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quinta-feira, 29 de abril de 2010Postado por Meu Transporte às 00:03 0 comentários
Marcadores: Ceára
Rio de Janeiro: Soluções tecnológicas podem ajudar a vencer o desafio dos transportes urbanos
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Na visão dos especialistas do setor, o Rio tem um grande desafio pela frente até a realização desses dois mega eventos: implantar instrumentos inovadores e confiáveis de gestão do transporte, através de Sistemas Inteligentes que hoje já estão disponíveis no mercado, disponibilizando inéditas funcionalidades cujas utilizações exigem novas sensibilidades e novas percepções para os governos e a sociedade.
Dentro desse contexto, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através da Coppe - Programa de Engenharia de Transportes (PET), e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ promovem nos dias 24 e 25 de maio, no Centro de Convenções Bolsa de Valores, no Rio de Janeiro, o Seminário Sistemas Inteligentes de Transporte – Papel Estratégico para a Mobilidade Urbana.
Com patrocínio da Seagull Tecnologia, M2M Solutions e Novakoasin Equipamentos e Sistemas; apoio da Anamma, Aslog, Fetranscarga, ITS Brasil, Rio Onibus, Setrerj, NTU e Sindicarga e Pindavale, o evento foi idealizado em parceria com a Planeja & Informa Comunicação e Marketing, também organizadora do Seminário.
Segundo o Comitê Técnico do evento, o objetivo, além de criar oportunidade para debater o posicionamento do Rio de Janeiro para implantar sistemas inteligentes de transportes, é reunir empresários executivos, técnicos e dirigentes do setor de transporte, governo e profissionais de engenharia para analisar as possíveis soluções. Durante o evento os especialistas vão debater também o impacto do Transporte na economia brasileira e os efeitos diretos e indiretos na engenharia e na indústria nacional, através do aumento de encomendas, desenvolvimento de serviços e da geração de empregos.
“O momento é propicio para se planejar a implantação de Sistemas Inteligentes de Transporte, já que esta alternativa poderá contribuir para minimizar os problemas do transporte no Rio de Janeiro e das outras cidades que irão abrigar os eventos e poderá permanecer como um legado para a população”, afirma o engenheiro Alexandre Rojas, da UERJ, e membro do Comitê Técnico que está organizando o Seminário em parceria com a Planeja & Informa Comunicação e Marketing.
Segundo ele, os Sistemas Inteligentes de Transporte através da união da telemática e de ferramentas de controle representam novos meios de se pensar na mobilidade urbana. A utilização eficiente dessas tecnologias tem gerado resultados satisfatórios, promovendo a redução de congestionamentos e dos tempos de viagem, melhoria na qualidade do ar pela redução da emissão de poluentes, possibilidade da indicação de rotas alternativas, o aprimoramento dos níveis de serviço e aumentado a produtividade, a confiabilidade e a segurança dos sistemas de transporte.
Postado por Meu Transporte às 18:08 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Aparelho ajuda deficientes visuais a identificar ônibus em Jaú
Segundo o representante da Geraes, Júlio Cezar David de Melo, a tecnologia, denominada DPS-2000, foi desenvolvida ao longo de 12 anos por Dácio Pedro Simões e contou com parceria da Universidade Federal de Minas Gerais, que trabalhou na pesquisa.
O sistema é composto por um aparelho receptor, instalados nos ônibus, e um transmissor que fica com o usuário. O passageiro memoriza no aparelho o código da linha. Ao chegar ao ponto de ônibus, seleciona a linha desejada e o aparelho emite ondas de baixa frequência com raio de 100 metros, possibilitando ao motorista receber sinal luminoso e sonoro e parar. Ao estacionar no ponto, uma gravação automática informa o número da linha repetidas vezes, até que o usuário embarque.
O custo unitário do aparelho receptor é de R$ 650 e do transmissor R$ 250.
