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domingo, 26 de dezembro de 2010Postado por Meu Transporte às 10:56 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Metrô do Recife agora está 100% Climatizado
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
O novo sistema de refrigeração está distribuído em oito aparelhos de ar condicionado, dois em cada vagão. Segundo o gerente regional de Manutenção da CBTU, Ricardo Beltrão, o risco dos equipamentos quebrarem é mínimo. ´O sistema funciona alimentado por inversores eletrônicos redundantes, que atuam em duplicidade. Assim, se houver algum problema com um equipamento, o outro é acionado automaticamente. O que antes não acontecia com os antigosmotores com alternadores`, esclareceu.
A reforma dos trens, que teve um custo de R$ 64 milhões, foi realizada pelo consórcio formado entre as empresas Faiveailey e Siemens e supervisionada pela Coordenadoria de Manutenção da CBTU-Metrorec. Além da aquisição e instalação dos aparelhos de refrigeração, segundo Ricardo Beltrão, foram realizados investimentos para reforçar a estrutura dos carros de passageiros. ´Cada ar-condicionado representa um acréscimo de 8 mil quilos para cada trem. Por isso tivemos que reforçar a estrutura dos carros`, disse. Beltrão informou que os usuários não terão nenhum acréscimento no preço da passagem por conta do serviço.
Segundo o gerente de manutenção, o controle de fluxo de ar refrigerado e da temperatura é realizado por microprocessadores, permitindo, dessa forma, manter o ambiente com a mesma temperatura, apesar da movimentação de embarque e desembarque e a constante abertura das portas. Beltrão adiantou que os 15 novos trens encomendados pela CBTU/Metrorec já virão com ar condicionado.
Postado por Meu Transporte às 11:47 0 comentários
Marcadores: Pernambuco, trem/metrô
Metrô de Salvador pode permanecer inoperante por falta de recursos financeiros
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Postado por Meu Transporte às 20:59 0 comentários
Marcadores: Bahia, trem/metrô
Em Salvador, Aumento da tarifa de ônibus continua em suspense
Postado por Meu Transporte às 20:46 0 comentários
Marcadores: Bahia
Que presente de Natal, Passagem de ônibus em Caxias do Sul será R$ 2,50
A aprovação, porém, não significa uma decisão final. A tarifa precisa ser autorizada pelo prefeito José Ivo Sartori (PMDB). Mas são grandes as chances do preço ser fixado em R$ 2,50 porque Sartori geralmente tem aceitado as decisões do Conselho.
As novas tarifas devem vigorar a partir de 1º de janeiro, por meio de decreto.
O Conselho é formado por representantes de 18 entidades e secretarias municipais, além da Visate, a concessionária do transporte coletivo urbano. As novas tarifas, segundo estudo da SMTTM, levaram em conta o aumento das gratuidades, o aumento da quilometragem percorrida, o resultado dos dissídios dos funcionários e o custo dos insumos veiculares, entre outros encargos.
Conforme o titular da SMTTM, Jorge Dutra, as planilhas de custos e cálculos serão divulgadas no prazo máximo de 15 dias após o decreto do prefeito. A transparência no processo é cobrada pela vereadora Denise Pessôa (PT).
O material, segundo Dutra, estará disponível no site da prefeitura, atendendo a exigência das diretrizes do transporte público de Caxias.
Postado por Meu Transporte às 20:36 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Em Recife, Corredor de ônibus da av. Norte está virando uma utopia
A previsão é de que o projeto da implantação do corredor esteja concluído até julho de 2011. “A partir do projeto concluído com o orçamento, iniciaremos o processo de captação de recursos para viabilizar a execução necessária, garantindo não só a questão do corredor coletivo, como também a ciclovia e a calçada acessível para todos aqueles que venham transitar de veículo, de bicicleta, de ônibus ou a pé na Avenida Norte”, diz Amir.
