Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

TransLíder reajusta tarifa do transporte coletivo de Cubatão

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Depois de três anos sem aumento, as tarifas do transporte coletivo de Cubatão sofrerão um reajuste. A partir das 6 horas do dia 1º de março, as passagens passam dos atuais R$ 2,00 para R$ 2,50. Segundo a Companhia Municipal de Trânsito (CMT), o reajuste passou a ser inevitável, sob pena de inviabilizar a manutenção do serviço, cuja qualidade é considerada a melhor da região, em especial pela volta dos cobradores, integração na tarifa, aumento de linhas e veículos, cujo tempo de uso passou de mais de nove anos para no máximo 18 meses. Mesmo com todos esses benefícios, o valor da passagem em Cubatão continua um dos menores da Baixada Santista.

Defasagem – Para autorizar o reajuste, a CMT contratou auditoria especializada para analisar o pedido de aumento feito pela concessionária de transporte, a Viação TransLíder. O relatório dessa análise técnica concluiu que as tarifas já estavam defasadas há muito tempo, pois não sofreram qualquer reajuste desde janeiro de 2008.
De acordo com o documento, fica flagrante o desequilíbrio financeiro enfrentado pela empresa, pois o cálculo feito em janeiro de 2008 não previa em seus custos a inclusão dos cobradores e encargos sociais, aumento de número de veículos, ampliação de itinerários, aumento de viagens e, tampouco, a ampliação da cobertura, que atende a bairros que não eram servidos pelo transporte público, como Mantiqueira e Bolsão 7, por exemplo. Ao fim, a análise da planilha de custos efetuada pelos técnicos concluiu pela defasem da tarifa e apontou R$ 2,68 como o valor atualizado da tarifa para que se promova o reequilíbrio financeiro do sistema de transporte.
O superintendente da CMT, Marco Fernando da Cruz, relata que a autorização para o reajuste foi baseada exclusivamente nos critérios técnico-financeiros apontados na análise e inclui, ainda, o aumento natural no custo dos insumos, como diesel, mão de obra, veículos, desgaste de pneus, além de salários e encargos sociais decorrentes da inclusão da função de cobrador, por exemplo.
“A partir daí, começamos a negociar o valor do reajuste e, por determinação da prefeita Marcia Rosa, chegamos a um valor menor que o proposto pela análise técnica e o solicitado pela empresa”. Só para ilustrar, o superintendente lembra de recente declaração da Companhia de Engenharia de Trafego de Santos (CET) de que apenas a inclusão da função de cobrador faria com que o custo do transporte naquele município ultrapassasse a casa dos R$ 3,00.
Qualidade – Mas Marco Cruz salienta que o maior indicador foi a elevação da qualidade real do transporte, sentida diariamente pelos usuários, além dos demais avanços, como frota nova, número maior de linhas e de saídas e ampliação das regiões atendidas. Ele recorda que quando o atual governo assumiu a Prefeitura, encontrou um transporte de péssima qualidade, infinitamente mais defasado do que o valor das passagens, com a frota reduzida e sucateada e um serviço irregular e inseguro, “um verdadeiro desrespeito ao usuário e à Cidade”, classificou.
De acordo com a TransLíder, no processo licitatório a tarifa proposta pela empresa vencedora já havia sido de R$ 2,47, a menor a ser apresentada. Mas, em atendimento à solicitação da Prefeita, todas as melhorias exigidas no contrato seriam primeiro consolidadas, com o custo tarifário sendo mantido congelado em R$ 2,00. Marco Cruz explica que, diante da comprovada defasagem, a CMT autorizou o reajuste, até para não comprometer a manutenção da qualidade do transporte e evitar que se agrave o desequilíbrio financeiro, o que poderia levar a empresa até mesmo a desistir do contrato. “A conquista do melhor transporte coletivo – obtida em conjunto pela Prefeitura e pela população – não pode ser ameaçada”, defendeu Marco.
Perueiros – Com relaçãoaos permissionários de transporte alternativo, o custo das tarifas das vans também sofre reajuste proporcional ao do transporte convencional: sobe de R$ 1,90 para R$ 2,40. Tal medida se faz também necessária para manter o equilíbrio do sistema, que caminha para integração de linhas e serviços.
Confira a evolução do transporte público em Cubatão:
- Retorno da função de cobrador, gerando mais de 200 novos postos de trabalho, principalmente para jovens e mulheres
- Número de veículos sobe de 40 para 64
- Veículos com acessibilidade passam de apenas 1 para 38, com previsão da totalidade da frota acessível até o final deste ano
- Ampliação do número de viagens, que passa de 466 para 731 por dia
- Expansão de linhas e itinerários
- Novos bairros atendidos, como Mantiqueira e Bolsão 7.
- Antiga reivindicação dos usuários, a integração passa a ser feita também na Avenida 9 de Abril. Dentro de uma hora após desembarcar, o passageiro pode embarcar em outro veículo, no mesmo sentido.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960