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Letreiros de ônibus vão sofrer alterações

terça-feira, 1 de junho de 2010


Até 31 de de julho, os letreiros de ônibus deverão ser maiores e com cores padronizadas. A ideia é que os usuários possam enxergar com mais facilidade para onde vai o transporte público. Quem já perdeu um ônibus por não conseguir identificar o nome da linha sabe a importância da exigência feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Inmetro. Estão obrigados a seguir as regras os ônibus fabricados a partir de 2002. Em Blumenau, todos os ônibus já seguem as normas.


De acordo com o presidente do Consórcio Siga, Humberto Sackl, o modelo da ABNT é usado no município desde 2004, em cumprimento à lei de acessibilidade:– Nossos ônibus que têm letreiros de pano são pretos com as letras brancas, e os eletrônicos possuem as letras em amarelo. Mas para facilitar ainda mais, os novos transportes têm letreiros eletrônicos com as letras em branco, o que melhora muito mais a visibilidade, especialmente à noite.

Em 2010, o Consórcio Siga adquiriu 48 novos veículos, que substituiram os ônibus da frota fabricados antes de 2000. Segundo Sackl, os próprios fabricantes dos veículos já padronizam os letreiros antes da entrega. O cálculo base para a acessibilidade é que pessoas sem deficiência visual leiam o letreiro com o ônibus em movimento a 50 metros de distância, cerca de meio quarteirão, explica a neuro-oftalmologista Marcela Bordaberry. A médica afirma que, mesmo que a letra tenha tamanho adequado, os painéis não podem ter letras em movimento, porque dificulta a leitura.
O que vai mudar
- As letras deverão medir 15 cm de altura, o que permitiria a visualização do itinerário a pelo menos 50 m de distância
- As cores usadas também serão regulamentadas. Para os letreiros feitos de pano, os caracteres devem ser na cor verde-limão ou amarelo-limão, em fundo preto
- Os letreiros eletrônicos devem ser nas cores amarelo âmbar ou branco, também em fundo preto
- Estão obrigados a seguir as regras todos os ônibus fabricados a partir de 2002


Fonte: Jornal de Santa Catarina
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Metroviários aceitam proposta e cancelam greve em São Paulo


Em assembleia realizada nesta segunda-feira, os funcionários do Metrô de São Paulo aceitaram proposta da empresa e cancelaram a paralisação de 24 horas prometida para esta terça (1º), segundo o sindicato da categoria.
Os metroviários reivindicavam reajuste salarial de 5,81%, aumento real de 4,25%, reajuste de 6,18% para o vale alimentação e vale refeição e salários iguais para funções iguais.
O Metrô propôs reajuste de 5,05% para os salários, vale refeição e alimentação, baseado no Índice de Preços ao Consumidor da Fipe.
Após a ameaça de greve na semana passada, a empresa aumentou o reajuste do vale refeição para 14,52%, que passará de 22 para 24 cotas mensais, e do vale alimentação para 11,85%.
Já a Participação nos Resultados terá valor mínimo de R$ 3.600, sendo uma parcela fixa de R$ 2.783,83, mais 40% do salário nominal de cada metroviário.
Segundo o sindicato, o Metrô propôs medidas para equiparar os salários de funcionários com as mesmas funções, mas a assembleia decidiu manter a mobilização para evitar a situação.
A proposta de plano de carreira apresentada pela empresa foi a única rejeitada pela assembleia. O sindicato afirma que ela é um resumo do plano que está na Secretaria da Fazenda, "cheia de subjetividades".

Fonte: Folha de São Paulo
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Ônibus rápido é alternativa para transporte público de BH


São anos de estudos e indecisões em torno da melhor alternativa para o transporte coletivo da capital. São milhares de belo-horizontinos frustrados por não presenciarem a expansão do metrô. Enquanto isso, carros não param de inchar o trânsito da cidade.

Diante do cenário complexo, a prefeitura elegeu o Bus Rapid Transit (BRT) como a solução da mobilidade para usuários do transporte público na capital mineira. O ônibus rápido - que circula por vias exclusivas e só para em estações determinadas chega rodeado de promessas: redução do valor da passagem e do tempo de espera, além de viagens mais rápidas, confortáveis e seguras.

A capital anuncia que vai investir alto, mais precisamente R$ 1,026 bilhão (R$ 51,3 milhões dos cofres municipais e R$ 974,7 milhões em recursos do governo federal, via PAC), na implementação das quatro primeiras áreas de BRTs. A primeira delas, na avenida Antônio Carlos, está prevista para ser entregue em 2012.A mobilidade é uma das principais bandeiras do prefeito Marcio Lacerda, e, com o BRT, ele pretende eliminar dois problemas de uma só vez: atender às principais reclamações dos usuários de ônibus sobre a falta de qualidade do serviço e fazer aqueles que ainda não o utilizam a aderirem.

O maior desafio, segundo o gerente de coordenação de políticas de sustentabilidade da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Marcelo Cintra, será convencer os milhares de belo-horizontinos a deixarem os veículos na garagem e adotarem o ônibus. Segundo ele, uma das metas é fazer com que 10% das pessoas que hoje andam de carro migrem para o BRT nos próximos dez anos. "Não podíamos esperar mais 20 anos pelo metrô.

O BRT é uma solução viável e barata, implementada em cidades como Curitiba e Bogotá. O objetivo é evitar que a cidade pare. Não queremos que as pessoas deixem de usar o carro, mas que elas adotem o coletivo", diz Cintra.

O primeiro BRT circulará entre as avenidas Antônio Carlos e Pedro I. A justificativa é simples. Os ônibus precisam de uma via exclusiva para rodar e, com a duplicação, a escolha foi natural. Nesse mesmo raciocínio, a Cristiano Machado será a segunda a ter ônibus rápido. A Carlos Luz/Pedro II e o trecho central fecham a primeira fase do projeto.

A segunda etapa, que ainda não tem recursos garantidos, prevê que o BRT chegue a outras vias até 2020. Segundo o especialista em transporte e tráfego urbano, Ronaldo Guimarães Gouvêa, o BRT é um sistema melhor do que o atual, mas que não pode ser um substituto do metrô.

"O BRT tem uma possibilidade limitada. Poucas avenidas são largas o suficiente para implementá-lo. Isso impede que ele seja pensado de uma maneira mais ampla. O BRT é bem-vindo, mas não resolve o problema a longo prazo", analisa

Fonte: O Tempo
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Insegurança ronda os terminais de integração em Aracaju


O transporte público em Aracaju é feito principalmente por ônibus de empresas privadas, que fazem parte do Sistema Integrado de Transporte. Nesse sistema o usuário pode se deslocar por praticamente toda a cidade e também municípios da Grande Aracaju pagando apenas uma passagem de ônibus, já que existem os Terminais de Integração, onde se tem à disposição várias linhas de coletivos sem precisar pagar mais passagens, desde que as descidas e subidas aos ônibus sejam feitas nesses terminais.

Os Terminais de Integração na capital são 6: Terminal do DIA (Distrito Industrial de Aracaju), o Terminal Centro (Rodoviária Fernando Sávio), Terminal da Zona Sul (Bairro Atalaia), Terminal Zona Oeste (Rodoviária Nova), Terminal dos Mercados e Terminal Maracaju. Apesar da praticidade e economia para o usuário do transporte coletivo proporcionadas pelos terminais, existem já há muitos anos inúmeras críticas por parte da população e profissionais envolvidos referindo-se às condições físicas, à segurança e manutenção desses locais.

A estudante e comerciária Isabele Santos Souza usa ônibus diariamente nos terminais, principalmente o do DIA. "A estrutura dos terminais é péssima. O do DIA, por exemplo, só serve para gente pegar ônibus, porque não dá para ficar muito tempo lá, pois é muita sujeira, os banheiros são imundos, não há nada neles, nem papel higiênico, sem falar que muitas vezes têm até fezes no chão. Tanto que quase ninguém os usa.

O chão é cheio de buracos; se a pessoa não tiver cuidado, pode se machucar. E ainda há o problema da superlotação, principalmente em horários de pico. O do Centro mesmo, é uma confusão. Totalmente caótico", disse Isabele.

Fonte: Correio de Sergipe
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Fique por dentro: A Trensurb Agora tem um Link no Blog 'Meu Transporte''


A Trensurb foi criada, em 1980, para implantar e operar uma linha de trens urbanos no eixo Norte da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) e atender, diretamente, as populações dos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
Começou a ser idealizada a partir de 1976, através de estudos desenvolvidos pelo GEIPOT (Grupo Executivo de Integração da Políticas de Transportes da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes ), que justificou o projeto pela redução do fluxo de veículos na BR-116, já saturada à época, e pela oferta à população dos municípios mencionados de uma alternativa de transporte com baixo custo e com maior rapidez, segurança, conforto e capaz de absorver uma demanda inicialmente prevista na casa dos 300 mil passageiros por dia.



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Na Grande Recife, Novo viaduto é entregue pelo governo


Mais uma etapa da requalificação da Estrada de Batalha foi concluída na manhã de ontem, com a abertura ao tráfego de veículos do viaduto que passa por cima do cruzamento da via com a avenida Barreto de Menezes, em Prazeres. A expectativa é de que os cerca de 40 mil carros que seguem diariamente pela Estrada da Batalha em direção ao Recife se livrem do engarrafamento que se forma no local.
O fluxo de carros vai ser em mão única até o domingo, quando o viaduto passa a receber os carros nos dois sentidos. A mudança vai ocorrer para liberar a pista local, onde vai ser construído um segundo viaduto paralelo ao primeiro, previsto para ser entregue em setembro. O viaduto aberto ontem custou R$ 12,5 milhões e levou nove meses para ser construído.
O governador Eduardo Campos e o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, inauguraram oficialmente o viaduto e fizeram uma caminhada para inspecionar o equipamento. Apesar de os responsáveis pela obra garantirem que o tráfego seria liberado no final da manhã, o viaduto ainda passava por alguns ajustes, como a pintura das faixas e a colocação da mureta de contenção do lado esquerdo.
“O novo viaduto é mais um passo para resolver o problema viário nos deslocamentos norte-sul da Região Metropolitana do Recife. Com a conclusão das obras na Estrada da Batalha, a cidade vai ganhar muito em mobilidade, já que as vias locais também estão sendo melhoradas”, destacou o prefeito.
O governador destacou os ganhos sociais e econômicos que a obra vai trazer para o bairro de Prazeres. Segundo Campos, o complexo viário vai ser “equipado também com quadras esportivas, posto de saúde, núcleo policial, pátio de eventos e um centro cultural, atendendo a um anseio antigo dos moradores”. As obras dessas instalações, que vão fazer parte de uma praça que vai ficar por baixo da pista, devem começar após a conclusão do segundo viaduto.
O governador ainda afirmou que a conclusão das obras na Estrada da Batalha vai estimular os investimentos turísticos na região sul da RMR. “Muitos postos de trabalho estão sendo gerados diretamente pela obra e outros vão vir quando os empresários perceberem que existe mais um eixo de ligação ao litoral sul do Estado”, acrescentou Campos.

Fonte: Folha de Pernambuco
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Fortaleza: Motoristas e cobradores vão decidir se entram em greve na próxima quinta-feira (3)

Em duas horas e meia de reunião, motoristas e cobradores afirmaram ter dado um passo importante na luta pelo atendimento das reinvindicações. Eles vão decidir na próxima quinta-feira (3) se entram ou não em greve. A categoria reividica 45% de aumento salarial e melhores condições de trabalho. Em assembleias anteriores, o Sindiônibus havia oferecido 4,5%.

Fonte: Verdesmares

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DF: Passe Livre volta a funcionar normalmente


Por volta das 14h50, os R$ 3 milhões do Passe Livre estudantil foram depositados na conta da empresa Fácil, após a paralisação da recarga às 12h, desta segunda-feira (31/5), devido a falta de dinheiro. Apesar das longas filas nas agências da empresa, a operação está fluindo. Contudo, o horário de atendimento não será estendido e vai acabar às 17h.

A outra metade dos R$ 6 milhões, que foi depositada na última sexta-feira (28), terminou em menos de três dias. MemóriaA liberação do dinheiro foi aprovada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na terça-feira (25/5). Mas a decisão foi publicada apenas no fim da tarde de quinta (27/5), em uma edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal.

Este é o terceiro repasse autorizado pelo governador do DF, Rogério Rosso. No dia 15 de maio, foram liberados R$ 2 milhões, mas três dias depois o dinheiro acabou. O GDF, então, liberou mais dinheiro - dessa vez, R$ 636 mil. No entanto, no dia seguinte (19/5), a verba já havia acabado e, desde então, os alunos estavam sem o benefício.

Fonte: Correio Brasiliense
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