Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Consórcio Grande Recife realiza obras em terminais da RMR

sexta-feira, 23 de abril de 2010


O Grande Recife Consórcio de Transporte inicia, neste mês abril, um pacote de reformas em 10 Terminais de Ônibus, integrados e urbanos, instalados na Região Metropolitana do Recife (RMR). Ao todo, serão investidos mais de R$ 2 milhões em obras de reforma, recuperação e ampliação com o objetivo de melhorar o atendimento aos mais de 1,8 milhões de passageiros transportados na RMR.

Os terminais incluídos no pacote são o da Macaxeira (já em obra), PE-15 (Obras iniciam em breve), Rio Doce, Santa Rita, Jaboatão, Afogados, Camaragibe, Cavaleiro, Igarassu e Recife. Estes cinco últimos terão as licitações homologadas até maio.

As principais ações que estão previstas são: recuperação e substituição do piso e cobertas, reestruturação da pavimentação (área de circulação dos ônibus), pintura, revisão e substituição das instalações hidráulicas e elétricas, reforma dos banheiros e reestruturação da comunicação visual.

O trabalho – que em alguns casos será realizado em vários terminais ao mesmo tempo – já começou em dois dos equipamentos: Macaxeira e PE-15 que juntos, atendem mais de 300 mil usuários por dia. As obras nestes terminais já começaram desde o início do mês, na Macaxeira. O próximo será o TI da PE-15, onde os trabalhos devem iniciar na próxima semana. O prazo de conclusão das obras é de 30 até 120 dias, a contar do início dos trabalhos.

"Desde 2008 estamos desenvolvendo ações de médio e pequeno porte para melhorar a qualidade destes equipamentos. Mas agora, graças a recursos obtidos junto ao governo estadual, através da Secretaria das Cidades, teremos condições de fazer intervenções mais profundas, o que significa mais eficiência e conforto”, destacou o secretário das Cidades e presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Dilson Peixoto.

Os Terminais são:

Terminal da Macaxeira – Obra em andamento

Terminal da PE-15 – Obra será iniciada em breve

Terminal de Rio Doce – Licitado aguardando a ordem de serviço

Terminal de Santa Rita – Licitado aguardando a ordem de serviço

Terminal de Jaboatão – Licitado aguardando a ordem de serviço

Terminal de Afogados – Será licitado em breve

Terminal de Camaragibe – Será licitado em breve

Terminal de Cavaleiro – Será licitado em breve

Terminal de Igarassu – Será licitado em breve

Terminal Recife – Será licitado em breve

Fonte: CGRT
READ MORE - Consórcio Grande Recife realiza obras em terminais da RMR

Usuários de ônibus encontram dificuldades nos pontos na Grande BH


São ônibus lotados, muita gente viajando em pé, sem segurança. Essa é a rotina de quase 200 mil passageiros que usam o transporte coletivo, diariamente, nessa região. O problema mais grave é que estes ônibus passam por rodovias federais perigosas, como a BR-381. Mas, será que esse tipo de viagem é permitido? É o que nós vamos saber na reportagem do Gabriel Senna e Geraldo Capreta.

Rodoviária de Belo Horizonte, 5h30. Motorista e passageiros se preparam pra uma viagem até Conselheiro Lafaiete. Serão 100 quilômetros pela BR-040. Por lei, ninguém pode ir em pé e todas as poltronas tem que ter cinto de segurança.

Ravena, região metropolitana, 7h. Esses passageiros estão embarcando para Belo Horizonte. Eles também vão percorrer uma rodovia federal. Serão mais ou menos 25 quilômetros pela BR-381, uma das mais perigosas do país. Só que a lei que serve para aquele outro ônibus, não vale pra este. Aqui não há cinto de segurança e passageiros podem ir em pé. É o que prevê a legislação do Conselho Nacional de Trânsito, que abre exceção para viagens intermunicipias com percursos menores. Mesmo se no caminho tiver uma movimentada rodovia.

Ainda dentro da cidade, o ônibus vai enchendo quem não quer ir em pé, espera. Tem medo. Quando o veículo entra na 381, já não há mais lugar nos bancos. Quem conseguiu se sentar usa o pé como apoio. Quem descansa na escada, não vê saída. A marca no pescoço foi provocada por um acidente no ano passado.

Dona Leodita diz que um caminhão bateu no ônibus em que ela estava, desta mesma linha. Havia muita gente em pé. Pelo caminho, muitos flagrantes. Ultrapassagem em faixa contínua, pelo acostamento. Em determinados trechos são duas curvas a cada quilômetros. A gente já passou da metade do caminho e o ônibus está lotado. Não cabe ninguém mais aqui dentro. O problema se repete em outras rodovias. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem, só na região metropolitana são 199 linhas que passam por BRs, quase 200 mil pessoas por dia.

