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SPTrans informa que 95% da frota de ônibus atende as especificações da ABNT referente aos letreiros dos coletivos

domingo, 23 de maio de 2010


Os letreiros de ônibus de todo o Brasil serão padronizados até o final de julho deste ano para facilitar a visão dos passageiros que usam o transporte coletivo. Além dos ônibus municipais, a medida também será válida para os ônibus rodoviários.
De acordo com as novas normas, os letreiros devem ter letras brancas ou amarelas e tamanho mínimo de 15 centímetros, para que possam ser identificados a uma distância de 50 metros.
A regra foi estabelecida por uma lei federal que determinou a elaboração de um padrão para os coletivos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e delegou ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) a criação de regulamentos com base na lei da acessibilidade, que prevê o direito de locomoção das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
"Mesmo com óculos eu não consigo enxergar. Aquele letreiro colorido não dá pra visualizar as letras, apenas quando está bem perto", diz a dona de casa Elza Fernandes Pereira, 67, que usa o transporte coletivo com frequência em São Paulo e tem dificuldades para descobrir o destino do ônibus.
Ela diz que a mudança vai ajudar principalmente os idosos. "Muitas vezes, as senhoras dão sinal quando o ônibus está em cima e os motoristas vêm no embalo e passam do ponto. Tem motorista que xinga, acha ruim, já vi muitos reclamando", afirma.
A lei foi promulgada em 2000, e teve alguns decretos incorporados posteriormente, visa beneficiar os deficientes físicos, visuais (que não tenham 100% da visão comprometida), idosos, grávidas e outras pessoas com dificuldade de locomoção.
Os ônibus fabricados a partir de 18 de junho deverão sair da fábrica com os requisitos necessários. Além do letreiro padronizado, devem cumprir outras exigências, como elevadores para cadeiras de rodas, local destinado ao cadeirante e para o cão guia que acompanha o deficiente visual, entre outros itens.
Já os ônibus em uso, que já circulam pelas ruas do país, terão um período de adaptação que vence no dia 31 de julho no caso do transporte urbano e no dia 10 de junho para os ônibus rodoviários.
"Além de atender os requisitos, os ônibus terão que passar por um processo de avaliação por um órgão de inspeção credenciado pelo Inmetro para emissão de um certificado", disse Alfredo Carlos Lobo, diretor de qualidade do Inmetro.
A fiscalização dos ônibus novos será feita diretamente nas fábricas e pontos de venda pelo Inmetro e o valor da multa pode variar de R$ 100 a R$ 5 milhões, de acordo com a gravidade da infração, porte da empresa, localidade do país e reincidência. Além de multado, o veículo pode ser apreendido ou interditado. Já no caso dos ônibus antigos, a fiscalização será feita pelo poder público.
Em São Paulo, a SPTrans (empresa que gerencia o transporte coletivo na cidade) informa que 95% da frota de ônibus atende as especificações da ABNT referente aos letreiros dos coletivos. A SPTrans informa que já solicitou às empresas e cooperativas que façam os ajustes dentro do prazo estabelecido.

Fonte: Folha online
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Motoristas ameaçam greve em 4 cidades da região do Estado de São Paulo


O Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba ameaça deflagrar na semana que vem uma onda de para-lisações nas empresas de transporte coletivo de São José dos Campos, Taubaté, Jacareí e Caçapava em protesto pelo impasse nas negociações da campanha salarial da categoria.
O movimento pode afetar cerca de 250 mil pessoas que dependem do serviço nas quatro cidades.
Os funcionários das empresas de ônibus reivin-dicam a reposição da infla-ção medida nos últimos 12 meses pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Con-sumidor), de 5,49%, mais au-mento real de 5% --além de benefícios como a gratui-dade do plano de saúde.
Na primeira rodada de negociações, a Avetp (Asso-ciação das Empresas de Transporte de Passageiros do Vale do Paraíba) ofe-receu 7% de reajuste à cate-goria --os 5,49% do INPC mais 2% de aumento real.
Uma nova reunião entre a associação e o sindicato está agendada para a próxima segunda-feira.
“As empresas de ônibus tiveram grandes lucros no ano passado. Elas tem con-dições de oferecer um salá-rio mais digno para a cate-goria”, disse José Carlos de Souza, presidente do Sindi-cato dos Condutores.
“Além dos 10,49% de au-mento salarial, queremos que a PLR pule de R$ 450 para o piso da categoria, aumento de cerca de R$ 100 no tíquete alimentação e gratuidade no convênio médico”, completou.
Atualmente, os funcioná-rios das empresas de ônibus recebem tíquete alimentação no valor de R$ 342 e pagam em média R$ 250 reais pelo con-vênio médico.
O salário médio dos moto-ristas na região é de R$ 1.727, e o dos cobradores, de R$ 1.069, segundo o sindicato. O último reajuste da categoria, con-cedido em junho do ano pas-sado, foi de 7,5%.
Manifestações. Na madru-gada de ontem, o Sindicato dos Condutores iniciou uma série de assembleias para falar so-bre o andamento das negocia-ções da nova campanha sa-larial aos trabalhadores.
Dirigentes da entidade per-correram as garagens das em-presas de ônibus e os termi-nais rodoviários em Jacareí, São José e Taubaté.
“Estamos mobilizando os trabalhadores para a possibi-lidade de greve”, disse Souza.Hoje, cerca de 3.400 moto-ristas e cobradores trabalham nas empresas do transporte co-letivo de São José, Taubaté, Jacareí e Caçapava.

