A licitação dos ônibus no Rio vai antecipar o aumento anual da tarifa. Até outubro, quando será concluída a regulamentação do setor, o preço da passagem dos ‘quentões’ (sem ar-condicionado) passará de R$ 2,35 para R$ 2,40.
Desta forma, usuários que utilizam apenas uma condução poderão acabar pagando a conta do Bilhete Único municipal: para eles, a tarifa ficará mais cara.
O benefício, que não terá subsídio da prefeitura e deverá ser lançado em setembro, dará direito a dois embarques em duas horas.
O último reajuste ocorreu em fevereiro, quando a tarifa era de R$ 2,20.O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Transportes, Alexandre Sansão, que antecipou alguns detalhes do edital que será publicado em 24 de maio.
O principal objetivo é melhorar a distribuição das linhas e coletivos na cidade.Só na Zona Sul, onde existem cerca de 2.500 ônibus em circulação, a frota deverá ser reduzida pela metade. A mudança promete melhorar o trânsito em vias congestionadas, como a Av. N. Sra. de Copacabana e a Rua Barata Ribeiro. Na Zona Oeste, o número de coletivos poderá aumentar. Em Santa Cruz, por exemplo, o reforço deverá ser de 300 veículos.
De acordo com as regras previstas no edital, a cidade será dividida em cinco áreas. Mas apenas quatro serão licitadas: Zona Sul, Zona Norte e duas que dividem a Zona Oeste. O Centro do Rio será considerado ‘área comum’, já que recebe linhas de várias regiões.
Vencerão a disputa as empresas que apresentarem o melhor plano técnico de racionalização do sistema e oferecerem a maior outorga (taxa paga pela exploração do serviço). Elas terão seis meses para colocar em prática as propostas.
Inclusive a de renovação da frota atual por veículos novos até 2016, quando o Rio sediará os Jogos Olímpicos.Apesar de poder concorrer a todas a áreas oferecidas no edital, cada empresa só poderá operar em uma. E o prazo de concessão será de 20 anos.
Fonte: O Dia online
Fonte: RJTV
1 comentários:
Alguns pontos abordados pela secretaria municipal de transportes deixa claro que ainda não tem projeto para o novo modelo de transporte a ser licitado, senão vejamos: Utilização de ônibus motor traseiro e suspensão a ar(esse seria veiculo tipo padron)no mesmo sistema viario de hoje; bilhete unico sem avaliar o custo do novo modelo de transporte a ser implantado, poderá gerar desequilibrio economico-financiero do contrato; definição dos itinerarios e linhas pelos empresarios, dando a enteder que não tem conhecimentos dos deslocamentos(pesquisa orige/destino); vão definir as distancias das paradas sem tem pesquisa de origem e destino e reais pontos de desejo de embarque/desembarque; falta de correddores tratados com as paradadas definidas e dimensionadas de acordo com o volume passageiros/hora; falta de definição do sistema alimentador(ônibus/ônibus) e dos terminais de transferência, de modo a evitar ociosidade e baixa rentabildiades nas linhas longas(exemp. zona oeste); não define como será a remuneração do sistema do forma equilibrada, pois sabemos que linhas da zona sul são mais rentaveis do que as da zona oeste; não divulgou tipo de planilha de custo que será usada para calculo dos serviços; enfim, parece que a prefeitura quer simplesmente fazer a licitação. Essa forma poderá, em pouco tempo, incorrer nos mesmos erros de hoje, sistema desequilibrado, frota de ônibus em desacordo(linhas superavitarias com excesso de ônibus e deficitarias sem ônibus), desigualdade da idade da frota.
Já pensou as empresas vencedoras acionando amanhã a prefeitura pelo desequilibrio economico-financeiro do contrato? Vejo que estão caminhando para um caos futuro. O tempo dirá. Não se faz um novo modelo de transporte dessa maneira.
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