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Bicicleta, o transporte do futuro

sábado, 31 de julho de 2010

O problema de deslocamento em grandes cidades não é exclusividade do Brasil. Aqui isso tem se agravado. Em vez de investirmos em transporte coletivo, baixamos impostos para o transporte individual. Em vez de apostar em trens e navios para o transporte de cargas, mandamos tudo por caminhões. (Já notaram que, em grande parte dos acidentes, tem um caminhão ou ônibus envolvido?).
Um amigo foi perguntado por um europeu como era o transporte por trens no Brasil. “Incipiente”, respondeu. Comentário do europeu: “Então as estradas de vocês devem ser péssimas!”. Consequência disso? Somos os campeões mundiais em acidentes de trânsito e engarrafamentos.Enquanto isso acontece por aqui, os mais desenvolvidos centros urbanos do mundo caminham no sentido contrário.
Usar bicicletas para trabalhar ou se deslocar está deixando de ser coisa de pobre, para se tornar transporte de gente consciente. A cada dia que passa, mais gente tem escolhido a bicicleta como seu meio de transporte preferido, especialmente nas cidades mais ricas do mundo, como Nova York, Londres, Tóquio, Berlim. Frankfurt, há anos, vem estreitando ruas, para circularem menos carros no centro.
Em Copenhague, muitas ruas antes dominadas por carros em busca de estacionamento hoje são espaços para pedestres e bicicletas. Nova York já estuda pedágio e taxa de engarrafamento para carros no centro. E começou a fechar algumas ruas, em determinados períodos, para carros. Também lá estão trocando estacionamentos de carros, para estacionar bikes. Cresce a quantidade de ciclovias.
O número de bicicletas aumentou em 35% entre 2007 e 2008. Tóquio já tem cinemas com estacionamentos de bicicletas. Em algumas dessas cidades já acontecem festas com manobristas para bikes.
Em Paris, muitos conhecem a tentativa de usar bicicletas públicas, as Vélib (velo, de bicicleta, em francês e lib, de livre/liberdade). A pessoa passa o cartão de crédito e libera uma bike para uso próprio. Tem uma hora de graça, para estimular pequenos trajetos. Depois disso é cobrada uma taxa. O cartão serve como garantia: roubou=comprou.
No Brasil, cidades como Blumenau e Joinville sempre tiveram grande tradição em usar bicicletas. Por aqui, bicicleta tem sido coisa de pobre, ou veículo de passeio em fins de semana. Somos dependentes de automóveis.Com o aquecimento global, o uso dos carros é questionado fortemente. Imaginem quando os dois países mais populosos do mundo – China e Índia – tiverem grande quantidade de carros circulando. Em Porto Alegre, como em quase todas as cidades brasileiras, não temos metrô.
Nas poucas capitais que têm, como São Paulo, o metrô não tem grande capilaridade. Talvez agora, quando um dos principais artistas da novela da Globo é um ciclista, essa moda pegue.Mas, para que possamos usar a bicicleta no dia a dia, precisamos de ciclovias e locais para deixar as bicicletas, que não amarradas em postes e cercas.
E os motoristas precisam respeitar quem quer cuidar melhor do ar que respiramos e, junto com isso, fazer um bom exercício diário.Quando teremos iniciativas consistentes e corajosas para equipar Porto Alegre para esse que já está sendo considerado por muitos como o transporte do futuro?

Fonte: Alfredo Fedrizzi ao Zero Hora
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Últimos trens da Linha 4 do Metrô de SP chegam ao País


Os três últimos trens do lote inicial de 14 composições da Linha 4 - Amarela do Metrô paulistano (hoje operando com as estações Paulista e Faria Lima, mas que futuramente ligará a Luz à Vila Sônia) já estão no País, em um navio que os trouxe desde a Coreia do Sul, onde foram fabricados. Eles devem desembarcar no Porto de Santos até o fim desta semana, de onde seguirão por carretas até o Pátio Vila Sônia, na zona sul da capital, onde serão montados e passarão por testes.
Dos 11 trens que já estão nos trilhos, cinco composições estão operacionais e vem transportando passageiros diariamente entre as duas estações. De acordo com Luís Valença, presidente do Consórcio Via Quatro, operador da Linha, a média diária vem sendo de 11 mil passageiros transportados - "acima da nossa expectativa no início", diz ele.
As duas próximas estações da Linha 4 (Butantã e Pinheiros) devem, segundo Valença, ser inauguradas em novembro deste ano. E, para que a primeira fase fique completa, faltarão outras duas (República e Luz), a serem abertas até abril de 2011.
De acordo com Valença, a operação da linha, que conta com uma série de novos sistemas, como as portas de plataforma e os trens com tecnologia driverless (sem condutor) vem correndo sem problemas. "Apenas pequenos ajustes foram feitos", diz.

Fonte: Estadão


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Metrô de Fortaleza deve abrir 700 vagas


Com a chegada do Metrô de Fortaleza em vista, é natural a demanda por profissionais para seu devido funcionamento. Diante da perspectiva de início de funcionamento da linha Sul no segundo semestre de 2011, já está sendo solicitada ao Governo do Estado a realização de um concurso público que deve abrir, pelo menos, 700 novas vagas.
De acordo com a diretora de gestão empresarial do Metrô de Fortaleza, Ciça Maia, o certame só deve sair entre abril e maio do ano que vem. "Já foi feito um levantamento das nossas necessidades com uma empresa especializada, a Trends Consultoria. Quando o concurso for aprovado, daremos o perfil dos candidatos. Afinal, quem vai lidar com trem e metrô tem um perfil especializado, deve trabalhar com precisão", alerta a diretora.
Vagas de nível médio, técnico e superior
Ainda segundo a direção do Metrô de Fortaleza, as vagas que serão abertas devem garantir postos para pessoas com nível médio, técnico e superior. Os salários devem variar de R$ 674,20 a R$ 2.018,00, seguindo a atual remuneração dos funcionários.
Postos a serem abertos e remuneração prevista:
- Agente de segurança de operações - R$ 674,20- Agente de estação - R$ 751,91- Controlador de CCO - R$ 992,00- Supervisor de estação - R$ 1.122.00- Supervisor de trem - R$ 1,122,00- Supervisor de equipe - R$ 1362,00- Analista de gestão - R$ 1.565,00- Analista técnico - R$ 2.018,00
Dependendo do cargo escolhido pelos candidatos, haverá exigência em formações específicas. No caso das funções de analista de gestão, por exemplo, deverão concorrer pessoas com formação em Psicologia, Assistência Social, Administração, Direito, entre outras. Já o cargo de analista técnico deve exigir pessoas graduadas em Engenharia e suas especialidades.
"Devemos ressaltar que o concurso só deve acontecer ano que vem, mas após a realização, haverá um treinamento. Alguns dos nossos funcionários já estão sendo treinados na Itália, outros em Recife e São Paulo. Tudo isso para poder capacitar a mão de obra que será contratada. Nós estamos formando um corpo de instrutores internos", completa Ciça Maia.
Vagas: 700Cargo: váriosNível: médio a superiorRemuneração: até R$ 2.018,00Edital: em breve

Fonte: Portal Verdes Mares


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Rio de Janeiro: Secretaria recebe propostas de empresas interessadas na concessão das linhas de ônibus

sexta-feira, 30 de julho de 2010


A Secretaria municipal de Transportes recebeu, na manhã desta sexta-feira, as propostas dos consórcios interessados na concessão das linhas de ônibus da cidade. Os envelopes, porém, ainda não têm data para ser abertos. A Associação dos Contratados e Contratantes do Poder Público, em ação que pede a anulação da concorrência, conseguiu uma liminar que impede a análise imediata da documentação. De qualquer forma, os envelopes já não seriam abertos nesta sexta-feira, porque o Tribunal de Contas do Município ainda não concluiu a análise da documentação.
Os seis consórcios credenciados apresentaram propostas . Quatro têm como líderes empresas que já operam no mercado carioca. A maior disputa é para o Lote 2, que reúne os bairros da Zona Sul e Tijuca. Três consórcios disputam a concessão: o Inter-Sul, liderado pela Viação Real; o Via Sul - Metropolitana, liderado pela Via Sul Transportes Urbanos; e o SP Rio, liderado pela Vila Galvão Ltda. Os dois últimos são liderados por empresas baseadas em São Paulo.
Para o Lote 3 (Zona Norte), apresentaram propostas a SP Rio e o Consórcio Internorte, liderado pela Viação Nossa Senhora de Lourdes, com atuação no Rio. O consórcio Transcarioca, liderado pela Viação Redendotr e a Via Sul-Metropolitana são os consórcios que apresentaram propostas para o Lote 4 (Barra da Tijuca e Jacarepaguá). Para o Lote 5, apenas a Santa Cruz Transportes, liderada pela Expresso Pégaso, apresentou proposta. O prazo de concessão é de 20 anos, e as empresas vencedoras terão que se comprometer em implantar o bilhete único até 31 de dezembro, além de operar os BRTS que estão sendo projetados.



