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Mulher no volante, sensibilidade constante dentro dos ônibus de Teresina

sábado, 27 de março de 2010


Quem nunca ouviu um homem por aí dizer que mulher no trânsito, o perigo é constante? As piadas são diversificadas, mas será que eles têm razão? Núbia Maria Mousinho (foto acima), uma piauiense de 39 anos, mostra que nem sempre é assim. Para a surpresa de muita gente, ela é motorista de transporte coletivo em Teresina. Em uma cidade onde o trânsito a cada dia fica mais difícil, guiar um ônibus por ruas abarrotadas de carro não é tarefa simples.
Núbia é motorista há 22 anos. São 15 como profissional e dez dedicados a empresa Transcol. Tem uma rotina de trabalho que chega a 9h por dia e ainda encontra tempo para cuidar da família. É mãe de dois garotos gêmeos.

  • “Eu levanto às 3 da manhã, saio de casa às 4h, 4h30 eu já estou na garagem. Saio de lá por volta de 5 da manhã. É tudo muito corrido”, afirma à reportagem do Acessepiauí.
    “Tenho dois filhos que amo demais, mas acabo me distanciando deles por conta do trabalho. Eles chegam a me chamar de pãe, pois eu mais pareço um pai, que só serve para trabalhar, ganhar dinheiro e levá-los ao médico”, fala emocionada, lembrando que por conta do dia-a-dia agitado, seus filhos passam a maior parte do tempo com os avós.
    “Eu tenho uma vida muito difícil, quase não paro durante o dia, mas no mínimo que posso, dou carinho”, afirma.
Muito marmanjo não teria pique para acompanhar nossa motorista, que revela já ter ouvido e visto de tudo em suas viagens. Como é de se imaginar, um dos principais entraves para ela permanecer no emprego foi o preconceito, mas nada que uma boa dose de força de vontade não contribuísse para a vitória.
  • “É claro que no início havia preconceito, as pessoas não gostavam muito de pegar ônibus com uma motorista mulher, mas isso foi mudando com o tempo. Também foi difícil convencer os outros motoristas de trabalhar ao lado de uma mulher, hoje isso é diferente. Com o tempo eu conquistei o respeito das pessoas e dos colegas de trabalho”, comemora.
    Para o estudante Carlos André, ver uma mulher no volante de um ônibus é diferente, mas tem seu lado positivo. "Eu não vejo problema algum uma mulher dirigir um ônibus. É diferente, confesso, mas por outro lado temos mais confiança. Elas são mais atentas e não são de brigar no trânsito", afirma.

Se no trabalho o preconceito é coisa do passado, na vida afetiva a realidade é outra. “Acho que o maior preconceito em minha vida é no tratamento como mulher. Hoje em dia ainda é difícil encontrar um homem que aceite uma mulher que trabalha como motorista, São raros os que aceitam uma mulher que sai 3h da manhã e quando volta para casa já é tarde. Acho que esta é uma das maiores dificuldades que tenho de enfrentar”, destaca.