Na BR-040, em Contagem, pela janela, os passageiros dão o recado. Pela manhã os pontos estão cheios, os ônibus lotados. Pessoas espremidas nas portas. Um, dois, três, dez. Todos assim. Não cabe mais ninguém. Um especialista em transporte público diz que não há saída fácil para o problema. Enquanto não há solução, muita gente viaja com medo.

O DER informou que foram registradas cem reclamações de ônibus lotados, nos três primeiros meses deste ano, na região metropolitana. E que todas elas são verificadas. Os passageiros podem fazer a denúncia pelo telefone: 118.

Fonte: Globominas

READ MORE - Usuários de ônibus encontram dificuldades nos pontos na Grande BH

Capixabas terão acesso à localização de ônibus pelo celular a partir de maio


Uma novidade que promete facilitar a vida dos capixabas que utilizam o serviço de ônibus em Vitória começará a funcionar a partir do próximo mês. Através do computador ou celular, os usuários poderão verificar em que ponto da cidade está o coletivo.
A ideia é dar comodidade aos capixabas que muitas vezes esperam horas nos pontos de ônibus. "As pessoas vão poder consultar, tanto via web como por celular, o número do ponto de ônibus que elas estão, a linha e a previsão de horário de chegada do ônibus", salientou o secretário de transportes da Prefeitura de Vitória, Fábio Damasceno.
Por meio de mapas, técnicos da prefeitura vão monitorar o trajeto, horário e velocidade dos ônibus. Para saber as informações do percurso do coletivo, os funcionários poderão acessar as tabelas e gráficos, onde serão revelados possíveis desvios de itinerário, excesso de velocidade, atrasos e até se o motorista parou ou não no ponto.
Segundo o subsecretário de Transportes da Prefeitura de Vitória, Carlos Cruz, as irregularidades serão apuradas e podem gerar multas. "Nós diariamente verificamos as exceções que o sistema aponta e investigamos se são pertinentes ou não. Caso sejam constatadas e não tenha explicações óbvias nós notificamos a empresa e multamos, se for o caso".
Nos pontos de ônibus, as reclamações sobre atrasos são constantes, mas os passageiros apostam na novidade. "É uma ideia de tecnologia que deve surtir algum efeito", disse a advogada Fátima Cosme. "

Fonte: Folha de Vitória
READ MORE - Capixabas terão acesso à localização de ônibus pelo celular a partir de maio

EUA: Parque terá transporte mais eficiente para atrair público maior


Parque terá transporte mais eficiente para atrair público maior Por Equipe AE São Paulo, 22 (AE) - Penhascos feitos de granito, cachoeiras voluptuosas, sequoias que parecem querer tocar o céu. E, muito provavelmente já a partir do próximo verão, menos obstáculos para chegar às suas principais maravilhas.

O Parque Yosemite, na Califórnia (a 320 quilômetros de São Francisco), vai receber US$ 1,3 milhão para desenvolver um sistema de transporte público mais eficiente.

A questão é considerada um dos entraves para ampliar o número de visitantes sem piorar os congestionamentos na mais antiga reserva do país. Nos meses de julho e agosto - quando o parque recebe mais de 500 mil turistas -, não é incomum encontrar filas de carros, até agora a melhor forma de visitar o Yosemite.

Os recursos anunciados pela Administração Federal de Trânsito (FTA, na sigla em inglês) servirão para criar rotas para micro-ônibus e definir trilhas de bike. Ainda vão ajudar a reprogramar o site do Yosemite, que passará a exibir informações em tempo real sobre o trânsito. Verbas adicionais de US$ 1,6 milhão serão usadas para comprar três ônibus ecologicamente corretos.

Tais ações devem ter um bom impacto na preservação dos recursos naturais. E eles não são poucos. Considerada uma das mais altas cachoeiras dos Estados Unidos, a Yosemite Falls cai de 740 metros. Os paredões de granito, por sua vez, se tornaram lendários entre os montanhistas.

Em Mariposa Gove, na porção sul da reserva, ficam sequoias com mais de 2 mil anos. Os visitantes pagam US$ 20 para entrar (valor por carro, para sete dias). Mais:www.nps.gov/yose.