Quanto maior o número de aparelhos encomendados ao fabricante, menor fica o preço final de cada unidade. Estimativa inicial para a estação piloto de Jaú é de que cada receptor fique em R$ 400 e o transmissor caia para R$ 150. No projeto piloto seriam distribuídos 30 transmissores para pessoas com deficiência e idosos e os receptores instalados em pelo menos 50 ônibus circulares da Macacari.
O cronograma de instalação do sistema em Jaú, que será cidade laboratório, prevê o início dos estudos e fabricação dos aparelhos em janeiro, quando a Prefeitura terá recebido o orçamento final para assinatura do contrato.
O diretor da Geraes, Júlio de Melo, diz que o sistema poderá ser instalado em Jaú a um custo entre R$ 30 mil e R$ 50 mil, mas esse valor poderá ser reduzido, o que depende de uma série de variáveis, como o número de aparelhos a serem produzidos.
“Precisamos ter um número preciso para fechar orçamento que possa ser apresentado e discutido”, diz.
Custo
A secretária dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosos de Jaú, primeira-dama Caroline de Toledo Franceschi, estima que a parceria com a Macacari permita que esse custo fique em aproximadamente R$ 19 mil. Em janeiro, a secretaria pretende iniciar censo para determinar o exato número de deficientes no Município, o que auxiliará a consubstanciar o projeto final. “Com base nesse cadastro, levantaremos o número de todos os que gostariam de ter o aparelho transmissor”, diz. “Para os mais necessitados, a secretaria poderia doar e os que tiverem melhores condições podem adquiri-lo.”
O diretor da Macacari, José Eduardo Macacari, entusiasmou-se com a nova tecnologia e diz que a parceria e a instalação do projeto em Jaú são viáveis “Achamos que dará resultados.” O empresário afirma que os receptores poderão ser instalados em 100% de sua frota, composta hoje por 61 veícuulos.
A apresentação contou com a presença do prefeito Osvaldo Franceschi Junior (PV), do presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, José de Oliveira Justino, e do presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Estevam Rogério da Silva.
Fonte: Grupo MVI Brasil
Postado por Meu Transporte às 18:04 1 comentários
Marcadores: São Paulo
Mogi das Cruzes: A partir do dia 2 de maio, entrará em operação o Sistema Integrado
O Terminal Central, cuja inauguração está prevista para o dia 1º de maio, foi projetado especialmente para proporcionar total conforto ao usuário do transporte coletivo. As baias terão cobertura e o antigo prédio da NGK, que está sendo restaurado para conservar a memória da cidade, terá serviços como o PAC, sanitários, revistaria, lanchonete e a loja da Mogi Passes, onde será possível carregar ou adquirir o bilhete eletrônico. Para facilitar a vida do usuário, o Terminal terá um grande monitor, informando os horários de partida dos ônibus.
Já o Terminal Estudantes também passará por uma ampla reforma, cujo processo está em licitação. O serviço deve ser iniciado no início do segundo semestre deste ano. O local ganhará cobertura nos pontos de ônibus, sanitários e estrutura adequada para receber os passageiros com conforto. “Como o local possui espaço físico suficiente, não será preciso interromper os serviços no local. A revitalização poderá ser feita com o terminal em funcionamento”, explicou o secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada.
O prazo para fazer a integração é de 60 minutos a partir do momento em que o ônibus chegar a um dos terminais. Quem vem de Jundiapeba, por exemplo, que é região 1, não poderá integrar com nenhuma linha que pertença a esta região. Mas, estará liberado para integrar com todas as outras regiões da cidade. “Ou seja, quem descer do ônibus antes dele chegar ao terminal, terá um prazo ainda maior para integrar, já que o tempo só começa a ser contado a partir da chegada do ônibus”, explica o secretário.