O edital seria publicado até o final do primeiro trimestre de 2010 e o prazo estipulado para a operação do corredor era pra ser de 18 meses, porém nada aconteceu.
2ª Promessa
Postado por Meu Transporte às 14:42 1 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Pernambuco
Tarifa do ônibus em Joinville vai aumentar em Janeiro
Na proposta enviada pela Gidion e Transtusa há duas semanas, foi pedido aumento de 25,2%. Seriam R$ 0,58 sobre a passagem, que hoje custa R$ 2,30 (valor antecipado). O assunto deve ser discutido em reunião entre esta quarta e quinta-feira.
Semana passada, pelo Twitter, a Prefeitura confirmou que irá conceder o reajuste. Quando anunciar o aumento, será determinado quando o novo valor entra em vigor, em janeiro.
Desde que Gidion e Transtusa oficializaram a proposta, os técnicos da Secretária de Infraestrutura estão estudando as planilhas. Concluíram que o custo da passagem não pode ultrapassar R$ 2,85. Uma diferença de três centavos em relação ao pedido das empresas (R$ 2,88).
O último reajuste foi há 20 meses. Na época, as empresas haviam pedido um reajuste de 17%, mas levaram 12,2%. Ainda não houve aumento em 2010. Em maio, foi pedido 15,2% de reajuste. Alegando que queria criar uma data fixa para discussão de reajuste, sempre em janeiro, o prefeito Carlito Merss (PT) barrou a proposta.
Naquela época, o Executivo acenava com uma tarifa de R$ 2,55, valor que agora é o mínimo considerado pela Prefeitura.
— Vamos buscar um meio termo entre o equilíbrio econômico e o custo-benefício. Mas sabemos que qualquer aumento irá gerar críticas —, fala o secretário Ariel Pizzolatti.
Outra justificativa para não dar o aumento no início de 2010 era de que, até dezembro, o governo municipal apresentaria uma nova planilha de custos do sistema, o que não ocorreu. Como a Prefeitura de Joinville não deu reajuste, Gidion e Transtusa diminuíram o índice de renovação da frota em 2010.
Dos cerca de 330 ônibus, apenas 3% foram renovados em 2010. Historicamente, o investimento na renovação fica em torno de 9%. Com o reajuste, as empresas prometem voltar a investir em ônibus novos e modernos.
A reportagem de "AN" não localizou o empresário Moacir Bogo para falar sobre o assunto.
Postado por Meu Transporte às 14:24 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Grande Vitória: Corredores exclusivos para ônibus vão exigir mais 20 obras
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Sete dos projetos (os primeiros no quadro abaixo) são obras necessárias para o funcionamento ideal do sistema. As demais ajudariam no tráfego dos ônibus e dos veículos em geral. "São projetos que contribuem no trânsito durante a implantação do Transporte Rápido Metropolitano (Tram) e depois dela", aponta a subsecretária estadual de Mobilidade Urbana, Luciene Becacici.
Hoje, a ligação entre os terminais de Jacaraípe e Laranjeiras, na Serra, e parte da Avenida Carlos Lindenberg estão em obras - incluídos nos 24 quilômetros iniciais que ainda somam as avenidas Fernando Ferrari e Reta da Penha, além da Reta do Aeroporto e da BR 101.
"As obras vão interferir no trânsito. Estamos preocupados com isso, tanto que as estações virão pré-moldadas, e as baias serão de concreto (com maior durabilidade)", diz Becacici.
Ela acredita que os 24 quilômetros iniciais - com R$ 530 milhões de financiamento sendo avaliados para empréstimo do BNDES - seriam executados até o final de 2014. "Os corredores exclusivos são obras para muitos anos", frisou a subsecretária.