Fonte: Ultimo Segundo
READ MORE - EUA: Parque terá transporte mais eficiente para atrair público maior

A importância do transporte público em Blumenau


A recente investida do governo de Blumenau no sentido de proibir a circulação de ônibus intermunicipais em nossa cidade explicita o caos, estrutural e metodológico, em que está submerso o transporte público em nossa região. A medida, além de inócua do ponto de vista da melhoria da qualidade do transporte, prejudicaria de forma direta os moradores da região metropolitana que, diária ou ocasionalmente, fazem uso de ônibus para se deslocar a Blumenau, ou dela para outras cidades.

A mobilização dos municípios vizinhos e de várias entidades de representação da população, somada à nossa atuação na Câmara de Vereadores logrou deter esta proposta absurda. Obtivemos também, a duras penas, o compromisso de que nenhuma nova iniciativa será encaminhada sem a realização de estudos técnicos e principalmente sem a consulta aos setores diretamente interessados.

Esta crise do transporte público é resultado de uma gestão incompetente, despreparada para lidar com o crescimento econômico e estrutural, que advém da ótima fase que o país vive, e desinteressada na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. A prefeitura de Blumenau ainda não percebeu o que é claro: o transporte público não é um problema e sim parte da solução para o engargalamento do sistema viário de nossa região.

Não convenceremos as pessoas a largarem seus carros para entrar num sistema caracterizado por ônibus em que passageiros são transportadas como carga comum, sem segurança e com horários incertos. Ao mesmo tempo, a melhoria do sistema não pode estar condicionada aos valores das tarifas praticados pelas concessionárias.

Pela importância estratégica, o transporte coletivo deve ser objeto de uma enérgica intervenção do poder público. Isto implica além da melhoria de fiscalização, métodos e no investimento de recursos públicos que paguem parte dos custos do transporte coletivo, oportunizando um sistema confortável, confiável e barato.

O aporte de verbas públicas deve ser acompanhado por uma gestão mais democrática do sistema, através de conselhos deliberativos compostos por governos, sindicatos, usuários e operadores do sistema. Compreendamos o transporte público como elemento fundamental para o desenvolvimento de uma região metropolitana humanizada, saudável e acessível a todos os moradores.

Fonte: Diário de Santa Catarina
READ MORE - A importância do transporte público em Blumenau

Usuários do transporte coletivo de São José dos Campos têm novo serviço de recarga


Tem novidade pra quem usa o transporte coletivo em São José dos Campos. Agora há uma nova opção para recarregar o cartão. Na cidade as empresas que oferecem o vale-transporte têm a opção de fazê-lo de maneira automática, por meio de um cartão magnético, que ao ser passado na catraca, libera a passagem.

Em uma data pré-determinada, o funcionário vai a um dos 16 pontos de recarga na cidade e insere o cartão para fazer a carga com o valor das passagens. Mas desde o fim do mês de março, o consórcio que administra o transporte coletivo em São José dos Campos oferece uma nova opção.

Está em vigor a carga embarcada, ou seja, o usuário pode recarregar seus créditos do transporte na própria catraca durante a viagem, evitando a ida a um dos pontos de recarga, que continuam em funcionamento. A implantação do sistema está sendo feita de forma gradativa nos ônibus do município. Para ter esse direito basta comparecer ao Consórcio 123.

Pontos de recarga

- Padaria Flamboyant (Vista Verde)
- Perfumaria da Praça 1° de maio (Novo Horizonte)
- Supermercado Máximo (Jd. Ismênia)
- Drogabella (Sta. Inês I)
- Mercadinho Thomazzini-3 irmãos (Galo Branco)
- Extra (Colinas)
- Padaria Brasil Novo Ltda (Jd. Imperial)
- Mercadinho São Cristóvão (Chácaras Reunidas)
- Calçados Valuti (Jd. Morumbi)
- Supermercado do Pai (Jd. das Indústrias)
- São José Passes (Centro)
- Duas unidades: Terminal Central - Rodoviária Velha (sala da fiscalização Prefeitura e sala da fiscalização da Expresso Maringá)
- Terminal Intermunicipal
- Rodoviária Nova
- Paço Municipal - 1° andar - Extra - CTA
- Tenda Supermercados
-ValeSul Shopping

O Consórcio 123 - São José Passes fica na Praça dos Expedicionários, 110, Centro, em frente ao Terminal Urbano Central (Rodoviária Velha).

