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São Paulo: Tecnologias prometidas para Linha Amarela do Metrô não funcionam
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011Postado por Meu Transporte às 17:20 1 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Recife: Usuários reclamam do aumento das passagens
Quem usa ônibus todos os dias para ir e voltar do trabalho não gostou nada desse aumento logo no início do ano. “É um absurdo. O salário mal aumentou e a passagem já vai para R$ 3,10”, reclama o vigilante Claudemir José da Silva.
Quem também não gostou nada do aumento foi a autônoma Josefa Ferreira da Silva. “R$ 2 para ir e R$ 2 para voltar e ninguém sabe como é que fica. Pesa o bolso, pesa tudo”, afirma a autônoma.
De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transportes, 1.850.000 pessoas usam o sistema de ônibus, das quais 80% pagam a passagem do anel A, que passou de R$ 1,85 para R$ 2. A tarifa B passou de R$ 2,80 para R$ 3,10 e a do anel D subiu de R$ 2,25 para R$ 2,45. Já a do anel G, que era de R$ 1,20, custa agora R$ 1,30.
O novo preço já aparece no para-brisa dos ônibus e deixou os usuários preocupados e insatisfeitos com o aumento. “A gente já começa o ano com uma notícia dessa, é difícil e é desestimulantes para o trabalhador”, conta a assistente administrativa Arlean Carla da Silva.
E o aumento não foi só para os ônibus. O metrô do Recife, usado todos os dias por 240 mil passageiros, também ficou mais caro. A passagem era R$ 1,40 e agora custa R$ 1,50.
Postado por Meu Transporte às 17:15 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Metrô planeja expansão para a Grande São Paulo - Objetivo é expandir a rede para fora dos limites da capital
Já a Linha 4 - Amarela do Metrô continua, mais de sete meses após a inauguração de duas estações (Faria Lima e Paulista), sem data para a abertura de outras quatro paradas (Butantã, Pinheiros, República e Luz) que possibilitarão a conclusão da primeira fase das obras. O secretário afirmou que a entrega das estações restantes fica para “até o fim de 2011”, acrescentando que não “gostaria de precisar esperar até lá”.
É a oitava data divulgada pelo governo do Estado desde 2001, quando foram abertas as licitações para a construção da linha. Até agora, mais de R$ 2,3 bilhões já foram investidos nas obras. Segundo o Metrô, “a entrega das demais estações da primeira fase depende da conclusão bem-sucedida de uma série de complexos e exaustivos protocolos de testes”. A previsão, por enquanto, se restringe aos “próximos meses”. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
A avenida será interditada parcialmente nos dois sentidos a partir das 10 horas deste sábado, no trecho entre as ruas Doutor Roberto Feijó e Taberoé. A interdição ocupará uma faixa de rolamento e terá duração de 60 dias.
Os motoristas que trafegam pelo local serão deslocados para as faixas restantes da via. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai acompanhar a interdição e recomenda atenção à sinalização e a eventuais movimentações de máquinas que executam a obra.
Postado por Meu Transporte às 16:52 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô, VLT
Litoral de São Paulo tem 266 quilômetros de ciclovias
Postado por Meu Transporte às 16:45 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, São Paulo
Em Goiânia, Corredor Norte-Sul será prioridade
Grafite destacou que o poder público deve à cidade investimentos em infraestrutura para o transporte coletivo. "Enquanto tivermos ônibus disputando espaço com os automóveis, o transporte coletivo sempre vai perder. Precisamos investir em requalificação urbana, em tecnologia, em ônibus diferenciados, sinalização adequada e acesso universalizado", propõe. Esses são os pressupostos básicos do projeto de BRT para a Região Metropolitana.
Reportagem publicada pelo POPULAR há um mês mostrou que a falta de investimentos em infraestrutura - especialmente a criação de corredores exclusivos - criou uma situação discrepante entre a tecnologia de que dispõem as empresas e a realidade enfrentada pelos usuários. A reportagem revelou que, por falta de corredores exclusivos ou mesmo preferenciais, a velocidade média dos ônibus é de 16 quilômetros por hora, quando o ideal seria de 22, mas quando há chuvas ou acidentes, ela cai até a 11 quilômetros por hora.
Grafite admite que os investimentos para o Corredor Norte-Sul são grandes e adianta que a Prefeitura está buscando financiamentos para isso. "Deveremos usar recursos do próprio orçamento, temos expectativa de uma boa parceria com o governo estadual e também buscaremos outras fontes", disse. Entre elas, estão a Corporação Andina de Fomento, que tem linhas de financiamento para requalificação urbana, e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, que prevê recursos para investimento em mobilidade urbana.