  • Mas nem por isso ela desanima. Ainda comemorando o mês da mulher, Núbia conta que sempre arruma um tempinho para se cuidar. “Nos finais de semana eu sempre tiro um tempo para poder arrumar o cabelo, fazer uma escova, as unhas, sempre cuido de mim. Saio para trabalhar sempre bem maquiada, perfumada, uso filtro solar e óculos escuros. Não me descuido. E neste sentido é uma coisa boa de trabalhar com homens, eles sempre notam quando mudamos alguma coisa no visual. Sempre que corto o cabelo eles percebem” comenta.
Com tanto capricho, o assédio é inevitável. É rotina da motorista sempre ouvir um “gatinha”, tanto de outros motoristas, como dos passageiros. “Mas nunca houve nada demais, algo que me incomodasse. Os meninos aqui costumam comentar que se para cada beijinho que os homens me dedicam, eu ganhasse um real, no final do dia eu tava rica”, brinca.
  • Brincadeiras a parte, o que mais Núbia gosta no trabalho, além de dirigir, é o contato com seus passageiros. É nestas horas que a sensibilidade do sexo feminino leva vantagem na profissão. Ela contou ao Acessepiauí que ao ser transferida para outra linha, cerca de três ou quatro meses depois, seus antigos passageiros ligaram para a empresa pedindo que voltasse.
    “Eles são a principal causa de eu estar neste trabalho há tanto tempo. Tem dias que saio de casa estressada e encontro um passageiro, amigo de todos os dias, o humor muda. Sempre tem aquele passageiro que sobe no mesmo ponto, conversa com a gente, é um bom relacionamento”, finaliza.
Todo esse carinho das pessoas pela motorista não é à toa. Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (SETUT), Herbert Miúra (foto ao lado), as mulheres são mais atenciosas no que fazem e se dedicam com maior afinco a profissão.
“Elas são muito eficientes. Para você ter uma ideia, eu não encontro com as mulheres da minha empresa. Quando eu vejo funcionário é porque está dando problema”, afirma.
Segundo o presidente, a maioria das mulheres que trabalham no transporte público de Teresina está na área administrativa e serviços gerais dentro dos veículos. “Os ônibus mais limpos de Teresina são os da Piauiense, porque só as mulheres limpam. Lá, só elas cuidam dessa parte. Na verdade, elas são bem mais caprichosas. As duas motoristas que eu tive nunca bateram carro”, disse Miúra.

  • Teresina possui 13 empresas de ônibus urbanos. A Emtracol é a mais feminina, com cerca de 20 funcionárias. No total, as catracas do transporte público da capital são acionadas 7 milhões de vezes por mês. São 93 linhas em toda a cidade.
Fonte: Acessepiauí
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Metrô de São Paulo é escolhido como o melhor das Américas


O Metrô de São Paulo é o melhor das Américas (Best Metro Americas), de acordo com a The Metros, principal premiação do setor metroviário no mundo. O anúncio foi feito durante a conferência MetroRail 2010, que reuniu em Londres, 250 executivos, representantes de 70 companhias de metrô de 40 países.

O júri, formado por especialistas de publicações como BBC News, Metro Report International, Passenger Focus e Spitfire Consultancy, escolheu o Metrô-SP pelos seguintes critérios: cobertura da rede, integração com outros sistemas de transportes, frequência, eficiência e segurança dos serviços, níveis de serviço ao cliente, avaliação do serviço e do preço pelo cliente, condições gerais como acessibilidade, segurança pública e operacional, altos níveis de confiabilidade e alto padrão de desempenho, inovação tecnológica, considerações e contribuições ambientais.

Segundo o presidente do Metrô-SP, José Jorge Fagali, a premiação é um reconhecimento da excelência dos serviços prestados. "Operando desde 1974, a companhia atualmente passa por um período de inovações, com significativos investimentos na expansão e modernização da rede, que somam R$ 11 bilhões no período entre 2007 e 2010".

A conferência escolheu o metrô de Londres como o melhor da Europa e o de Cingapura o da Ásia-Pacífico. Realizado anualmente, o evento tem o objetivo de promover a troca de conhecimento e intercâmbio de melhores práticas entre os executivos das companhias de metrô de todo o mundo.

A premiação The Metros foi criada para reconhecer as realizações mais significativas dos principais líderes do transporte de alta capacidade. Sua missão é identificar e reconhecer as companhias que tem demonstrado uma extrema habilidade em manter, com sucesso, seus padrões de excelência.

Fonte: Governo do Estado

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Rio Branco: A partir de maio, 50% da frota de ônibus será completamente renovada


A partir de maio, 50% da frota de ônibus da cidade de Rio Branco será completamente renovada com veículos 0 km, que atendem todas as exigências para o transporte coletivo de passageiro. Ontem pela manhã, o prefeito de Rio Branco Raimundo Angelim participou na garagem da empresa Floresta, da entrega de 32 novos carros que fazem parte da renovação da frota urbana da Capital.

A aquisição dos veículos faz parte de um pacote de medidas adotadas pela atual gestão para melhorar o sistema de transporte coletivo da cidade, que passa por um processo de modernização tecnológica, a partir da implantação do sistema de bilhetagem eletrônica e vai até a renovação total da frota atual.

