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Porto Alegre: Sistema BRT será também a solução do transporte da capital gaúcha

segunda-feira, 9 de agosto de 2010


BRT: Av. Bento Gonçalves / Portais Azenha e Antônio Carvalho (2 estações)

Segundo a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, uma das obras de mobilidade urbana previstas para a capital gaúcha, para a Copa 2014, é a implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) na Av. Bento Gonçalves com a construção de duas estações, Azenha e Antônio Carvalho. O projeto tem extensão de 9,4 km que liga a zona sudeste ao centro da cidade.
Este projeto foi adicionado via Termo Aditivo à Matriz de Responsabilidades em 29 de abril de 2010. Termo este, celebrado entre o Ministério do Esporte, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Recursos: Governo Federal (Financiamento Caixa)
Execução: Governo Municipal
Prazo: Jun/2013
Custo: R$ 23.000.000,00

Adequação do Corredor de Ônibus da Av. Assis Brasil para o Sistema BRT

Segundo a Prefeitura Municipal de Porto Alegre (RS), uma das obras de mobilidade urbana previstas para a capital gaúcha, para a Copa 2014, é a adequação das atuais faixas exclusivas para a circulação de ônibus, conhecidas como corredores de ônibus, da Avenida Assis Brasil para o sistema BRT (Bus Rapid Transit), com a construção de sete estações.
Recursos: Governo Federal (Financiamento Caixa)
Execução: Governo Municipal
Prazo: Dez/2012
Custo: R$ 28.000.000,00

Adequação do Corredor de ônibus da Av. Protásio Alves para o Sistema BRT

A Avenida Protásio Alves é composta por faixas exclusivas para ônibus com sentidos opostos, posicionadas junto ao canteiro central, segregada com tachões. As estações de ônibus localizam-se nas laterais da faixa exclusiva com embarque e desembarque à direita. As outras duas faixas posicionadas em cada uma das laterais da via central (faixa exclusiva) são destinadas ao tráfego de veículos particulares.Segundo a Prefeitura Municipal de Porto Alegre (RS), para a Copa 2014, está prevista a adequação dos atuais corredores de ônibus para o sistema BRT (Bus Rapid Transit), que irá contemplar 11 estações. O cronograma e a previsão de investimentos para as obras estão apresentadas nas tabelas ao final da página.
Recursos: Governo Federal (Financiamento Caixa)
Execução: Governo Municipal
Prazo: Jun/2011
Custo: R$ 53.000.000,00

Fonte: Portal da Transparência


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BHTrans lança pacote de licitações para melhorar o tráfego


Projetos para melhorar o trânsito da capital começam a sair do papel, com o anúncio de um pacotão de licitações pela BHTrans. A empresa que gerencia o tráfego de BH abriu concorrência para contratar consultoria que dará apoio à execução das obras de alargamento e requalificação das avenidas Antônio Carlos, Dom Pedro I e do Complexo Viário do Vilarinho. Esse é o primeiro passo da preparação das vias para receber o transporte rápido por ônibus (BRT, bus rapid transit, em inglês), principal aposta da prefeitura no quesito mobilidade para a Copa 2014.

Também foi aberta disputa para dar apoio técnico às obras do Corta Caminho, projeto que cria 148 intervenções viárias alternativas, ligando as diversas regiões da cidade, sem passar pelo Centro.

Os editais de abertura das licitações, que somam R$ 203 mil, foram publicados na edição de sábado do Diário Oficial do Município (DOM) e os interessados têm até dia 22 de setembro para se candidatar. Ainda no final do mês que vem, a BHTrans bate o martelo sobre quem vai encarar o desafio de desafogar o trânsito da cidade. Em junho, a prefeitura garantiu, por meio de contrato de R$ 1,23 bilhão com a Caixa Econômica Federal (CEF) para financiar as obras do BRT, incluídas na lista do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

O contrato prevê a implantação na capital de três ramais do transporte rápido por ônibus.Num total de 31km, os três corredores do BRT – Antônio Carlos/ Pedro I, Pedro II/Carlos Luz e Cristiano Machado e Área Central – poderão transportar, por dia, 54 mil pessoas. Em abril, a BHTrans fechou contato com a empresa de engenharia que prestará consultoria especializada do BRT. As licitações abertas agora visam preparar o terreno para a implantação de fato do BRT, com a reestruturação das avenidas Antônio Carlos e Vilarinho, além da duplicação da Pedro I.

Inspirado nos transportes coletivos de Bogotá (Colômbia) e Curitiba, o sistema funciona aos moldes do metrô, com pistas exclusivas, plataformas em nível, pagamento da tarifa antes do embarque, além de ônibus articulados, capazes de transportar mais passageiros.