Fonte: Nossa Região
READ MORE - Usuários do transporte coletivo de São José dos Campos têm novo serviço de recarga

Motoristas fazem curso sobre acessibilidade em São Luís


Os motoristas e cobradores de São Luís passarão por um curso de capacitação para operar os elevadores dos ônibus da capital. A iniciativa partiu do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET) e tem o objetivo de habilitar todos os trabalhadores em transporte coletivo para melhorar a acessibilidade de portadores de deficiência.
  • Após ter sido veiculada reportagem em rede nacional, na qual ficou constatado que o pior serviço de transporte coletivo destinado a portadores de deficiência é o de São Luís, o SET informou que já está adotando medidas para mudar esta realidade. Cerca de 40 trabalhadores de ônibus – motoristas e cobradores – estão sendo capacitados pelo Serviço Social do Transporte e Serviços Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT).

O curso, aplicado de maneira intensiva durante o dia todo, tornará os participantes multiplicadores do conteúdo ministrado. Além de aprender na prática como deve ser feito o manuseio do equipamento, os alunos terão aulas sobre a legislação do transporte público de São Luís; conhecimento do público com restrições de mobilidade e a facilitação do acesso aos cadeirantes.

  • O superintendente do SET, Luís Cláudio Siqueira, explicou que apesar de questionar os critérios adotados na reportagem, exibida no Fantástico, as empresas estão buscando melhorar a prestação de serviços a este público, principalmente respeitando suas limitações.

A iniciativa também foi muito bem recebida pelos usuários. Jorge Henrique Ferreira Coelho não sabia da realização do curso e elogiou a iniciativa dos empresários do setor. “A gente sabe que tem muito ônibus adaptado com os elevadores, mas víamos que ainda assim faltava conhecimentos aos operadores (motoristas e cobradores). Esperamos que agora essa questão seja resolvida”, disse.

  • A estudante Marenilde Oliveira, de 20 anos, contou que já estava percebendo uma mudança de postura dos motoristas. Há pouco tempo, ela afirmou que não era bem atendida, e muitas vezes os cobradores e motoristas ainda reclamavam de ter de parar para que ela subisse no ônibus. “Agora, já houve oportunidade em que peguei quatro ônibus em um só dia e em três os motoristas desceram para me ajudar. Isso mostra que eles estão bem mais sensíveis às nossas limitações”, destacou.

Fonte: O Estado do Maranhão

READ MORE - Motoristas fazem curso sobre acessibilidade em São Luís

Em Maringá, MP cobra licitação do transporte coletivo


A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público notificou ontem a Câmara Municipal de Maringá para que restabeleça o texto do artigo 14 da Lei Orgânica do Município que trata das concessões ou permissões de serviços públicos.

O texto da lei recebeu a Emenda 31, em 1999, durante a gestão do então prefeito Jairo Gianoto, autorizando a prorrogação de contrato de concessão ou permissão através de termo aditivo. Na prática, isso invalida contratos de concessão que foram prorrogados com base na lei alterada. Um dos casos é o contrato com a Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC).

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, em 3 de março, a emenda aprovada pela Câmara de Maringá é inconstitucional, pois a Constituição Federal não permite prorrogação de contrato de concessão e exige que se abra licitação para nova concessão.

O promotor José Aparecido da Cruz, da Defesa do Patrimônio Público, entregou ontem o ofício ao presidente do Legislativo, Mário Hossokawa (PMDB), pouco antes da sessão ordinária. O documento foi lido em plenário, para que todos os vereadores tomassem conhecimento da necessidade de restabelecer o texto original do artigo 14.

O começo

Em 2001, o Ministério Público fez uma representação por inconstitucionalidade do artigo 14 do Ato das Disposições Transitórias da Lei Orgânica de Maringá, na Procuradoria Geral de Justiça em Curitiba, por descumprimento da Lei das Licitações dos Serviços Públicos. Na época, a Procuradoria ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Tribunal de Justiça, que, por sua vez, julgou procedente a ação.

A Câmara ingressou com dois recursos em defesa da Emenda aprovada: um no Supremo Tribunal Federal (STF) e outro no Superior Tribunal de Justiça (STJ) pedindo a reforma da decisão do Tribunal de Justiça. No dia 13 de junho de 2007, o STJ decidiu não acatar o recurso do Legislativo maringaense. Em 3 de março deste ano, o STF também julgou improcedente o recurso.

A Câmara deixou de recorrer e, como a ação transitou em julgado, o Ministério Público oficiou o Legislativo ontem, recomendando ao presidente Mário Hossokawa para que providencie a alteração do Artigo 14, restabelecendo o texto anterior. No ofício, foi solicitado também que desse conhecimento a todos os vereadores e que informasse o Poder Executivo. Hossokawa cumpriu a determinação e leu o documento em Plenário, durante a sessão de ontem.

Fonte: O Diário online
READ MORE - Em Maringá, MP cobra licitação do transporte coletivo

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960