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Itabuna pode ficar sem ônibus

sábado, 1 de maio de 2010


Os rodoviários de Itabuna anunciaram nesta quinta uma nova paralisação para a próxima segunda-feira. Em campanha salarial, eles reivindicam 30% de reposição salarial e retirada do chamado "moto-cobra" do transporte coletivo urbano e intermunicipal.
O protesto é contra as empresas, mas os mais prejudicados são os passageiros que, a rigor, nada tem a ver com a briga da categoria. Milhares de pessoas perdem o dia de trabalho e são descontadas. Outras perdem a hora na escola e na faculdade.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Itabuna, Joselito Paulo dos Santos, o "Pé de Rato", as empresas de ônibus eliminaram 78 postos de trabalho utilizando uma única pessoa para fazer as funções de cobrador e motorista.
O sindicalista afirma que, além de eliminar postos de trabalho, é muito desgastante para uma única pessoa exercer a mesma função. Ele destaca que o usuário também acaba sendo penalizado porque os ônibus ficam mais tempo parados no ponto.
Em outros países a função separada de cobrador não existe há várias décadas. O pagamento é feito ao motorista, em sistemas eletrônicos ou comprando a passagem em quiosques.
Quanto à questão salarial, os rodoviários reclamam que o piso da categoria está muito aquém do desejado. Segundo o sindicato, o motorista do transporte coletivo tem salário de R$ 900. Os cobradores e fiscais recebem R$ 510 mensais.

Fonte: A Região
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Vans já utilizam bilhetagem eletrônica em Jacarepaguá e Belford Roxo


Com o objetivo de conscientizar os usuários de vans da legalidade que eles têm na hora de escolher o tipo de transporte mais adequado para se locomover de casa para o trabalho e vice-versa, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Alternativo do Rio de Janeiro (Sintral) já está utilizando, em fase experimental, a bilhetagem eletrônica em cem vans legalizadas que operam a linha Curicica x Barra da Tijuca, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, através do "VT Direto", um sistema de gestão e controle para compra e recarga de cartões e créditos eletrônicos de vales-transporte via internet. O município de Belford Roxo também já utiliza esse sistema em 112 veículos.
Através do www.vtdireto.com.br, a empresa poderá substituir o vale-transporte em papel, garantido por lei aos seus funcionários, por créditos eletrônicos armazenados em cartões que poderão ser utilizados em todos nos ônibus que possuam validadores (dispositivo de leitura de cartões).
O Sistema de Bilhetagem Eletrônica funciona com a utilização de equipamentos eletrônicos, aplicativos e procedimentos desenvolvidos para controlar a arrecadação e as operações no transporte público, o princípio se baseia na utilização dos cartões.
Segundo Valmir Oliveira, diretor-técnico do Sintral, desde que a Fetranspor tirou de circulação o vale de papel e iniciou a implantação do Riocard, centenas de usuários que moram em lugares por onde não passam coletivos têm que pagar a passagem de van em dinheiro, causando transtornos para essas pessoas, que muitas vezes não dispõe do valor da passagem.

- Nossa finalidade com a campanha é mostrar aos empregadores que eles podem adquirir o VT Direto sem susto, já que o decreto federal número 95.247, de novembro de 1987, determina que a concessão do benefício obriga o empregador a adquirir vale-transporte em quantidade e tipo de serviço que melhor se adequar ao deslocamento de seus funcionários, colaborando, assim, com o término da fraude e o comércio paralelo de vale-transporte - explicou Valmir.
Ele lembrou, ainda, que hoje, o sistema do VT Direto já é compatível com o utilizado pelo Rio Card. Valmir explicou também que a Tacom Engenharia e Serviços, empresa que gerencia o sistema, garantiu não existir nenhum tipo de risco para as empresas que queiram adotar o sistema, já que o projeto está amparado pela legislação federal.
- Para se ter idéia do benefício que o serviço irá proporcionar, no transporte alternativo circulam hoje mais de 1 milhão de pessoas por dia. Acreditamos que cerca de 40% delas irão utilizar o serviço - disse.

