Trolebus em SP
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Fortaleza pode ter greve de ônibus ainda hoje
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010Postado por Meu Transporte às 09:46 0 comentários
Marcadores: Ceára
Em Caxias, Visate deve ampliar a frota em 12 ônibus no primeiro semestre de 2011
02 ampliações de frota aos sábados (L.49 e L.51);
02 ampliações de frota em domingos/feriados (L.30 e L.77);
Criação de 101 novos horários em dias úteis;
Criação de 61 novos horários aos sábados;
Criação de 92 novos horários em domingos e feriados;
Ampliação de 18 itinerários em linhas diversas.
Postado por Meu Transporte às 09:37 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Fortaleza: Motoristas e cobradores paralisam ônibus no terminal de Messejana
Durante a manhã, a categoria impediu que os coletivos saíssem do terminal do Papicu. Alguns veículos tiveram os retrovisores quebrados e passageiros foram obrigados a descer dos ônibus. Durante todo o dia, a Guarda Municipal e o Batalhão de Choque permanecem nos terminais para tentar conter manifestações.
Os trabalhadores estão revoltados porque o Tribunal Regional do Trabalho, da 7ª Região, adiou, mais uma vez, o julgamento do dissídio coletivo, previsto para a manhã desta terça-feira.
O julgamento foi adiado porque o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado (Sindiônibus) alegou que o Sintro não tem legitimidade para defender a categoria de motoristas e cobradores. O Sindiônibus alega que quem deve representar os trabalhadores é o Sintrofor.
De acordo com o presidente do Sintro, Domingos Neto, o Sintrofor foi criado pelos empresários em 2008, a fim de fazer oposição ao Sintro. “Toda a diretoria do sindicato ficou surpreso com a atitude do Sindiônibus”, declarou Domingos à rádio O POVO/CBN. “Causa estranheza que o Sindicato patronal tenha suscitar essa questão justamente quando do julgamento”, acrescentou o advogado do Sintro, Carlos Chagas.
Frente ao impasse, a Justiça do Trabalho determinou um prazo de 24 horas para que o Sintro possa comprovar a legitimidade. No próximo dia 9, às 14 horas, na Procuradoria Regional do Trabalho, acontece uma reunião para decidir quem deve representar a categoria.
A categoria, que já fez algumas paralisações neste ano, iniciou em 45% a pedida e reajuste salarial e acabou baixando para 15%. O Sindiônibus só oferece 5% e o impasse foi criado.
Fonte: O Povo Online
Postado por Meu Transporte às 09:16 0 comentários
Marcadores: Ceára
Prefeito de Blumenau confia no sucesso das faixas exclusivas para ônibus
Jornal de Santa Catarina - Como o município interferiu na queda de braço entre Consórcio Siga e sindicato dos trabalhadores, que resultou na greve desta semana?
João Paulo Kleinübing - O município não pode impor acordo. O medidor da relação é o Ministério do Trabalho. O papel do município é fiscalizar o serviço e garantir sua prestação. Tanto é que o município entrou antecipadamente na Justiça do Trabalho para garantir o serviço em percentuais definidos por lei e obteve sucesso. Mas o sindicato não cumpriu as determinações da Justiça. Isso é uma falta de respeito com a sociedade.
Santa - O município não poderia ter feito mais nada para resolver o impasse ou garantir o transporte?
Kleinübing - Nós temos que garantir o atendimento à sociedade. E isso nós buscamos. Terça-feira, antes do acordo, o município estava preparado para ir novamente à Justiça para que se determinasse o cumprimento do percentual mínimo de transporte. O município vai se envolver na negociação salarial? Como, se não é ele que vai fazer a mediação, e sim o Ministério do Trabalho?
Santa - Houve intervenção do Executivo junto ao Ministério Público para que o impasse se resolvesse logo?
Kleinübing - Houve. Quarta-feira passada, eu entrei em contato com a mediadora do Ministério do Trabalho para agendar a mediação. A reunião foi marcada para sexta-feira. Fiz isso para agilizar o processo e minimizar os efeitos para a comunidade. Sexta, foi marcada outra reunião para terça. E, segunda-feira, houve a paralisação com o processo de negociação em andamento.
Santa - O município teria como ceder vans para substituir os ônibus?
Kleinübing - Não haveria vans o suficiente para isso. A ideia é muito boa, mas na prática é inviável.
Santa - E a liberação do transporte coletivo feito por veículos particulares?