Novas vias

A bolada de R$ 1,23 bi também vai bancar as obras dos corredores do Corta Caminho, batizado como Programa de Vias Prioritárias de BH (Viurbs), contemplando a construção de três vias. A Via 710 irá do Bairro Cidade Nova, na Região Nordeste, à Avenida dos Andradas, na Leste.

A 210 ligará o Betânia, na Oeste, com a Via do Minério, na Região do Barreiro, passando sobre o Córrego Bonsucesso, próximo ao Anel Rodoviário. O financiamento também inclui a via 590, conhecida como Avenida Várzea da Palma, em Venda Nova. As intervenções começaram a ser elaboradas em 2002 e visam, principalmente, desafogar o tráfego no Centro da cidade.

Fonte: Uai - Minas


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Adiada a circulação do metrô entre o Maranhão e o Piauí


O sonho dos timonenses de viajar mais rápido entre o Piauí e o Maranhão foi adiado. O metrô deveria ter começado a trafegar entre os dois Estados na quinta-feira (15), mas como a obra de recuperação da Estação Ferroviária ainda não foi concluída pela Prefeitura de Timon, a Companhia Metropolitana de Transportes do Piauí, responsável pelo veículo, acabou estipulando uma nova data: dia 30 deste mês.
A recuperação até começou a ser realizada pela Secretaria Municipal de Obras, mas não foi concluída. A estação de embarque e desembarque ganhou uma nova pintura, o piso da calçada foi recuperado, assim como o telhado que estava deteriorado.
Ainda faltam alguns detalhes. O principal deles é a instalação de cadeiras para que os passageiros possam esperar o trem e os guichês para a venda de bilhetes. Quem aguarda com ansiedade pelo início do funcionamento do transporte acabou indo pessoalmente ao terminal em busca de informações sobre o funcionamento do metrô.
O lavrador Augusto Andrade foi um deles. Ele reside na zona rural e acredita que chegar a Teresina por meio do veículo poderá ser mais barato, principalmente para ele, que vive do que produz na roça. “Para mim, ia ser bom poder andar de metrô. Como as autoridades disseram que essa semana o trem começaria a funcionar, eu vim ver se era verdade. Como a passagem é mais barata, vai ser bom para nós, pois a gente já gasta R$ 6,00 para vir do interior para a cidade e ainda ter de pagar quase R$ 2,00 para me deslocar até Teresina acaba ficando caro”, detalhou o lavrador.
  • Comprometimento
    A Prefeitura de Timon se comprometeu a cumprir todas as exigências da Companhia Metropolitana. Dinheiro e projeto para isso já existe. Durante a viagem-teste, realizada no dia 29 de junho deste ano, a prefeitura apresentou o projeto para a recuperação da malha ferroviária e os pontos da cidade aonde o metrô chegará.
    O projeto está orçado em R$ 1,5 milhão e, além da modernização do aspecto urbanístico da estação - preservando o valor histórico e arquitetônico da antiga estação da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (Reffsa) -, terá pista para cooper, ciclovias, praça elevada e plantação de árvores nativas.
    A Estação Ferroviária de Timon tem extensão de mais de um quilômetro, começando na ponte metálica e se estendendo até o fim da passagem da linha férrea, no bairro São Francisco. A prefeitura, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), já realiza obras de infra-estrutura na área, como calçamentos e galeria pluvial.
    Segundo o secretário de Infraestrutura, Delfino Guimarães, o novo projeto contemplará toda a área com a melhoria do aspecto urbanístico e melhor infra-estrutura, principalmente para o bairro onde a estação está localizada. “Vai melhorar não apenas o transporte público, mas a urbanização da área e conseqüentemente a vida dos moradores do bairro. A movimentação de passageiros para a estação aquecerá e ampliará o comércio local”, justificou o secretário.

Extensão
O veículo leve sobre trilhos, como é denominado o metrô, também chegará a Caxias e Codó, no próximo ano, pelo fato de já contarem com uma linha férrea. Nas duas cidades, a novidade ainda é vista com desconfiança. Em Caxias, por exemplo, onde não há sequer transporte coletivo, a implantação do sistema de transporte só conquistará a atenção da população se o projeto “sair do papel”.
“Eu ando todos os dias em um coletivo apertado. Aqui em Caxias, a gente não consegue nem andar num ônibus bom. O sistema de transporte público caxiense é precário. Temos que nos deslocar de van ou de mototáxi. Não sei se o metrô daria certo”, comentou a verdureira Regina Pereira da Silva, moradora do bairro Cohab.
Na Câmara Municipal, a implantação do sistema de transporte ainda chegou a ser mencionado, mas nenhuma outra discussão importante foi suscitada. A exemplo de Timon, a Prefeitura de Caxias necessitaria firmar convênio com o governo federal para a recuperação da malha ferroviária e principalmente das estações de embarque e desembarque.

  • Custo
    Por enquanto, pelo menos para os timonenses o custo do tráfego entre as duas cidades diminuirá. A passagem de metrô em Teresina custará R$ 0,50, enquanto a de ônibus custa R$ 1,90. O trajeto entre os dois Estados não demora mais do que 12 minutos.
    O diretor da CMTP explica que não há qualquer intenção de que o metrô diminua ou contribua para a redução da frota de ônibus nas ruas das duas cidades onde o transporte coletivo é muito usado pela população. Pelo contrário. A intenção é de que o serviço ajude a desafogar o trânsito e contribua para que a população de baixa renda possa circular entre os dois estados sem gastar mais do que R$ 0,50 por isso.

Fonte Iminrante


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Curitiba: Licitação do ônibus será homologada nesta segunda


O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), anunciou que vai homologar nesta segunda-feira pela manhã o resultado da primeira licitação feita para o transporte coletivo de Curitiba. O anúncio será feito às 9 horas, no Hotel Mabu, em conjunto com o presidente da Urbs, Marcos Ísfer (PPS).
Os envelopes da licitação foram recebidos pela prefeitura em fevereiro desde ano. Apenas três consórcios participam do processo licitatório, e não há disputa entre eles. Cada consórcio escolheu apresentar proposta para um lote diferente da cidade. A licitação dividiu a cidade em três lotes: Norte, Leste e Oeste.
A maior parte das empresas que participa da licitação já atua em Curitiba há vários anos. As únicas que vieram de fora são empresas de transporte com atuação na região metropolitana. Nenhuma empresa de fora da região decidiu competir.
A licitação foi feita por exigência do Ministério Público Estadual. A Constituição exige que, desde 1988, todas as concessões de serviços públicos sejam feitas por meio de licitação. No entanto, em curitiba, isso nunca havia sido obedecido. Os promotores passaram a cobrar a prefeitura em 2001, mas só agora, nove anos depois, a licitação saiu.

Fonte: Jornale


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Fortaleza: Insatisfação leva à greve dos ônibus


As assembleias, realizadas na manhã e tarde de ontem levaram cerca de 150 motoristas, cobradores e fiscais votantes a decidirem, pela realização da greve dos ônibus em Fortaleza. As reuniões aconteceram na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sintro), e revelaram a insatisfação e o clima tenso na categoria, que busca o atendimento de suas reivindicações.

Acordo entre sindicalistas e Ministério Público do Trabalho (MPT), explicou Pereira, assegura que, neste fim de semana, não haverá paralisações. "Este é o sentimento da categoria e vamos seguir os trâmites legais. Se estiver funcionando e for possível, hoje mesmo comunicaremos ao Sindiônibus", justificou o assessor.

A greve só poderá ser deflagrada 72 horas (três dias) após o comunicado oficial, obedecendo, ainda, a permanência de 30% de veículos em movimentação, a fim de não prejudicar ainda mais a população.A última tentativa de negociação entre empregados e patrões, representados pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus), foi quarta-feira, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará. O entendimento foi suspenso pelo clima tenso.

A categoria não aceita os 5,5% de reajuste salarial oferecidos pelo Sindiônibus, reivindicando 15%, além de aumento no vale-refeição de R$ 5,00 para R$ 8,00 e plano de saúde. Os sindicalistas não deixaram claro se a população será informada sobre a paralisação e as estratégias do movimento.

Desde junho último, motoristas de ônibus, cobradores e fiscais fazem greve, retornam às atividades e surpreendem a população com paralisações. A estratégia do movimento é se revelar nos horários de maior demanda por ônibus - na ida e volta ao trabalho.
Fonte: Diário do Nordeste


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Taboão da Serra entrega mais 30 ônibus adaptados para pessoas com deficiência


Com o objetivo de oferecer acessibilidade e conforto a cidade de Taboão da Serra conta a partir deste sábado, 7 de agosto, com mais 30 ônibus adaptados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Os ônibus serão distribuídos entre as linhas circulares da cidade e com essa frota, contabiliza o total de 53 veículos, número que representa mais de 50% da frota municipal adaptada e com acessibilidade.
Para o prefeito Evilásio Farias, este é o governo que tem compromisso com a pessoa. “Até 2012 (daqui três anos) a nossa meta é ter 100% da frota com acessibilidade, garantindo o transporte digno para todos”, disse. Segundo ele, isso será possível, pois a legislação exige que 10% da frota esteja adaptada e Taboão já superou a meta.
O prefeito explicou que além dos ônibus, os pontos da cidade e as escolas que serão sede para a votação estarão aptos a comportar as pessoas com deficiências e mobilidade reduzida. “Estou preparando a cidade para melhor atender aos moradores”, concluiu.
De acordo com Rogério Dardenco gerente de operações da frota, além dos novos veículos atenderem as pessoas com deficiência, este investimento também melhora a opção de transporte no município. “Todos os ônibus são entregues com o padrão da ABNT e conforme a legislação determina, além disso, são capazes de garantir a segurança do morador dentro do veículo, afinal, todos contam com sistema interno de câmeras que auxilia e monitora o motorista e possíveis atos de vandalismo e assaltos que possam acontecer dentro dos veículos”, afirmou.
Os novos ônibus são equipados com motorização eletrônica e combustível biodiesel que contribui para menor poluição do ar, elevadores automáticos para o transporte de cadeiras de rodas capazes de suportar até 250 quilos em plataforma elétrica, cintos e travas de segurança e espaço entre o corredor e as cadeiras adequados à movimentação dos demais passageiros. “Todos os motoristas foram treinados para aprender a melhor maneira de conduzir os passageiros”, concluiu Rogério.



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Abrigos de ônibus em Niterói somente para as áreas nobres


A falta de regras claras em contratos de concessão entre a Prefeitura de Niterói e empresas responsáveis pela implantação e manutenção de abrigos de ônibus e placas de ruas favorece a concentração dos mobiliários urbanos na Zona Sul e no Centro, corredores financeiros da cidade. No entanto, nas regiões periféricas do município, a população reclama da falta de um local adequado para esperar o transporte público. Além disso, as associações de moradores denunciam que, por falta de informação dos nomes nas esquinas, é comum se perder pelas ruas da cidade.
“Esses contratos têm que ter indicadores precisos e metas claras de investimento para que a população e a própria Prefeitura possam acompanhar e cobrar instalação desses mobiliários urbanos. A situação é lamentável e não pode ser regra dentro da municipalidade. Fica parecendo que esses acordos são construídos em favorecimento aos grandes grupos empresariais que, a meu ver, são parceiros estratégicos da Prefeitura”, comenta o vereador Waldeck Carneiro (PT).
O contrato, assinado em 2000 pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) e a empresa Publicidade Sarmiento Rio de Janeiro S/A, não prevê onde e nem quantos abrigos de ônibus devem ser erguidos no município. O acordo, orçado em R$ 18 milhões, prevê a construção de abrigos em ponto de ônibus; sanitários públicos; totens informativos e de identificação de bens; e depósitos de vidro e pilhas para reciclagem. Contudo, apenas alguns abrigos de ônibus e totens publicitários foram feitos pela empresa.
Além de faltarem abrigos, onde eles existem, não há cuidados de conservação e manutenção. Na Rua Marquês do Paraná e na Praça Juscelino Kubistchek, no Centro por exemplo, os pontos apresentam ferrugem e têm parte do teto quebrado. “É um desrespeito com a população. O passageiro tem que ter o mínimo de condições de ficar abrigado para que possa chegar ao trabalho com dignidade”, afirma o presidente da Associação dos Usuários de Transporte Coletivos, Waldir Cardoso.







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Dirigir pelas ruas de Taboão, Embu das Artes e Itapecerica da Serra está cada vez mais complicado


Os congestionamentos nas principais vias das três cidades mudaram a rotina dos motoristas. A situação se agrava nos horários de pico e provoca protesto de quem acaba perdendo tempo no trânsito lento.
O crescimento da frota de veículos provocado pela maior facilidade de acesso ao financiamento, o pedágio do Rodoanel, o surgimento de novas rotas, a inauguração do trecho sul do Rodoanel e a falta de investimento do governo do estado em transporte público deixam o trânsito na região ainda mais caótico. Além disso, as obras nas cidades pioram a situação. Juntas, a frota fixa de veículos de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica somam 132 mil unidades. Taboão tem 67 mil, Embu 35 mil e Itapecerica 30 mil. Enquanto isso, somente a frota flutuante mensal de Taboão, ou seja, veículos que passam na cidade somam 4 milhões e 200 mil. No Embu, a média mensal da frota flutuante é de 648 mil veículos.
Já em Itapecerica, somente na Avenida 15 de Novembro, a frota flutuante é de 650 mil veículos ao mês.



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