Fonte: O Globo
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Termina paralisação de coletivos no Centro de Manaus


A greve dos rodoviários na capital foi interrompida por volta das 17h desta sexta-feira (30), após 2h de paralisação no Centro de Manaus. Além do transtorno no trânsito da capital, cerca de três ônibus foram apedrejados e quebrados por passageiros em protesto. Pela manhã, a categoria havia anunciado que a manifestação seria transferida para este sábado (1).

A paralisação, que começou às 15h, interditou parcialmente o trânsito nas Avenidas Leonardo Malcher, Floriano Peixoto e Getúlio Vargas. Os motoristas e cobradores de coletivos que faziam a rota pelo Centro pararam os veículos em fila indiana e abandonaram os ônibus. Os passageiros deixaram o transporte e se aglomeraram no local.

Foram paralisados apenas os coletivos com destino ao Centro da cidade. Os veículos com rota para os Terminais 3, 4 e 5 continuaram operando normalmente. Segundo o vice presidente do Sidicato da categoria, Elcio Campos, a decisão de paralisar o veículos em fila indiana foi tomada para não atrapalhar o fluxo do trânsito na área da manifestação.

De acordo o representante dos rodoviários, Givancir Oliveira, a categoria vai negociar para que 60% da frota seja recolhida e apenas 40% faça o transporte na capital neste sábado (1). Atualmente um motorista recebe um salário de R$ 1.449, mais cesta básica, plano de saúde e ticket refeição. Um cobrador tem salário de R$ 724, além de benefícios.

Prejuízo

Segundo informações do universitário Lucas Prata, que estava no local durante a paralisação, alguns ônibus da linha Expresso foram quebrados por passageiros na Avenida Floriano Peixoto. A Polícia Militar foi chamada ao local para controlar a situação.- Quem desceu dos ônibus está parado no Centro. Para ir embora, apenas pegando um táxi ou a pé -, afirmou o universitário.

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amazonas (Sinetram) entrou com uma liminar na Justiça do Amazonas pedindo o impedimento da paralisação. A solicitação foi aceita pelo Tribunal Regional do Trabalho e expedida pela desembargadora do Tribunal Regional do trabalho, Francisca Rita Alencar Albuquerque.

A decisão judicial considerou como ilegal a paralisação por não ter sido comunicada oficialmente com 72 horas de antecedência. Mesmo com a divulgação anteriormente da greve, a desembargadora Francisca Albuquerque alerta que os empresários devem disponibilizar um número mínimo de veículos nas ruas para que a população não seja completamente prejudicada.

Fonte: Portalamazonia
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Usuários opinam sobre o transporte coletivo em Campo Mourão

Fonte: TV em ação
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Rio Ônibus e ABL levam poesia para dentro dos ônibus


A Rio Ônibus e a Academia Brasileira de Letras (ABL) vão levar os versos dos maiores poetas brasileiros para circular pelo Rio. O Projeto Circulando Cultura vai colocar cartazes com poesias na parte interna dos 8.600 ônibus da cidade. São textos de autores consagrados como Vinicius de Morais, João Cabral de Mello Neto e Manuel Bandeira (clique nas figuras acima para ver alguns deles).Além de uma viagem mais agradável, o projeto promove a inclusão cultural da população, divulgando a poesia de forma ampla e estimulando a busca da cultura através da leitura.
Nos ônibus do Rio, os versos e textos irão alcançar 3.5 milhões de leitores em um só dia. Essa é a média de passageiros transportados pelas 45 empresas filiadas ao Rio Ônibus, e que chega a 85 milhões no mês. Público diversificado, com homens e mulheres; crianças, adultos e idosos; em busca de trabalho, saúde, educação ou lazer. O Rio Ônibus e a ABL assinam o convênio do Projeto Circulando Cultura nesta sexta-feira, às 15 horas, na sede da Academia, Av. Presidente Wilson, 203, 4º andar - Centro.

Fonte: O Fluminense

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Rio de Janeiro: Licitação dos ônibus com passagem mais cara

sexta-feira, 30 de abril de 2010


A licitação dos ônibus no Rio vai antecipar o aumento anual da tarifa. Até outubro, quando será concluída a regulamentação do setor, o preço da passagem dos ‘quentões’ (sem ar-condicionado) passará de R$ 2,35 para R$ 2,40.

