Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Recife: Projeto do corredor da Av.Norte é apresentado

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010


O governo do Estado, através da Secretaria das Cidades e do Grande Recife Consórcio de Transporte, realizou hoje uma audiência pública no Centro de Convenções de Pernambuco (Auditório República Pernambucana) para apresentar o projeto de implantação do corredor exclusivo de ônibus Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, nos moldes do Transporte Rápido por Ônibus (TRO). Após a conclusão do projeto básico, elaborado pelas empresas LOGIT e Maia Melo Engenharia, o Grande Recife Consórcio de Transporte dará início ao projeto executivo, além da elaboração do edital de licitação das obras do Corredor da Av.Norte Miguel Arraes de Alencar.

O edital será publicado até o final do primeiro trimestre de 2010 e o prazo estipulado para a operação do corredor é de 18 meses. O corredor, orçado em aproximadamente R$ 198 milhões (recursos do BNDES), terá início na BR-101, a partir do Terminal de Integração da Macaxeira, seguindo por vários bairros da Zona Norte do Recife como: Vasco da Gama, Casa Amarela, Encruzilhada e Santo Amaro, encerrando na avenida Cruz Cabugá, no centro do Recife. O equipamento, que beneficiará ao todo 17 bairros daquela região, terá uma extensão de aproximadamente 8,1Km, favorecendo inicialmente cerca de 118 mil usuários que utilizam as 21 linhas de ônibus que trafegam atualmente pelo trecho, além de possibilitar a ligação ao Sistema Estrutural Integrado (SEI).

Ao todo, serão 17 estações, que permitirão integração entre as linhas alimentadoras e a troncais. O corredor terá as seguintes características: em determinados trechos os coletivos farão o deslocamento em faixas exclusivas elevadas. Em outras rotas o percurso dos ônibus será feito em faixas exclusivas em nível. O projeto, que visa priorizar o transporte coletivo, diminuindo o conflito entre o transporte público e o tráfego misto de veículos, também inclui a criação de binários e trechos com ciclovias. Entre as características dos corredores destinados ao TRO está a construção de vias e faixas exclusivas e segregadas para o tráfego dos coletivos; implantação de estações de embarque/desembarque modernas e adequadas aos padrões internacionais de mobilidade e segurança.

O pagamento das tarifas poderá ser feito nas estações, a exemplo do que acontece em cidades como Bogotá, na Colômbia, agilizando o processo de embarque; o piso das estações será elevado, possibilitando o embarque no mesmo nível da entrada dos coletivos, etc. Além disso, o TRO promoverá automaticamente a modernização da frota, incluindo a instalação de equipamentos como GPS, displays eletrônicos, entre outros, que possibilitarão o envio de informações, como horário de chegada e saída das estações em tempo real para os usuários.

Em todo o mundo, a implantação deste tipo de projeto trouxe a melhoria da qualidade do serviço ofertado aos usuários, com ênfase para o crescimento da confiabilidade, conforto e segurança e da redução de custos operacionais. Outra característica positiva observada em cidades que possuem o sistema foi à atração gradativa de passageiros que migraram do uso diário do automóvel para o sistema de transporte público de transporte.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960