Fonte: O Globo


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Corredor de ônibus liga Diadema ao sul de São Paulo


O governo paulista inaugurou hoje o corredor metropolitano Diadema-São Paulo, uma alternativa de integração dos moradores da região do ABCD e da zona sul de São Paulo com a região sudoeste da capital, e que será gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP).
De acordo com a assessoria de imprensa do Palácio dos Bandeirantes, com investimento de R$ 24,5 milhões, o corredor conta com 24 quilômetros de faixas de ônibus exclusivas, 36 pontos de paradas e nove estações de transferência. A operação será iniciada amanhã. O corredor é extensão do corredor ABD, que liga São Mateus ao Jabaquara.
O trajeto se inicia no terminal metropolitano Diadema, incluindo a Avenida Presidente Kennedy, em Diadema, seguindo pelas avenidas Cupecê, Vereador João de Luca, Professor Vicente Rao e Roque Petroni Júnior, em São Paulo, até a estação de transferência Morumbi.
A partir desse ponto, é possível fazer a integração com a Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O corredor também permite integração com a Linha 5-Lilás, do Metrô, na futura estação Brooklin-Campo Belo.
Circularão pelo corredor linhas metropolitanas de ônibus gerenciadas pela EMTU/SP - operadas por concessionária - e linhas municipais, gerenciadas pela SPTrans. A demanda inicial total está estimada em 85 mil usuários por dia.

Fonte: G1


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Curitiba: Linha alimentadora especial ligará terminal Pinheirinho à marginal da BR 476


A partir do próximo dia 2 de agosto, a Urbs iniciará a operação da linha alimentadora X-17 Especial BR-476, que sairá do Terminal Pinheirinho e seguirá até a marginal da BR-476, na altura da empresa Todeschini, com paradas na Faculdade Tupy (Sociesc) e na empresa. O objetivo é melhorar ainda mais o atendimento aos usuários da região.

O retorno ao terminal será realizado pelos fundos da empresa, com os ônibus circulando pelas ruas Cid Marcondes de Albuquerque e Luciano Puzzi. A linha funcionará apenas em dias úteis, em horários de maior movimento. No Terminal Pinheirinho, embarques e desembarques serão feitos na plataforma da linha 631 – Piratini / BR-476, sentido da rodovia federal.

Horários – Por se tratar de uma linha especial, a X17 Especial BR-476 funcionará nos seguintes horários:

Saídas do Terminal Pinheirinho – 6h03; 6h05; 6h25; 6h48; 7h13; 7h38; 12h10; 12h35; 13h; 13h02; 13h30; 17h05; 17h30; 17h55; 18h20; 21h; 21h02; 21h30; 21h58; 22h20 e 22h40.

Saídas da Marginal da BR-476, defronte à fábrica da Todeschini – 6h15; 6h35; 6h48; 7h; 7h25; 11h58; 12h23; 12h48; 13h15; 13h45; 17h17; 17h42; 18h07; 18h32; 21h15; 21h45; 22h10; 22h30 e 22h50.

Fonte: URBS


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SPTrans cria linha de ônibus na Vila Olímpia e altera itinerário de ônibus no Tucuruvi

