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Rodoviários farão nova paralisação nesta quarta-feira em Brasília

quarta-feira, 21 de julho de 2010


O Sindicato dos Rodoviários decidiu, em assembleia realizada na noite desta terça-feira, fazer paralisações relâmpago em diversos pontos do Distrito Federal. A partir das 5h, motoristas e cobradores das empresas Viplan e Planeta, dos terminais de Samambaia e do Setor O, em Ceilândia, cruzarão os braços por pelo menos duas horas.

A paralisação foi determinada pela falta de avanço nas negociações com os empresários para o adiantamento de 40% e do valor da cesta básica, proporcional a R$ 112, que não foram depositados. O presidente do sindicato dos rodoviários, João Osório, não descarta a possibilidade de uma greve geral a partir da próxima semana. "Não temos nada a ver com o governo. Essa semana vamos fazer protestos em vários pontos até que haja uma negociação", declara.

A situação já vem complicada desde a manhã desta terça-feira, quando um grupo de rodoviários das empresas Riacho Grande, Viplan e Viação Planeta comandou uma paralisação-relâmpago e o fluxo ficou interrompido no terminal do Setor O, o maior do DF, e também no terminal da QNQ, ambos em Ceilândia, com cerca de 560 veículos sem circular.

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Paralisação de ônibus à vista em Londrina


Os trabalhadores do transporte coletivo de Londrina rejeitaram, em votação durante esta terça-feira (20), a proposta de reajuste salarial de 6,5% oferecida pelas empresas. Eles já haviam recusado uma série de propostas anteriores.
Uma nova reunião será feita nesta quarta-feira (21), entre representantes dos trabalhadores e das empresas, para discutir o assunto. Se não houver acordo ou avanço nas negociações, um protesto pode ser feito na quinta-feira (22).

“Os trabalhadores estão sob pressão e não suportam mais”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina (Sinttrol), João Batista da Silva. Ao todo, foram 951 votantes, dos quais 569 são contrários à proposta, 378 favoráveis e o restante optou por votar em branco ou nulo. “Esse resultado espelha um sinal vermelho para as empresas”, avaliou o sindicalista.
Desde o início das negociações, as empresas já desvincularam o reajuste ao valor da tarifa, que hoje é de R$ 2,10, por determinação judicial. Antes, as empresas dariam o reajuste salarial vinculado à volta do valor das passagens para R$ 2,25. Mesmo com a desvinculação do reajuste ao preço da tarifa, os trabalhadores rejeitaram o acordo. Eles querem um rejuste maior e garantia de que os cobradores não serão demitidos.

“Os trabalhadores não querem circular com ônibus sem cobrador, não querem dirigir nem cobrar a passagem e ter de cuidar dos cadeirantes”, afirmou Batista. Ele deve voltar a negociar com os representantes nesta quarta-feira. A reportagem não conseguiu contato com a assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Londrina (Metrolon).

Fonte: Portal RPC
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Motoristas de ônibus de Cuiabá são capacitados pelo Detran


Motoristas do transporte coletivo em Cuiabá estão sendo capacitados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) durante toda esta semana.

Divididos em turmas (matutino e vespertino) e com duração de 15 horas, 82 motoristas da Capital mato-grossense participam do primeiro Curso de Capacitação para Motoristas de Empresas de Transporte Coletivo de Cuiabá.

O curso oferecido pelo Detran-MT tem como objetivo despertar nos motoristas a prática da direção defensiva e comportamento cordial no trânsito. No decorrer das aulas os motoristas veem através de vídeos, fotos e textos como devem agir, além disso, recebem instruções sobre relacionamento interpessoal.

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DF: Ônibus que pararam esta manhã voltaram a circular normalmente no início da tarde

terça-feira, 20 de julho de 2010


Os cerca de 560 ônibus que pararam as atividades, na manhã desta terça-feira (20/7), voltaram a circular normalmente por volta de 13h. A paralisação relâmpago começou logo cedo terminal do Setor O e, segundo a categoria no local, chegou aos terminais do P Sul e da QNR, em Ceilândia, e em Samambaia Sul. Os motoristas e cobradores querem receber o adiantamento de 40 % do salário e o valor da cesta básica, que deveriam ser depositados todo dia 20 e não estavam na conta dos trabalhadores esta manhã.

De acordo com uma dos diretores do Sindicato dos Rodoviários Francisco Andrade, a paralisação relâmpago desta manhã não tem o apoio da entidade representativa da classe. Para o sindicato, a ausência do pagamento é um jogo político dos patrões, uma forma de pressionar um aumento de passagens. A diretoria do sindicato está reunida desde 13h para definir uma posição em relação ao atraso no pagamento. Andrade não descarta a possibilidade de que outra greve geral seja deflagrada.

Por meio de nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros e das Empresas de Transportes Coletivos (Setransp-DF) afirma que o adiantamento e a cesta básica não foram pagos porque não há dinheiro em caixa para efetuar os depósitos. Segundo o representante dos patrões as empresas Viva Brasília, São José e Grupo Amaral pagaram os funcionários normalmente.

O sindicato destacou que o donos das firmas aguardam uma resposta do Governo do DF sobre a análise das planilhas de custos e a necessidade, alegada pelos patrões, de reajuste salarial. A assessoria de imprensa do GDF destaca que, até o fim desta semana, deve ser divulgada a decisão sobre o aumento ou não das tarifas.

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Passageiros de São Bernardo do Campo terão sistema moderno de bilhetagem eletrônica


Chega de dinheiro e bordo e vales de papel para os passageiros de ônibus de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Mesmo que tardiamente, o sistema municipal de transportes vai contar com um sistema de bilhetagem eletrônica, que deve oferecer maior segurança para usuários e operadores, comodidade e rapidez nas operações.

O Consórcio SBCTrans, liderado pela família Setti Braga, da Auto Viação ABC, com a participação de outros empresários da região, como o grupo de Baltazar José de Souza, investiu cerca de 10 milhões de reais para a implantação do Cartão Legal.

Com sistema fornecido pela empresa de tecnologia em transportes APB Prodata Brasil, a bilhetagem eletrônica será implantada aos poucos.Até o final de 2010, o serviço vai contemplar nove categorias de usuários.

Os primeiros a ser contemplados serão idosos e passageiros com deficiência física, com o Cartão Legal Sênior, para usuários com mais de 60 anos, e em seguida, o Cartão Legal Especial para passageiros com deficiência e que possuem gratuidades garantidas pela lei, como desempregados por exemplo.

Essas duas categorias de passageiros terão cartões especiais que trarão foto, número do RG, nome completo e impressão digital do usuário, que será reconhecida pelo aparelho na catraca.O sistema, garante o consórcio, terá o que é de mais tecnológico em bilhetagem eletrônica.

O Cartão Legal acumulará créditos que serão descontados a medida que o passageiro usar os ônibus da cidade. A tecnologia contempla a leitura do cartão sem necessidade de encostá-lo no validador. Basta aproximar o cartão. Isso oferece mais agilidade dos embarques, pelo fato da catraca ser liberada mais rapidamente.

Um fator de segurança para os passageiros é que, além de não ser mais necessário transportar dinheiro, o que reduz os riscos de assaltos, é que se o cartão for extraviado ou roubado, com a comunicação por parte do usuário, ele será cancelado e o passageiro terá seus créditos recuperados. É um passo a frente nas operações de bilhetagem eletrônica.

Cada cartão possuirá um código, que fica com a SBCTrans. Comunicada, a empresa pode cancelar a unidade, para que o infrator ou criminoso não use os créditos. Além disso, calcula quantos créditos tinha armazenado no momento do roubo e extravio e devolve esse valor em outro cartão. Não há risco de o passageiro por má fé conseguir créditos duplos, pois um cartão deixa de ser válido.

Outra praticidade prometida pelo sistema será a possibilidade de recarga dentro do próprio ônibus. Não haverá necessidade de filas em terminais ou de o usuário se deslocar a um ponto credenciado, como um estabelecimento comercial, por exemplo.

O cartão funcionará como uma espécie de bilhete único na cidade, o que é um avanço na região do ABC Paulista, onde a integração entre linhas dentro de um mesmo município é considerada deficitária.

No prazo de 90 minutos, será possível embarcar em outro ônibus municipal, sem pagar nova tarifa. Aos finais de semana e feriados, esse prazo para usar dois ônibus sem custos sobe para 120 minutos.

O sistema de ônibus de São Bernardo do Campo transporta 58 milhões de passageiros anualmente. O consórcio que opera com exclusividade no município, recebe subsídio de 1 milhão e 600 mil reais por mês.

Fonte: Blog Ônibus Brasil
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Intervenções no trânsito de Cuiabá começam no próximo mês


Do total de 20 intervenções programadas para o trânsito de Cuiabá, seis editais de licitação já foram lançados. As alterações estão previstas no projeto que visa a adequação da cidade para o torneio Mundial da Fifa que acontecerá em 2014. A previsão é de que as obras tenham início em agosto, segundo a Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal (Agecopa).

A capital mato-grossense, junto de Belo Horizonte e Manaus, são as cidades cujas obras são consideradas as mais adiantadas. As intervenções são as obras preparatórias para as verdadeiras adaptações, como a construção de viadutos e túneis. Elas estão orçadas em R$ 142 milhões.

Em 2011 é que acontecerão as obras de mobilidade urbana como a do sistema de Bus Rapid Transit - corredores exclusivos para ônibus.Ele funcionará nos principais corredores de Cuiabá como as avenidas Fernando Corrêa, Historiador Rubens de Mendonça (av. do CPA), XV de Novembro, além da Prainha e av. da FEB serão interditadas. A idéia é estar com tudo funcionando até o fim do ano que vem, para sediar a Copa das Confederações, que acontece em 2012.

Dentre as principais intervenções que acontecerão nos próximos meses está a construção de pontes sobre o rio Coxipó, para dar vazão ao tráfego da avenida Fernando Correa. Ela será interditada para a execução do BRT. Além disso, um túnel cortará a avenida Miguel Sutil, na altura da rua Desembargador Trigo de Loureiro, ao lado do Cuiabá Lar Center, ligando o bairro Consil, ao Aráes.

O objetivo é facilitar o acesso à avenida Mato Grosso e desafogar a avenida do CPA.Em outro ponto da Miguel Sutil, na rua General Ramiro Noronha, os bairros Jardim Cuiabá e Santa Rosa também serão interligados por meio de túneis.

Fonte: De olho em 2014
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Empresa curitibana vai redesenhar o transporte coletivo de Maringá


A prefeitura de Maringá escolheu na segunda-feira (19) a empresa que ficará responsável pela elaboração do projeto do novo sistema de transporte coletivo do município. O trabalho será feito pela Logitrans Logística e Engenharia de Transportes, de Curitiba, que venceu a licitação para o serviço.
De acordo com o gerente do Transporte Público da Secretaria dos Transportes (Setran), Mauro Menegazzo, a empresa realizará uma pesquisa que definirá quais ações serão tomadas pela prefeitura. “Essa avaliação mostrará o que a população quer. Com base nesses dados, vamos definir nossa linha de ação”, explicou.

Atualmente, Maringá conta com 57 linhas e 255 veículos, que transportam cerca de 90 mil passageiros por dia. Entre os pontos que serão analisados pela Logitrans, estão a inclusão, exclusão e modificação de linhas; e adequação de horários dos ônibus. O trabalho deve ser concluído no prazo de oito meses. “Será uma grande reformulação", afirmou Menegazzo.
Apesar de salientar a importância dos estudos para mudança no transporte coletivo, a vereadora Marly Martin (DEM) não deixou de fazer críticas. Para ela, o prazo de oito meses para a conclusão do projeto é exagerado. “É muito tempo para algo que é reivindicado há anos. Isso poderia ser respondido em 30 ou, no máximo, em 60 dias.”

Projeto custará R$ 139,6 mil
O trabalho da Logitrans custará R$ 139,6 mil. Trata-se da proposta com valor mais baixo entre as quatro empresas que participaram da licitação, realizada por convite. Para a comissão que organizou o processo licitatório, o preço proposto pela vencedora está dentro do valor praticado pelo mercado.
Mesmo com o parecer da comissão, a vereadora Marly Martin solicitou que a prefeitura repasse informações sobre as empresas participantes do processo. O objetivo é analisar a existência de um possível direcionamento.

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Novos ônibus serão utilizados no transporte coletivo de Foz


O prefeito Paulo Mac Donald de Foz do Iguaçu em companhia do Diretor Superintendente do Foztrans, Ailton José de Farias estiveram nessa segunda-feira (19) na garagem da empresa Irmãos Rafagnin conferindo os 10 novos ônibus, que passaram a circular na cidade até o final desta semana.

Mac Donald aproveitou para adiantar que a partir de uma licitação um novo sistema de transporte coletivo será implantado no município. “A população será beneficiada em todos os sentidos, seja no novo modelo de veículo trazendo conforto, redução do tempo de espera e eficiência nos serviços prestados pela empresa”.

Com base no estudo realizado “o novo sistema permitirá linhas racionalizadas, evitando sobreposição, como era anteriormente. Conseqüentemente isso reduz os quilômetros percorridos pelos ônibus, aumentando a freqüência. Desta forma também diminui o tempo médio de espera no ponto, de meia hora para 10 minutos. O resultado é a economia e mais conforto para a população”, informou Mac Donald.

O prefeito explicou que o estudo completo realizado por especialistas propiciou não só a mudança no sistema de transporte, mas também a transformação da frota. O veículo é um pouco menor, consome 40% menos combustível, e foi aumentada a freqüência com que ele irá rodar. “Ao invés de termos um ônibus a cada hora teremos três ônibus rodando neste mesmo tempo”, destacou.

Diferenciais
O novo modelo a ser exigido na licitação está preparado para atender os portadores de necessidades especiais, obesos e idosos como estabelece a legislação. Segundo o gerente geral da empresa Rafagnin Transportes, Juliano Ribeiro, independentemente do processo licitatório a renovação da frota precisa acontecer gradativamente, na medida em que a finda a vida útil dos veículos.

Na aquisição dos novos ônibus que atende também renovação de frota em outras cidades onde o grupo mantém serviços, Ribeiro informou que o novo modelo tem muitas melhorias. Citou como exemplo o assento do motorista que tem apoio de cabeça e regulagem pneumática e o aumento para quatro saídas de emergência, todas na lateral. “No elevado de acessibilidade para o cadeirante, fizemos um projeto de mudança na mecânica, diferente do convencional junto a fabrica de carroceria.

Criamos uma caixa blindada, para o motor ficar do lado de fora do veículo, o que permitiu a diminuição do ruído no interior do veículo. Isso também facilita na manutenção preventiva e ficou bem mais interessante o projeto”, identificou Ribeiro.

Fonte: Clica Foz
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