Defasagem – Para autorizar o reajuste, a CMT contratou auditoria especializada para analisar o pedido de aumento feito pela concessionária de transporte, a Viação TransLíder. O relatório dessa análise técnica concluiu que as tarifas já estavam defasadas há muito tempo, pois não sofreram qualquer reajuste desde janeiro de 2008.
De acordo com o documento, fica flagrante o desequilíbrio financeiro enfrentado pela empresa, pois o cálculo feito em janeiro de 2008 não previa em seus custos a inclusão dos cobradores e encargos sociais, aumento de número de veículos, ampliação de itinerários, aumento de viagens e, tampouco, a ampliação da cobertura, que atende a bairros que não eram servidos pelo transporte público, como Mantiqueira e Bolsão 7, por exemplo. Ao fim, a análise da planilha de custos efetuada pelos técnicos concluiu pela defasem da tarifa e apontou R$ 2,68 como o valor atualizado da tarifa para que se promova o reequilíbrio financeiro do sistema de transporte.
O superintendente da CMT, Marco Fernando da Cruz, relata que a autorização para o reajuste foi baseada exclusivamente nos critérios técnico-financeiros apontados na análise e inclui, ainda, o aumento natural no custo dos insumos, como diesel, mão de obra, veículos, desgaste de pneus, além de salários e encargos sociais decorrentes da inclusão da função de cobrador, por exemplo.
“A partir daí, começamos a negociar o valor do reajuste e, por determinação da prefeita Marcia Rosa, chegamos a um valor menor que o proposto pela análise técnica e o solicitado pela empresa”. Só para ilustrar, o superintendente lembra de recente declaração da Companhia de Engenharia de Trafego de Santos (CET) de que apenas a inclusão da função de cobrador faria com que o custo do transporte naquele município ultrapassasse a casa dos R$ 3,00.
Qualidade – Mas Marco Cruz salienta que o maior indicador foi a elevação da qualidade real do transporte, sentida diariamente pelos usuários, além dos demais avanços, como frota nova, número maior de linhas e de saídas e ampliação das regiões atendidas. Ele recorda que quando o atual governo assumiu a Prefeitura, encontrou um transporte de péssima qualidade, infinitamente mais defasado do que o valor das passagens, com a frota reduzida e sucateada e um serviço irregular e inseguro, “um verdadeiro desrespeito ao usuário e à Cidade”, classificou.
De acordo com a TransLíder, no processo licitatório a tarifa proposta pela empresa vencedora já havia sido de R$ 2,47, a menor a ser apresentada. Mas, em atendimento à solicitação da Prefeita, todas as melhorias exigidas no contrato seriam primeiro consolidadas, com o custo tarifário sendo mantido congelado em R$ 2,00. Marco Cruz explica que, diante da comprovada defasagem, a CMT autorizou o reajuste, até para não comprometer a manutenção da qualidade do transporte e evitar que se agrave o desequilíbrio financeiro, o que poderia levar a empresa até mesmo a desistir do contrato. “A conquista do melhor transporte coletivo – obtida em conjunto pela Prefeitura e pela população – não pode ser ameaçada”, defendeu Marco.
Perueiros – Com relaçãoaos permissionários de transporte alternativo, o custo das tarifas das vans também sofre reajuste proporcional ao do transporte convencional: sobe de R$ 1,90 para R$ 2,40. Tal medida se faz também necessária para manter o equilíbrio do sistema, que caminha para integração de linhas e serviços.
Confira a evolução do transporte público em Cubatão:
- Retorno da função de cobrador, gerando mais de 200 novos postos de trabalho, principalmente para jovens e mulheres
- Número de veículos sobe de 40 para 64
- Veículos com acessibilidade passam de apenas 1 para 38, com previsão da totalidade da frota acessível até o final deste ano
- Ampliação do número de viagens, que passa de 466 para 731 por dia
- Expansão de linhas e itinerários
- Novos bairros atendidos, como Mantiqueira e Bolsão 7.