O presidente da CMTC reconhece que dois anos é um período reduzido para fazer todas as intervenções necessárias para melhorar o transporte e implantar o Corredor Norte-Sul em sua totalidade. "Daremos prioridade a esse projeto, do Corredor Norte-Sul, e à reforma dos terminais. O prefeito (Paulo Garcia) tem dito que há espaço para que o transporte coletivo se converta em uma marca de sua administração".
O próximo terminal a passar por obras é o Garavelo, que será reconstruído, ao custo de R$ 8 milhões. O dinheiro para as reformas e adequações dos terminais, explica Grafite, vem dos investimentos que as empresas vencedoras da licitação para operar o transporte coletivo de Goiânia estão integralizando. Grafite acredita que a obra do Garavelo será iniciada nos próximos meses.
O ex-presidente da CMTC, Marcos Massad, havia dito que não reconhecia a decisão da CDTC - até porque quem assina os contratos de concessão é a CMTC - e que negociaria apenas com o atual governo. "A orientação que recebi do prefeito é de que o que está valendo é a prorrogação do contrato (que venceu em 31 de dezembro do ano passado) por 90 dias, até para sabermos do interesse do Estado em fazer investimentos", explica. "Pelo que o governo estadual vem sinalizando, o assunto será tratado com a importância que tem", conclui.
Postado por Meu Transporte às 16:41 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Goiás
Estudantes prometem parar o Recife terça-feira contra aumento das passagens
domingo, 9 de janeiro de 2011
Postado por Meu Transporte às 22:30 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Em Uberaba, Tarifa do transporte coletivo passa para R$ 2,40
No ano passado, as concessionárias do transporte coletivo de Uberaba encaminharam à Prefeitura Municipal, uma solicitação para que a tarifa do transporte fosse reajustada, no valor de 24,54%, o que elevaria a tarifa para R$ 2,74. Entretanto, na ocasião, o prefeito descartou a possibilidade de reajuste em 2010, mas logo no início do ano de 2011 foi anunciada a mudança, porém menor do que o solicitado pelas empresas, sendo um reajuste de 9,09%.
No início de 2010 a prefeitura havia reajustado a tarifa de 15,78%, que fez a passagem saltar de R$ 1,90 para R$ 2,20 a partir do dia 4 de janeiro de 2010, através de decreto publicado no dia 30 de dezembro de 2009 no Porta-Voz. Agora no início de 2011 vêm novos valores.
De acordo com o superintendente de Planejamento de Trânsito e Transporte, Robinson do Amaral Camargo, entre os itens que foram considerados para o aumento da tarifa estão o reajuste do salário mínimo, o percentual dos índices inflacionários ao longo do ano e o aspecto comparativo do percentual de reajuste das tarifas de cidade de mesmo porte. Além disso, foram considerados o IPK (índice de passageiro por quilômetro rodado), o alto índice de gratuidade (idosos/portadores de necessidades especiais/estudantes) e a situação da frota com média atual de 1,36 anos de idade com 100% de acessibilidade.
O decreto que reajusta as tarifas para o serviço de transporte coletivo urbano e rural será publicado na edição desta quarta-feira (05) do órgão oficial do município, Porta-Voz.
Postado por Meu Transporte às 22:25 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Em Campina Grande, Valor da nova tarifa será R$ 2,10
A reunião raalizada na ultima quarta-feira, foi presidida pelo superintendente da STTP e presidente do Conselho Municipal de Transporte Público, Salomão Augusto, que, a partir das informações da planilha técnica, previamente encaminhada para conhecimento de cada representante do COMUTP, apresentou a nova tarifa no valor de R$ 2,10.
Outras duas propostas com valores diferentes para a tarifa surgiram. Quem primeiro se pronunciou foi a Associação dos Aposentados que reconheceu a necessidade do sistema de transporte público remunerar os seus serviços para poder atender aos usuários com melhor qualidade, propondo uma tarifa no valor de R$ 2.
De acordo com a entidade, Campina Grande sempre manteve uma diferença de dez centavos em relação ao valor praticado pelo transporte coletivo de João Pessoa. O representante dos estudantes apresentou proposta defendendo o valor da passagem do transporte público urbano de Campina Grande de R$ 1,90.
Diante das três propostas apresentadas, o presidente da reunião colocou-as em votação e, por nove votos favoráveis, o Conselho Municipal de Transporte Público aprovou a tarifa no valor de R$ 2,10, que deverá vigorar nos próximos dias, após a sanção por parte do prefeito Veneziano Vital do Rêgo. A proposta da Associação dos Aposentados obteve dois votos e a do DCE apenas um voto.
Fonte: ClickPB
Postado por Meu Transporte às 22:10 0 comentários
Marcadores: Paraíba