consideração o custo social, que mistura as despesas de acidentes de trânsito e emissões de poluentes, além de impostos, taxas, manutenção e depreciação. Que se somam também às passagens no caso de ônibus, combustível para as motos e para os carros, e despesa com estacionamento.

As motos perdem para ônibus: são R$ 2,37 gastos com o coletivo para se rodar sete quilômetros em cidades, valor que sobe para R$ 3,45 sobre duas rodas. Ainda assim, é mais barato do que o carro, que sai por R$ 5,55 com gasolina e R$ 5,83 com etanol. O trânsito também agradece: um único ônibus tira até 70 carros da rua.
Do Estado de Minas

Fonte: Estado de Minas

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Porto Alegre: Projeto apresentado há três anos para criação ciclovias na Capital não saiu do papel

O Plano Diretor Cicloviário Integrado da Capital ainda não atendeu promessas feitas há três anos. Ao ser apresentado pela prefeitura, em maio de 2008, veio acompanhado do compromisso de que 18 quilômetros de ciclovias seriam entregues até o ano seguinte, mas até agora Porto Alegre soma menos da metade dessa extensão em faixas exclusivas, e menos de 2% de todos os trechos considerados adequados para receber bicicletas na cidade.

A implantação de vias para ciclistas é considerada um recurso eficiente para reduzir a disputa por espaço e o risco de acidentes entre automóveis, rápidos e pesados, e bicicletas, mais lentas e frágeis. Curitiba, por exemplo, conta com 120 quilômetros de ciclovias, e o Rio de janeiro, 160 quilômetros. Importantes cidades europeias ostentam malhas ainda mais abrangentes, como os 400 quilômetros espalhados por Amsterdã, na Holanda.

Em Porto Alegre, há apenas oito quilômetros onde os ciclistas podem pedalar sem a ameaça constante da passagem de veículos (a prefeitura chegou a divulgar no começo da semana que eram nove quilômetros, mas o dado foi revisado ontem). São 4,8 quilômetros na Restinga, dois quilômetros na Diário de Notícias e 1,2 quilômetro em Ipanema. Isso não chega nem à metade do que foi prometido pela prefeitura em 2008.

O estudo, aprovado um ano depois pela Câmara de Vereadores, identificou 495 quilômetros de ruas e avenidas porto-alegrenses onde podem ser construídas ciclovias. Como o cumprimento desse objetivo deve levar vários anos, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estabeleceu como meta implantar até o ano seguinte os primeiros 18 quilômetros.

 
Fonte: Zero Hora

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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