Com um investimento aproximado de R$ 9 milhões, a empresa Floresta, com esse processo renova em 40% de sua frota e passa a oferecer mais qualidade e conforto para os usuários do transporte coletivo na capital.No total, a frota será renovada em 100%, o que representa a aquisição de mais 58 novos carros que devem integrar a frota ainda este ano.

  • Nova frota tem embarque para portadores de necessidades especiais

Adquiridos no Estado do Paraná, cada ônibus está avaliado em R$ 200 mil. Todos os veículos estão adaptados com plataforma para embarque e desembarque de cadeirantes, assentos exclusivos para idosos, crianças e gestantes, além de dois exclusivos para pessoas obesas.
O administrador da empresa, Donizete Barros lembra que os carros estão equipados com botões de solicitação de parada em braile, e possuem um moderno sistema de ventilação que diminui o calor em seu interior. "A nossa empresa explora 22 linhas no transporte coletivo na Capital. 20 linhas ligam o centro aos bairros e duas são intermunicipais: Bujari e Senador Guiomard. Nesse primeiro momento, estamos treinando nosso pessoal para atuar na nova estrutura e esperamos a compreensão dos nossos usuários para esse processo de adequação".
Com as mudanças, a Prefeitura de Rio Branco garante a inclusão social de usuários que possuem mobilidade reduzida, como cadeirantes, idosos e pessoas com carrinho de bebê, possibilitando acesso aos meios de transportes públicos e atende as novas normas brasileiras de acessibilidade.
A distribuição dos novos ônibus que estarão em circulação a partir da próxima semana, atende as necessidades da comunidade, sendo levado em consideração o elevado número populacional dos bairros contemplados, bem como a distância percorrida até o Terminal Urbano.

  • Os novos veículos estarão em circulação a partir da próxima semana e a expectativa é de que 100% da frota seja renovada até 2011, gradativamente todas as linhas serão contempladas com as mudanças.

Fonte: JusBrasil

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Projeto torna obrigatório uso de vidros reflexivos em ônibus


A Câmara analisa o Projeto de Lei 6890/10, da deputada Maria Lúcia Cardoso (PMDB-MG),que torna obrigatório o uso de vidros reflexivos em veículos de transporte coletivo. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97). A regulamentação da medida será feita pelo Conselho Nacional do Trânsito (Contran). A deputada já havia apresentado projeto semelhante em 2008, que foi arquivado.
Os vidros reflexivos, produzidos à base de óxidos metálicos, refletem os raios solares sem prejudicar a visibilidade dos motoristas. Esse tipo de vidro, segundo Maria Lúcia Cardoso (PMDB-MG), tem sido cada vez mais utilizado pela construção civil por contribuir para a redução da temperatura das edificações e, consequentemente, gerar economia de energia com aparelhos de ar condicionado.

  • Redução de temperatura
    Para Maria Lúcia Cardoso, os vidros reflexivos podem ser aproveitadas em ônibus para melhorar o conforto térmico. Ela acredita que o uso de ar condicionado nesses veículos, apesar de também oferecer conforto aos passageiros, tem um preço elevado e aumenta o consumo de combustível, causando danos ambientais.

Fonte: Transporta Brasil

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Transporte coletivo no "caminho das emoções" dos teresinenses

Os destinos são inúmeros e variam desde a ida ao trabalho, à escola, ao hospital, fazer compras, visitar um amigo ou parente, e até mesmo para o lazer, como ir ao shopping, à balada. Seja qual for o destino, o deslocamento da maioria dos teresinenses atualmente é feito através de um transporte coletivo.
Diariamente 235 mil pessoas usam o serviço prestado pelos 500 ônibus que circulam na capital, o que resulta na marca de sete milhões de passagens contabilizadas mensalmente pelo SETUT (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina).
A responsabilidade de deslocar com segurança todos esses usuários cabe a homens e até mesmo mulheres que gostam e estão satisfeitos com o que fazem, cada vez mais presentes na vida dos passageiros, pois quem nunca programou um compromisso levando em conta quantos minutos passará dentro de um ônibus?
Muitos acreditam que os motoristas e cobradores de ônibus de Teresina não passam de funcionários que são obrigados a exercerem a profissão porque precisam do salário, entretanto, para os responsáveis por conduzirem o transporte coletivo da cidade, levar e trazer o passageiro de seus destinos é mais que uma função, se trata de uma relação de compromisso e amizade.
Para estes funcionários o serviço feito durante o transporte de passageiros é também um local para fazer amizades, como é o caso da dona de casa Maria dos Santos, que trabalha como cozinheira há 30 anos em um quiosque do Mercado Central e todos os dias utiliza a mesma condução às seis horas manhã.