Postado por Meu Transporte às 17:54 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Fiscalização do transporte coletivo de Joinville tem acesso on-line às empresas
A Seinfra, por meio da Unidade de Transportes e Vias Públicas, passou a dispor deste sistema de fiscalização desde a terça-feira (27). "Esta conexão on-line se torna mais uma importante ferramenta de fiscalização e de controle do transporte coletivo (ônibus) em Joinville. Agora, a Prefeitura tem como saber o que cada uma das empresas permissionárias está fazendo dentro do sistema de transporte", explicou o gerente da Unidade de Transporte e Vias Públicas, Luiz Cesar Hoefnner.
A empresa repassou aos gestores do serviço no município as senhas e os softwares para que a Prefeitura tenha completo acesso ao sistema. Segundo o gerente da Unidade de Transporte e Vias Públicas, Luiz Cesar Hoefnner, "esta ferramenta on-line é fundamental para auxiliar o município na gestão e na fiscalização completa do sistema".
Postado por Meu Transporte às 17:51 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Transporte coletivo diminui a poluição, segundo estudo
Estudo sobre as fontes de poluição por veículos usados no transporte rodoviário, segundo pesquisa do Ministério do Meio Ambiente, aponta que 87% das emissões de CO (monóxido de carbono) partem de carros e motos enquanto os ônibus respondem por apenas 3% para o transporte de quantidade quase idêntica de passageiros.
De acordo com o 1º Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários, rodam hoje pelas estradas brasileiras 36 milhões de veículos automotores. O transporte coletivo registra a casa dos 16,8 bilhões de passageiros, outros 17 bilhões usam motos e carros individuais.
Na cidade de São Paulo, o problema é mais agravante, pois o IDS - Indicadores do Desenvolvimento Sustentável Brasil e com o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística registram que o número de substâncias poluentes emitidas no ar aumentou de 158 para 168.
O monóxido de carbono é resultante da queima de petróleo na atmosfera e causa diversos malefícios à saúde, afetando principalmente o sistema cardiovascular. Em doses elevadas, a exposição ao CO acarreta problemas de visão, redução da capacidade de trabalho, de aprendizagem e da habilidade manual, além de trazer consequências respiratórias pela má qualidade do ar.
A partir dessa constatação de poluição ambiental ocasionado pelos veículos automotores, Regina Rocha, diretora da FRESP - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo, afirma que é importante que os governos incentivem o uso do transporte coletivo em detrimento do individual. Para ela, porém, o usuário do automóvel só deixará seu carro em casa se tiver uma alternativa mais confortável, pontual e segura para sua mobilidade.
"O transporte coletivo privado ajuda claramente na redução da poluição atmosférica, pois reduz o número de carros nas ruas", sentencia Regina.
Para ela, o fretamento é o sistema de transporte coletivo que tem mais apelo para tirar o automóvel das vias públicas. De fato, pesquisa realizada pelo Instituto LPM - Levantamentos e Pesquisas de Marketing mostra que um ônibus de fretamento retira até 19 carros de circulação, já que 78% dos usuários desse tipo de transporte possuem automóvel e 87% são portadores de Carteira de Habilitação. Só na região metropolitana de São Paulo a modalidade transporta 600 mil passageiros por dia.
Postado por Meu Transporte às 17:50 0 comentários
Transporte coletivo sob ameaça de greve em Belém
Postado por Meu Transporte às 17:49 0 comentários
Marcadores: Pará
Superlotação atinge a Linha Verde do Metrô de São Paulo
Com isso, os passageiros já reclamam que estão cada vez mais espremidos nas composições. A média de pessoas transportadas por dia na linha passou de 416,4 mil em março do ano passado para 472,1 mil no mesmo mês de 2010. Dois fatores são considerados fundamentais para explicar esse aumento: a restrição aos ônibus fretados no centro expandido da capital paulista, que colocou mais pessoas na rede de Metrô, e a inauguração em janeiro da Estação Sacomã.
A companhia também aponta a restrição aos fretados como causa de demanda. "Isso ocorreu quando a Estação Santos-Imigrantes passou a receber número expressivo de passageiros oriundos dessa modalidade de transporte." No entanto, o Metrô afirma ter totais condições de absorver esse público.
Postado por Meu Transporte às 15:00 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô