Motoristas e empresários de ônibus de Fortaleza participaram na manhã de ontem da terceira rodada de negociação da convenção coletiva de trabalho 2010/2011. As reuniões vem ocorrendo desde o último dia 7 na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Na pauta de ontem, o assunto principal foi o percentual de reajuste oferecido aos profissionais, que é de 4,5% com manutenção de clausulas econômicas como vale-refeição e cesta básica.
À tarde motoristas estiveram reunidos na sede do Sindicato da categoria (Sintro) para avaliar a proposta. De acordo com o presidente da entidade, Domingos Gomes Neto, os profissionais presentes recusaram o percentual oferecido, considerando -o ``imoral``.
Na ocasião, disse ele, a classe decidiu que deveria aguardar a próxima reunião de negociação, marcada para o próximo dia 28, e, enquanto isso, mobilizar a categoria com a realização de assembleias nos terminais de ônibus de Fortaleza.
Conforme o sindicalista, hoje pela manhã nova assembleia vai ser realizada a partir das 9 horas na sede do Sintro. Explica que o encontro é para apresentar a proposta dos patrões para os profissionais que não participaram da assembleia de ontem a tarde.
A proposta do Sintro é de reajuste de 45,37% sobre o Salário Base (que hoje é de R$ 1.102,17), Para o Presidente da Comissão de Negociação do Sindiônibus, Frederico Lopes, ``a proposta é irreal``.
Ele diz que além de o salário dos motoristas ter crescido 9% nos últimos 11 anos há uma larga disparidade entre o que a categoria pede em Fortaleza e os rodoviários no restante do Brasil que fecharam acordos em torno de 5%, em média.
Fonte: O Povo online
0 comentários:
Postar um comentário