Fonte: O Vale
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Motoristas de ônibus poderão deixar de atuar como cobradores


Por iniciativa do vereador Adão Eridan (PR), que mudou seu posicionamento em relação ao parecer dado na Comissão de Justiça da Câmara Municipal de Natal, volta a tramitar nas comissões legislativas o projeto de lei, de autoria do vereador Franklin Capistrano (PSB), que veta a atuação dos motoristas de ônibus como cobradores.

Adão Eridan explicou que depois de participar da audiência pública sobre a questão, nesta manhã (18), ficou convencido de que o projeto é constitucional e já adianta que considera importante que a matéria seja aprovada. “Vamos oferecer mais segurança para população”, disse.

O autor do projeto, vereador Franklin Capistrano (PSB), acredita que depois do debate entre empresários, motoristas e usuários, a tendência é de que a Câmara Municipal aprove o projeto. “Não estamos defendendo simplesmente um interesse dos motoristas, mas sim da população. É uma questão de defender a vida do usuário”, argumenta.

Caso o projeto seja aprovado nas outras comissões legislativas, os vereadores deverão decidir se os concessionários do transporte coletivo podem utilizar os motoristas na dupla função de condutor e cobrador.

Fonte: DN online
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Audiência debate sistema de transporte público em Teresina


O sistema de transporte de Teresina e da Região da Grande Teresina será debatido na próxima terça-feira (25), às 15 horas, em audiência pública na Comissão de Infra-estrutura e Política Econômica da Assembleia Legislativa.

A audiência, que foi solicitada pela deputada Flora Izabel (PT), vice-presidente da Assembleia, ocorrerá no plenarinho e contará com a presença de representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Teresina e do Ministério Público.Flora Izabel justificou a realização da audiência, dizendo que há necessidade de “trabalharmos a questão da segurança nas ruas e estradas, as condições físicas dos ônibus, o cumprimento dos horários e a preservação da vida dos usuários”.

A parlamentar petista assinalou que “é extremamente necessário sistematizar o debate, devido as muitas reclamações e reivindicações dos usuários”, que, segundo ela, esperam melhorias no sistema de transporte.

Fonte: Portal Vermelho
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DFtrans apreende 18 veículos usados em transporte pirata


O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFtrans) apreendeu 18 veículos em blitzes contra o transporte pirata realizadas nesta quarta (19/5) e quinta-feira (20/5).

Cinco fiscais do DFtrans e dois policiais militares participaram da ação, realizada na Rodoviária do Plano Piloto, Rodoferroviária e Eixo Sul. Na quarta, 13 veículos foram apreendidos e, esta manhã, houve flagrande de outros cinco carros.

Segundo a assessoria de imprensa do DFtrans, desde janeiro 420 carros de transporte irregular foram levados para o depósito do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).

O dono do carro apreendido deve pagar uma multa, que varia entre R$ 2 mil e R$ 5 mil. O valor depende do número de vezes que o carro foi apreendido por esse motivo.

Fonte: Correio Brasiliense
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Fortaleza: Começa rodada de negociações para evitar greve


Motoristas e empresários de ônibus de Fortaleza participaram na manhã de ontem da terceira rodada de negociação da convenção coletiva de trabalho 2010/2011. As reuniões vem ocorrendo desde o último dia 7 na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Na pauta de ontem, o assunto principal foi o percentual de reajuste oferecido aos profissionais, que é de 4,5% com manutenção de clausulas econômicas como vale-refeição e cesta básica.