Desta forma, usuários que utilizam apenas uma condução poderão acabar pagando a conta do Bilhete Único municipal: para eles, a tarifa ficará mais cara.

O benefício, que não terá subsídio da prefeitura e deverá ser lançado em setembro, dará direito a dois embarques em duas horas.

O último reajuste ocorreu em fevereiro, quando a tarifa era de R$ 2,20.O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Transportes, Alexandre Sansão, que antecipou alguns detalhes do edital que será publicado em 24 de maio.

O principal objetivo é melhorar a distribuição das linhas e coletivos na cidade.Só na Zona Sul, onde existem cerca de 2.500 ônibus em circulação, a frota deverá ser reduzida pela metade. A mudança promete melhorar o trânsito em vias congestionadas, como a Av. N. Sra. de Copacabana e a Rua Barata Ribeiro. Na Zona Oeste, o número de coletivos poderá aumentar. Em Santa Cruz, por exemplo, o reforço deverá ser de 300 veículos.

De acordo com as regras previstas no edital, a cidade será dividida em cinco áreas. Mas apenas quatro serão licitadas: Zona Sul, Zona Norte e duas que dividem a Zona Oeste. O Centro do Rio será considerado ‘área comum’, já que recebe linhas de várias regiões.

Vencerão a disputa as empresas que apresentarem o melhor plano técnico de racionalização do sistema e oferecerem a maior outorga (taxa paga pela exploração do serviço). Elas terão seis meses para colocar em prática as propostas.

Inclusive a de renovação da frota atual por veículos novos até 2016, quando o Rio sediará os Jogos Olímpicos.Apesar de poder concorrer a todas a áreas oferecidas no edital, cada empresa só poderá operar em uma. E o prazo de concessão será de 20 anos.

Fonte: O Dia online



Fonte: RJTV
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Sete estações do Metrô de SP terão baia contra tumulto no embarque


Cada vez mais superlotado, o Metrô paulistano decidiu adotar agora um novo sistema para diminuir a confusão e o empurra-empurra no momento do embarque e do desembarque. A informação é de José Ernesto Credendio e Letícia de Castro publicada na edição desta sexta-feira da Folha (íntegra somente para assinantes do jornal ou do UOL).
De acordo com o texto, sete das 61 estações do Metrô de São Paulo vão ganhar baias para separar quem entra de quem sai do vagão. O sistema já é testado desde outubro de 2008 numa das plataformas da estação Paraíso, na linha azul, sentido zona norte.
A matéria ainda ressalta que as baias serão uma forma de tentar atenuar os obstáculos enfrentados pelos usuários diante dos sucessivos recordes de passageiros. No ano passado, foram pagas 705,8 milhões de tarifas nas linhas, 3,1% a mais do que em 2008, demanda que vai continuar crescendo graças à inauguração de novas estações.
Segundo previsão do Metrô, as baias serão instaladas no prazo de oito meses, nas estações Ana Rosa, Santana, Portuguesa-Tietê, São Bento, Santa Cruz, Consolação e Brigadeiro.

Fonte: Folha online
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Licitação de linhas interestaduais vai demandar sete mil ônibus novos


A licitação das linhas de ônibus interestaduais, que está sendo elaborada pela ANTT, além de movimentar as empresas do setor, vai causar grande impacto à indústria automobilística. Serão necessários mais de sete mil ônibus novos para atender às exigências da agência reguladora.
Pela proposta da ANTT, os ônibus que fazem essas rotas não poderão ter idade superior a dez anos. Atualmente, cerca de 15 mil ônibus atuam nas rotas interestaduais, segundo os dados da ANTT.
Destes, quase a metade terá idade superior a dez anos até o fim de 2011, prazo estimado pela agência para o término da licitação. Serão 1,4 mil linhas licitadas.
“Vamos criar um novo ambiente de transporte rodoviário de passageiros no País. Queremos embarcar componentes de controle e segurança”, afirmou Bernardo Figueiredo, diretor-geral da ANTT.

Fonte: Guilherme Barros
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