Rudolf Clebsch - Autorizamos o funcionamento e não fiscalizamos os clandestinos. O Ministério Público nos questionou se não tínhamos um plano B para uma situação de greve. Isso não existe! Não existe um investidor que guarda 226 ônibus para colocar em funcionamento numa eventual paralisação.
Santa - O senhor considera o transporte coletivo um serviço essencial?
Kleinübing - Sim, para qualquer cidade de médio porte. O direito de greve é legítimo, mas quem trabalha em serviço essencial tem que ter visão de qual é o seu papel perante a sociedade.
Santa - Prefeito, o senhor é um defensor dos corredores de ônibus. Entretanto, greves como a desta semana desestimulam as pessoas a trocar o carro pelo transporte coletivo. O que o município fará para incentivar a população a acreditar no projeto?
Kleinübing - A população não pode desacreditar do corredor o ano inteiro esperando que possa haver uma paralisação. O corredor vai funcionar. Só a retirada das baias na Rua 7 de Setembro já fizeram as viagens dos coletivos ficarem um minuto e meio mais curtas. Isso demonstra o quão acertada é a decisão de priorizar os corredores. São 3,5 horas a menos de funcionamento dos coletivos por dia.
Santa - Incentivar o uso do transporte coletivo não vai deixar a população ainda mais dependente do Consórcio Siga e do sindicato?
Kleinübing - O município tem responsabilidade como organizador do transporte. Quanto mais as pessoas usarem o transporte, aumentará a responsabilidade. Do município, de fiscalizar e de garantir o serviço. Do Consórcio Siga, como operador desse serviço e dos ganhos. E também aumenta a responsabilidade do sindicato, que precisará ter compromisso com a sociedade.
Santa - O corredor de ônibus poderá trazer redução do valor da passagem?
Kleinübing - O corredor trará economia no custo do sistema, a ponto de podermos reduzir a passagem, mantê-la no valor que está ou até diminuir o valor do reajuste que teria que ser dado.
Santa - E a partir dos corredores, poderemos contar com ônibus melhores?
Clebsch - O Consórcio Siga já foi notificado a renovar a frota. Os novos ônibus vão começar a rodar quando os corredores entrarem em funcionamento. Mesmo assim, este ano foram 33 novos ônibus em circulação. Hoje temos ônibus com 13 anos de uso. Os articulados têm prazo de 12 anos, mais um ano de tolerância. A partir do anúncio dos corredores de ônibus, nós estabelecemos diretrizes para economia de combustível e da depreciação das carrocerias. Comprar ônibus antes da implantação do corredor atrapalharia a economia.
Fonte: Jornal de Santa Catarina
Postado por Meu Transporte às 09:05 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Santa Catarina
Eletropaulo transfere manutenção da rede de trólebus para SPTrans
Quando o convênio entre a Prefeitura de São Paulo e a Eletropaulo foi feito, em 1985, os trólebus eram operados pela Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC) e a Eletropaulo era uma estatal. Após a concessão dos serviços de transportes e de energia elétrica, a discussão dos preços e responsabilidades sobre a manutenção da rede colocou as empresas em polos distintos.
A partir da transferência, a SPTrans ficará responsável pela manutenção e continuará a pagar à Eletropaulo pela energia consumida pelos trólebus. Segundo a SPTrans, em São Paulo circulam 200 trólebus em 12 linhas, a maior parte delas na região Leste da cidade, e nas regiões Sudeste e Oeste. Apesar do fim do convênio, a SPTrans e a empresa concessionária do sistema de trólebus afirmam que estão previsto investimentos de R$ 25 milhões na melhoria e modernização da via aérea, além de R$ 91 milhões para compra de 140 veículos novos.
A AES Eletropaulo esclareceu que interrupções na rede de trólebus não são causadas exclusivamente por falta de energia. Entre os motivos que podem interromper o sistema de transporte estão falha nos fios dos ônibus (que não são responsabilidade da AES Eletropaulo), pavimentação irregular das vias e direção fora dos parâmetros estabelecidos pela rota, o que ocasiona o rompimento dos cabos na parte traseira dos veículos.
"Não tem manutenção. A Eletropaulo quer jogar a responsabilidade para a SPTrans e a SPTrans joga para a Eletropaulo", diz o vereador Abou Anni (PV), que defende a ampliação da rede. "Quem perde com isso somos todos nós por causa dos congestionamentos e dos transtornos para os passageiros", afirma.
Fonte: G1.com.br
Postado por Meu Transporte às 00:15 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Pessoa com deficiência tem passe livre nos ônibus de Vitória
Os direitos são garantidos a pessoas com deficiência física e mental pela Lei Municipal 3.554/98 e pelos Decretos Municipais 9.891/96 e 10.033/97. Para usufruir desse benefício, é preciso apresentar ao motorista do ônibus o Cartão de Gratuidade do Deficiente.
Para obter o Cartão Siga Vitória Gratuidade - Pessoa com Deficiência é necessário ser morador do município de Vitória e comparecer ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), para agendamento da perícia médica.
Para maior comodidade do requerente, ele deve comparecer nos dias da perícia médica portando os seguintes documentos originais:
1. Laudo Médico com o número que especifica a doença - Código Internacional de Doenças (CID).
2. Carteira de Identidade.
3. CPF.
4. Duas fotos 3x4 coloridas recentes.
5. Comprovante de residência em nome do deficiente.
6. Comprovante de renda inferior a três salários mínimos.
7. Documento comprovando a finalidade da gratuidade (exemplo: a finalidade do deficiente em obter a gratuidade é para se locomover até o seu local de trabalho).
Os documentos serão analisados, xerocopiados e autenticados por um servidor da Prefeitura de Vitória. As cópias ficarão arquivadas no setor de cadastro e os documentos originais serão devolvidos assim que o cadastro for feito.
Não havendo possibilidade de atendimento imediato na perícia médica, serão adotados os procedimentos quanto à documentação (análise, cópia, autenticação e cadastro) e será agendada uma data para a realização da perícia médica. O resultado da perícia será informado por carta e/ou ligação telefônica.
Onde fazer a períciaPosto de Atendimento para agendamento da perícia médica
Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac) - Secretaria de Transportes e Infraestrutura Urbana (Setran)
Rua Vitório Nunes da Motta, 220, térreo, Edifício Ítalo Batan Régis, Enseada do Suá, Vitória, ES
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 12 às 17 horas, para agendamento da perícia médica (realizada sempre às terças e quintas).
Local para realização da perícia médica
Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac)
Rua Vitório Nunes da Motta, 220, Edifício Ítalo Batan Régis, Enseada do Suá, Vitória, ES.
Telefone: (27) 3382-6486.
Postado por Meu Transporte às 00:01 0 comentários
Marcadores: Acessibilidade, Espiríto Santo
DF: Passageiros têm dificuldade para pegar ônibus de madrugada
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
É por isso que a atendente Eliane de Lima, grávida de quatro meses, se apressa para chegar à parada no horário certo. Ela tem que pegar dois ônibus todas as noites para chegar no Recanto das Emas, onde mora. “Se eu perder esse ônibus, pego só o de 1h30 da manhã”, comenta.
A partir das 21h, os horários das linhas de ônibus são reduzidos em todo o Distrito Federal. “O ônibus passa de uma em uma hora, isso quando não atrasa. Se atrasa, o ônibus vem lotado, quando não acontece de ele quebrar no meio do caminho”, afirma o vendedor Felipe Teixeira.
Das 17 linhas do Corujão, apenas quatro operam seguido até as 6h. A maioria parte da Rodoviária do Plano Piloto a cada uma hora e meia.
“Uma vez, cheguei na Rodoviária e liguei para o motorista para saber onde ele estava e ele disse que o ônibus tinha quebrado e não tinha outro para substituir", diz a atendente Mesiane dos Santos.
Por isso, auxiliar de garçom Stênio dos Santos já foi obrigado a passar madrugadas inteiras na Rodoviária. “Tem que ficar acordado, não pode dormir, porque aqui tem muita gente ruim”, afirma.
Para evitar dormir em um banco, o cozinheiro José Fernandes dos Santos apela para a casa da ex-mulher. “Quando não dá para ir para o Riacho Fundo 2, eu vou para a casa da minha ex-mulher em São Sebastião. Mas, às vezes, não tem como eu dormir na casa dela aí eu volto para o serviço e durmo no chão”, fala.
Para tentar resolver o problema, o DFTrans informou que está concluindo um projeto de ampliação das linhas noturnas e dos horários. Já as cidades do Itapoã e Arapoanga devem ser incluídas no Corujão. A previsão é de que isso aconteça até o dia 16 deste mês. (Marcelo Cosme)
Postado por Meu Transporte às 23:57 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Ônibus híbrido elétrico é apresentado no Rio
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Postado por Meu Transporte às 22:04 0 comentários
Marcadores: Reportagem especial, Rio de Janeiro, Videos