À tarde motoristas estiveram reunidos na sede do Sindicato da categoria (Sintro) para avaliar a proposta. De acordo com o presidente da entidade, Domingos Gomes Neto, os profissionais presentes recusaram o percentual oferecido, considerando -o ``imoral``.

Na ocasião, disse ele, a classe decidiu que deveria aguardar a próxima reunião de negociação, marcada para o próximo dia 28, e, enquanto isso, mobilizar a categoria com a realização de assembleias nos terminais de ônibus de Fortaleza.

Conforme o sindicalista, hoje pela manhã nova assembleia vai ser realizada a partir das 9 horas na sede do Sintro. Explica que o encontro é para apresentar a proposta dos patrões para os profissionais que não participaram da assembleia de ontem a tarde.

A proposta do Sintro é de reajuste de 45,37% sobre o Salário Base (que hoje é de R$ 1.102,17), Para o Presidente da Comissão de Negociação do Sindiônibus, Frederico Lopes, ``a proposta é irreal``.

Ele diz que além de o salário dos motoristas ter crescido 9% nos últimos 11 anos há uma larga disparidade entre o que a categoria pede em Fortaleza e os rodoviários no restante do Brasil que fecharam acordos em torno de 5%, em média.

Fonte: O Povo online
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Rio de Janeiro: Greve de ônibus vai prejudicar cerca de 3,5 Milhões de Passageiros

sábado, 22 de maio de 2010


O Sindicato dos Rodoviários ratificou, ontem à tarde, a decisão da categoria de entrar em greve por tempo indeterminado, a partir da zero hora de segunda-feira, no Rio de Janeiro. A primeira reação dos empresários foi chamar a polícia.

O presidente do Rio Ônibus, Lélis Teixeira, requisitou apoio da Secretaria de Segurança Pública contra os piqueteiros, para garantir o trabalho dos motoristas que não aderirem à paralisação e a saída dos veículos das garagens.

Os empresários também decidiram ir à Justiça contra o sindicato para que a greve seja decretada ilegal. O Rio Ônibus reclama do descumprimento do acordo coletivo firmado em março, pelo qual os rodoviários da capital receberam aumento salarial de 5% e seus colegas das outras cidades da Região Metropolitana ganharam 7%. Com isso, os salários foram equiparados, criando-se um piso regional.

Agora, a categoria reivindica reajuste de 15%, além de vale-refeição de R$ 150, auxílio para compra de uniforme e o fim da dupla função de motoristas que atuam como cobradores. Ao todo, há 40 mil profissionais na capital.

Metrô, trens e barcas são opção

A cidade tem uma frota de 6.800 ônibus, que transportam 3,4 milhões de passageiros por dia. Para amenizar os transtornos para a população, a Secretaria estadual de Transportes solicitou à SuperVia, à Barcas S/A e ao Metrô Rio o reforço de suas frotas, para dar opção a quem não puder ir para o trabalho de ônibus.

— A greve será por tempo indeterminado. Nem se pode dizer que os empresários fizeram uma contraproposta, de tão ridícula que era. Eles ofereceram um aumento no valor do tíquete-alimentação, de R$ 63 para R$ 70 — disse o diretor financeiro do sindicato, Samuel Freire de Souza.

Pressão de opositores
Em nota, o presidente do Rio Ônibus, Lélis Teixeira, reclamou que o acordo coletivo com os empregados foi homologado na Delegacia Regional do Trabalho. Quanto à requisição da polícia, Teixeira pediu para que “aja com o máximo rigor contra aqueles que estiverem de alguma forma prejudicando o bom andamento dos serviços prestados”.

A greve foi provocada por duas paralisações promovidas em abril por opositores do sindicato. O grupo criou outro sindicato, o Sintraturb, considerado ilegal pelo Ministério do Trabalho.


Fonte: Extra online
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Série Transporte pelo Mundo Chega a Washington



É fácil viajar em torno da área de Washington, DC utilizando os transportes públicos. Desde Washington, DC é freqüentemente o tráfego congestionado e o estacionamento é caro, tendo em transporte público pode ser uma forma conveniente para se locomover. Esportes, entretenimento, lojas, museus e atracções turísticas são acessíveis através dos transportes públicos. Pendulares para o trabalho de metrô, trem ou ônibus pode ser menos estressante e mais conveniente do que dirigir um carro a algumas áreas na região. Aqui está um guia para Washington, DC sistemas públicos de transporte.
O Washington Metropolitan Area Transit Authority (WMATA) fornece ônibus e serviço de transporte ferroviário em Washington, DC e Maryland e Virginia subúrbios. Metrobus funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana com cerca de 1.500 ônibus. Os intervalos de manutenção variam de acordo com a hora do dia e por semana / fim de semana para atender a demanda. Para Metrobus são designados com vermelho, branco, azul e sinais eo número de rota e destino são exibidos acima do pára-brisa e do lado de embarque do ônibus.