1) Dois viadutos na BR 101, junto a acessos da ArcelorMittal Tubarão, na Serra
2) Uso de área do Porto de Vitória como estação de ônibus ou construção de "mergulhão" entre as av. Gov. Bley e República
3) Corredor exclusivo ao longo do Canal do Rio Marinho, entre S. Torquato e a Av. Carlos Lindenberg, em Vila Velha
4) Divisão de tráfego da Lindenberg com Av. Ana Maria M. Stefanon, em Cobilândia
5) Prolongamento das ruas Felipe Camarão e São Marcos até a Lindenberg, na Glória
6) Interligação da Lindenberg com o Corredor Canal Bigossi, por meio da R. Joaquim Nabuco
7) "Mergulhão" entre a Rua Apóstolos (acesso ao T. Campo Grande) e a BR 262, em Cariacica
8) "Mergulhão" sob a 101, na altura do Vitória Apart Hospital
9) Viaduto entre a Av. Fernando Ferrari e Adalberto Simão Nader, em Vitória
10) Divisão de tráfego entre a Av. Maruípe e ruas próximas (na altura da Rádio Espírito Santo)
11) Inclusão de uma faixa em cada sentido da Av. Leitão da Silva, em Vitória
12) Nova ligação entre a Rua Misael P. Silva e a Av. Vitória, pelo terreno da Escola Paes Barreto
13) Túnel na Ilha de Monte Belo, dando continuidade à Av. César Hilal até a Av. Vitória
14) Solução para a 2ª Ponte
15) Complexo viário em São Torquato, incluindo nova estação ferroviária
16) Vias, viadutos e ponte na interseção da Lindenberg com o elevado de acesso à 2ª Ponte
17) Interseção entre a 262 e o Trevo de Alto Lage, em Cariacica
18) Viaduto entre Av. Alice Coutinho (futuro corredor Sudeste Cariacica) e Campo Grande
19) Novo acesso à Av. Expedito Garcia, na altura do Posto Valentim
20) Divisão de tráfego no acesso ao T. Campo Grande
Reta da Penha vai ganhar miniterminal
Os corredores exclusivos não vão mudar apenas os ônibus - que passam a ter as portas de acesso do lado esquerdo - ou os pontos de embarque e desembarque, que serão feitos pelo meio das vias. Algumas avenidas e ruas vão ganhar miniterminais, construídos ao lado de estações de maior movimento de passageiros.
Um deles será construído na Reta da Penha. O terreno da Rádio Espírito Santo - que chegou a ser cogitado como futura sede do Fórum de Vitória - seria usada para o embarque e desembarque de passageiros, com integração à Estação do BRT, que ficaria na avenida, bem em frente.
Além dessa alteração, alguns terminais deixariam de receber as linhas troncais, que cruzam as cidades e que contarão com os principais ônibus do corredor exclusivo. Os veículos parariam em estações que serão construídas em frente a esses terminais, e o passageiro teria um tempo para sair do terminal e ir à estação para pegar outro ônibus, sem pagar outra passagem.
Outra mudança virá na altura da Estação Pedro Nolasco, em Cariacica. A intenção é mudá-la de local e usar o espaço para alterações viárias.
Estações especiais de passageiros
Em terminais.Alguns terminais não receberão ônibus de corredores exclusivos. Na frente deles, haverá estações. Isso ocorrerá em: Laranjeiras e Carapina, na Serra; São Torquato e Ibes, em Vila Velha; e Jardim América, em Cariacica
Novas integrações.
Alguns pontos da cidade vão receber miniterminais ao lado de estações de maior porte. Isso acontecerá nas estações em Vila Nova de Colares e no cruzamento da BR 101 com Eudes Scheres, na Serra; no terreno da Rádio Espírito Santo (Reta da Penha), em Jucutuquara e na Ilha do Príncipe, em Vitória; na Rua Leopoldina, em Jardim América, Cariacica; e na altura de Cobilândia e Alecrim, na Avenida Carlos Lindenberg,
em Vila Velha
Pontos.
Outras estações funcionarão como pontos de ônibus, no meio da via
Postado por Meu Transporte às 23:09 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Espiríto Santo, Videos
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