A SPTrans informa que a partir de 31 de julho, a linha 6401/52 Vila Olímpia - Metrô Armênia, irá operar aos sábados, com a frota de seis veículos, das 4h40 às 23h10, atendendo aos moradores da região dos bairros do Itaim Bibi e Vila Olímpia.
Linha e itinerário:
6401/52 Vila Olímpia - Metrô Armênia
Ida: Praça Dr. Roger Patti, Rua Alvorada, Rua Ribeirão Claro, Rua Gomes de Carvalho, Rua Funchal, Rua São Tomé, Rua do Rócio, Rua Ramos Batista, Rua Min. Jesuino Cardoso, Av. Brig. Faria Lima, Rua Nova Cidade, Rua Casa do Ator, Rua Ribeirão Claro, Rua das Fiandeiras, Rua Clodomiro Amazonas, Rua Tabapuã, Rua Bandeira Paulista, Av. Nove de Julho, Passagem sob Túnel Daher Elias Cutait, Av. Nove de Julho, Viaduto Dr. Plínio de Queiróz, Av. Nove de Julho, Viaduto Dr. Eusébio Stevaux, Pq. Anhangabaú, Túnel Papa João Paulo II, Av. Prestes Maia, acesso a, Viaduto Eng. Romero Zander, Av. Tiradentes, Ponte Sd. José B. de Andrade, Av. do Estado, Rua Eduardo Chaves, Rua Guaporé, Av. Tiradentes, Rua Porto Seguro, Rua Dom Rodó, Rua Guaporé.
Volta: Rua Guaporé, Av. Tiradentes, Av. do Estado, Ponte Santo Dumont, Av. Santos Dumont, Av. Tiradentes, Av. Prestes Maia, passagem sub. Tom Jobim, Av. Prestes Maia, Túnel Papa João Paulo II, Pq. Anhangabaú, Av. Nove de Julho, Viaduto Dr. Plínio de Queiróz, Av. Nove de Julho, Rua Dr. Renato Paes de Barros, Rua Joaquim Floriano, Rua João Cachoeira, Rua Leopoldo Couto de Magalhães, Rua Prof. Atilio Inocenti, Rua Elvira Ferraz, Rua das Fiandeiras, Rua Olimpíadas, Rua Gomes de Carvalho, Rua Funchal, Av. Dr. Cardoso de Melo, Rua Baluarte, Rua Alvorada, Praça Dr. Roger Patti.
  • A SPTrans vai alterar o itinerário da linha 1722/10 Jardim Marina – Tucuruvi, durante a realização da Festa de Nossa Senhora das Neves, que acontece neste final de semana, 31 de julho e 1° de agosto, das 6h às 22h, no Tucuruvi.
Para informações sobre linhas e trajetos de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linha e itinerário:1722/10 Jardim Marina - Tucuruvi
Ida: normal até Avenida Comandante Antônio Paiva Sampaio, Avenida Guapira, prosseguindo normal.Volta: normal até Rua Guajaú, Avenida Maestro Villa-Lobos, Rua Pixibás, Avenida Guapira, Avenida Comandante Antônio Paiva Sampaio, prosseguindo normal.

Fonte: Sptrans



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Campinas: Operação Volta às Aulas da EMDEC chega à região central, a partir de segunda


A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) intensificará as ações da Operação Volta às Aulas, iniciada nesta semana, com o monitoramento do trânsito nas escolas localizadas na região central da cidade, a partir da próxima segunda-feira, dia 2 de agosto.

Nesta segunda etapa do trabalho, o foco da EMDEC será o monitoramento do sistema viário no entorno de 13 escolas e três campi universitários da cidade, pontos onde qualquer interferência pode comprometer a fluidez do trânsito.

Para isso, a EMDEC disponibilizará 32 agentes da Mobilidade Urbana por turno no monitoramento da IBTA/Metrocamp, campus I da PUC-Campinas e campus Swift da Unip; além dos seguintes colégios: Anglo/COC, Aníbal de Freitas, Ave Maria, Carlos Gomes, Dom Barreto (estadual, na Avenida General Carneiro), Dom Barreto (particular, na Avenida Ângelo Simões), Escola Americana, Imaculada, Integral, Liceu, Novo Anglo, Pio XII, Progresso.

No trabalho, os agentes adotarão as medidas operacionais necessárias para facilitar a travessia com segurança dos alunos próximo aos portões das escolas e garantir agilidade no embarque e desembarque feito pelos pais e operadores do transporte escolar.

Além disso, os agentes vão coibir a parada em fila dupla e o fechamento de cruzamentos. Eles também serão responsáveis por fazer a reserva de vagas, com a proibição de estacionamento, nos pontos mais críticos nas imediações dos colégios para garantir a fluidez do trânsito.

Todas as intervenções no entorno dessas escolas e campi se estenderão, pelo menos, até a próxima sexta-feira, 6 de agosto.

Transporte escolar

Além do monitoramento do trânsito, a EMDEC disponibilizará outros cinco agentes por turno para fiscalizarem o transporte escolar na porta das escolas. Diariamente, os agentes vão fiscalizar três escolas até o dia 1º de setembro.

O objetivo desta ação é coibir que veículos que não passaram pela vistoria obrigatória do segundo semestre realizem o serviço. Além de checarem o estado de conservação dos veículos, os agentes darão atenção à situação da documentação do operador e do veículo e à conduta dos operadores.

Fonte: EMDEC


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