Metrobus Acessibilidade

Todos os ônibus da frota da Metro são acessíveis para pessoas com deficiência. Eles têm uma rampa de piso rebaixado ou elevador, equipado para torná-lo mais fácil de entrar e sair. As rampas dos ônibus de piso rebaixado pode ser operada manualmente, se o sistema hidráulico não. Lugares reservados para deficientes e de idosos está localizado nos bancos atrás do motorista do ônibus. Duas áreas de fixação da cadeira de rodas estão localizados perto da frente de cada ônibus e incluem baixos gravata e cinto de segurança subabdominal.
Washington, DC é uma das cidades mais acessíveis com deficiência no mundo. Este guia fornece informações sobre o transporte, estacionamento, acesso para as atrações populares, patinete e aluguel de cadeira de rodas, e muito mais.
O metrô de Washington é o sistema de metrô regional, oferecendo transporte limpo, seguro e confiável em todo o Washington, DC área metropolitana com cinco linhas de código de cores que se cruzam em vários pontos, tornando possível para os passageiros que trocar de trem e viajar para qualquer lugar no sistema.
Dizer que o tráfego é muito congestionado, em Washington, DC é um eufemismo. Para se locomover pela cidade, você deve ter paciência e um bom senso de direção. Estacionamento na rua é difícil de encontrar e mais garagens cobrar US $ 5 por hora ou US $ 20 por dia, equivalente a R$ 35 reais.
Para o recém-chegado, encontrar o caminho de volta pode ser muito confuso. A cidade é dividida em quadrantes, Nordeste (NE), Noroeste (NW), Sudeste (SE) e Sudoeste (SW). Estas seções da cidade se reúnem em torno do Capitólio E.U., que marca o centro da cidade. Endereços em Washington, DC incluem uma direção, que lhe diz que quadrante da cidade, o endereço é localizado dentro Você precisa ter cuidado porque o nome da mesma rua e número podem existir em, por exemplo, NE, bem como NW.
Você deve ter certeza de olhar para um mapa e planeje sua rota antes de aventurar-se a um novo local. Os semáforos da cidade estão nas laterais das estradas, em vez de cabeça. Tenha cuidado com os círculos de tráfego em toda a cidade. Você pode facilmente acabar no caminho errado, especialmente à noite quando os sinais podem ser difíceis de ler.
Washington, DC tem um sistema de ônibus para chegar ao redor do National Mall. DC Circulador Ônibus fornecer uma maneira barata de se locomover mais populares atrações da cidade. Os ônibus correm a cada 5 a 10 minutos e custam US $ 1 por viagem.
Metrô


A melhor maneira de obter toda a cidade e os subúrbios de Maryland e Virginia é por metro. O Washington Metropolitan Transit Authority é relativamente limpa e segura. Para encontrar as estações de metro, olhar para as colunas de alto marrom com o grande "M."

Metrô abre às 05h30 durante a semana e fins de semana 07:00. Ele fecha à meia-noite de domingo a quinta-feira. Na sexta-feira e sábado à noite, ele permanece aberto até 03:00 tarifas variam de preço de R $ 1,35 a $ 4,25 por base a distância da viagem. A menos que você quiser transportar os lotes de mudança, a certeza de ter abundância de US $ 1 contas para comprar seus bilhetes. As máquinas de bilhetes dará a você mudar para 5, 10 ou 20 notas de dólar, mas apenas nos bairros. As transferências são livres dentro do Metro.

cinco Metrorail diferentes linhas que passam em torno de Washington, Maryland e Virginia. Planeie a sua rota e certifique-se de perceber se é necessário alterar as linhas para chegar ao seu destino.
Uma vez que algumas áreas da cidade são uma longa caminhada das estações de Metro, autocarros e Circulador DC não correr toda a cidade, pode ser mais fácil chegar a alguns lugares por Metrobus. As paragens de ônibus tem o vermelho, branco e azul ou sinais de bandeiras. Quando o ônibus se aproxima da parada, olhar para o número de rota e destino exibido acima do pára-brisa. As tarifas variam de $ 1.25 a $ 3.10.

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