Em Sorocaba, Transporte coletivo terá 50 ônibus novos, todos adaptados a deficientes e com acentos para obesos

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011


O transporte coletivo urbano de Bauru receberá neste ano 50 ônibus novos, dentro do programa de renovação periódica da frota das três empresas concessionárias do serviço.

Já encomendados às montadoras, os novos veículos estão programados para entrega desde o fim de março até meados de agosto, sendo 30 da empresa Grande Bauru, 15 da Cidade Sem Limites e cinco da Baurutrans.

Todos os novos ônibus estarão equipados com plataformas elevatórias de cadeiras de rodas, elevando dos 81% atuais para 96% o índice de acessibilidade da frota para pessoas com deficiência física severa (cadeirantes).

Os carros apresentam ainda nicho interno para fixação de cadeira de rodas, com opção de assento dobrável e também banco para obesos, conforme previsto pelas normas que regulamentam o setor.

Assentos preferenciais para idosos, gestantes e pessoas com limitações físicas são destacados pela cor da pintura, além de adesivos de orientação.

Com a incorporação dos novos ônibus, a idade média das frotas das empresas se situará em 2,43 anos para a Grande Bauru, 2,89 anos para a Cidade Sem Limites e em 2,78 anos para a Baurutrans.

Atendendo às determinações do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), os ônibus são equipados com motores eletrônicos com menor emissão de poluentes, parametrizados para limitar a velocidade em 60 km/h, e carroceria com vedação que proporciona maior conforto acústico interior.


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960