Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Metrô de Salvador pode permanecer inoperante por falta de recursos financeiros

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Após quase onze anos em construção e das recentes promessas do secretário de Transportes e Infraestrutura (Setin), Euvaldo Jorge, de que o metrô de Salvador irá ser inaugurado, o prefeito João Henrique (PMDB) admitiu ontem, em entrevista à rádio CBN que, caso o governo federal não disponibilize subsídios para ajudar a custear a tarifa, o equipamento, cuja última previsão para entrar em funcionamento era no primeiro semestre de 2011, pode continuar sem servir à população. 
 
O Metrô está em fase de testes finais para começar a funcionar, mas ainda não há quem opere o sistema. De acordo com João Henrique, como o trecho que os trens percorrerão é considerado muito pequeno, as empresas do ramo não têm despertado interesse em administrar o sistema de transporte. “Não é muito atraente para as empresas privadas. Se o governo federal assumir o subsidio, ao menos por um tempo, poderemos começar a operar os seis quilômetros até que acabemos os outros seis. Nenhuma empresa internacional vai querer operar apenas seis quilômetros”. Como a União ainda não manifestou intenção de dar a ajuda mencionada pelo prefeito, a tendência é que os equipamentos continuem vulneráveis à ação do tempo. Em outra entrevista concedida ontem, o prefeito destacou que quando chegou “à (Prefeitura) só tinha 25% das obras (do Metrô) concluídas e hoje temos 100%. O presidente Lula foi muito atencioso com essa questão”, avaliou. 
 
Ao tomar conhecimento das declarações de João, o deputado federal e senador eleito Walter Pinheiro disse lamentar o fato de só agora o alcaide reconhecer a possibilidade de o metrô permanecer inoperante por falta de recursos financeiros. Sobre as declarações do prefeito, de que depende de subsídio da União para pôr o metrô em funcionamento, Pinheiro disparou: “Não existe isso. Não há isso em lugar nenhum. Precisamos de uma discussão responsável sobre o metrô”. 
 
Pinheiro disse ainda que já tentou conversar com o prefeito para buscar uma saída para o problema, inclusive com a proposta de deixar a incumbência com o Estado. “Nenhum metrô de seis quilômetros vai funcionar. Ligar nada a lugar nenhum”, ironizou. “Cada ano muda o motivo. Agora não vai botar para rodar porque a tarifa é impraticável”. Pinheiro propõe que o atual trecho seja integrado com uma nova estação a ser construída na Avenida Paralela sob obra viária para a Copa do Mundo. 
 

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960