Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Cuiabá: BRT ou VLT, eis a questão!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Volta à tona a questão da Mobilidade Urbana, tendo como vertente o sistema modal a ser implantado, o BRT (Bus Transit Rapid) ou o VLT ( Veículos Leves sobre Trilhos). O impasse continua de um lado a (Agecopa) Agência Estadual Executora dos Projetos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, responsável legal pela execução das obras, favorável a implantação do sistema (BRT), que já se encontra em estado avançado de negociação; por outro lado alguns Deputados são favoráveis ao sistema (VLT).
Essa questão é extremamente polêmica e complicada, uma vez que representa um dos maiores gargalos da nossa cidade, a questão da mobilidade urbana, que há tempos se arrasta e, até então, não se encontrava uma solução plausível e aceitável, visando minimizar os problemas de deslocamento.
Cuiabá por ter nascido de forma natural ou espontânea apresenta principalmente na área central, uma série de irregularidades em suas edificações, representando um dos complicadores no deslocamento, obrigando assim, a criação de um novo sistema modal de locomoção.
A Agecopa representante legal da Copa do Mundo 2014, tendo como Presidente Yênes Magalhães, defende com veemência a instalação do modelo BRT (Bus Transit Rapid) e, diga-se de passagem, já se encontra em avançado estado de viabilização.
O Governador Silval Barbosa entregou formalmente, nesta segunda feira 21 de fevereiro, o primeiro projeto de mobilidade urbana do BRT (Bus Transit Rapid) Aeroporto Marechal Rondon até o CPA (Morada da Serra) à Caixa Economica Federal de Mato Grosso. Ele foi enfático ao dizer que os recursos para o projeto de mobilidade urbana de Cuiabá e Várzea Grande, na ordem de R$ 485 milhões, já estão assegurados.
A viabilidade desse modelo chamado BRT, pode ter sido pesquisado através de estudos feitos em países vizinhos, a exemplo, Bogotá, capital da Colômbia, que já faz uso desse modelo, reduzindo o tempo de espera média dos ônibus em 83%, caindo de 18 para apenas 3 minutos, este modelo reduz: tempo de espera, de embarque, de percurso e aumenta a velocidade, entre outros benefícios. Na visão de alguns parlamentares do Estado, a utilização mais viável seria o sistema modal conhecido como VLT (Veículos Leves sobre Trilhos), sistema de média capacidade comum em vários países europeus. A preocupação maior recai sobre a especificidade da nossa cidade, que é considerada ainda bastante modesta se comparada com cidades européias.
Outra questão emblemática recai sobre o alto custo para a implantação desse sistema chamado VLT, nas cidades a ser instalada, dependerá das condições de infraestrutura e demandas apresentadas. Num primeiro momento, com a realização da copa do mundo, o sistema seria extremamente eficaz em função da vinda de muitos turistas, e como ficará esse mesmo transporte pós-Copa.
Obviamente é bastante salutar esse leque de alternativas, visando diminuir esse entrave que acontece em nossa capital, com relação à mobilidade urbana. Atrelado a isso, independentemente do modelo a ser implantado, vai estar á capacidade de entendimento e compreensão da população cuiabana e mato-grossense, de que, todo tipo de melhoria ou mudança requer sacrifícios, para que possamos efetivamente propiciar uma copa do mundo a altura.

Fonte: O Documento

Share |

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960