“Após pegar tantas vezes o mesmo ônibus no mesmo horário, fiquei amiga do motorista e do cobrador, ao ponto de todos os dias levar uma garrafa de café para eles tomarem quando chegassem no ponto final, e quando eles voltam para fazer o percurso novamente devolvem a garrafa para minha filha. Mesmo quando acontecia o rodízio e eles tinham que mudar de linha, eu sempre deixava na banca de bombom que tenho a garrafa de café e minha filha entregava para eles. Fico triste quando o motorista ou cobrador de quem gosto mudam de linha e passam a trabalhar em outro bairro”, conta Maria dos Santos.
Em alguns casos a relação entre funcionário da empresa de ônibus e passageiro vai além da amizade. Foi o que aconteceu com o motorista José Altamir, que segundo ele conheceu o amor da sua vida durante o percurso que fazia diariamente na linha de ônibus para o bairro Santa Maria da Codipi, da empresa Emvipi, na zona norte de Teresina.
“Ela trabalhava como professora bolsista numa escola e todos os dias ela pegava o ônibus no mesmo horário. Sempre quando entrava, dava bom dia e passava na catraca, ficávamos depois trocando olhares pelo retrovisor, até que um dia trocamos o número de telefones e marcamos um encontro e desde esse dia estamos juntos. Temos dois filhos e me sinto muito feliz por conviver há 17 anos com minha esposa, Janaina Shirlei”, declarou o motorista.
Histórias como a de Altamir dificilmente acontecem, isso porque a relação entre funcionários e passageiros deve ser a mais profissional possível. Entretanto, motoristas e cobradores sempre presenciam amizades e namoros que acontecem dentro dos ônibus seja entre passageiros e funcionários ou entre os próprios passageiros.
“Com os estudantes é mais fácil acontecer uma paixão, quando os dois estudam em colégios distintos e trocam olhares dentro do ônibus, também há casos em que sempre nos perguntam onde determinada pessoa pega o ônibus, se conhecemos, e às vezes damos uma de cúpido e formamos os casais”, afirmou o cobrador Abrão da Silva.
Abrão conta ainda que os motoristas e cobradores de ônibus em Teresina conhecem a grande maioria dos passageiros que utilizam os ônibus, já que pegam a condução todos os dias nos mesmos locais e horários.
“Algumas pessoas que ao entrar no ônibus nos cumprimentam, perguntam como foi a noite, nos tratam muito bem, mas há ainda os passageiros que já sabemos que quando o ônibus atrasa três minutos, vão entrar reclamando e dizendo que está atrasado para o trabalho”, relata o cobrador.
O motorista Francisco Miguel conta que na profissão além de amizades e amores que começam dentro dos ônibus, também já presenciou casos tristes, como assaltos, brigas de marido e mulher, passageiros que se sentem mal devido ao calor e até mesmo a morte de um deles, como o caso ocorrido em agosto do ano passado na linha viária 802, Conjunto Santa Fé via Avenida Maranhão.
“Joaquim entrou no nosso ônibus no bairro Saci e se sentou no fundo do veículo. Quando estávamos próximos ao Centro Administrativo, começou uma gritaria e pediram para eu parar o ônibus porque havia um senhor passando mal. Estacionei e todos desceram ajudando a carregar o homem, mas já era tarde demais. Foi tudo muito rápido. Ele sofreu um ataque fulminante", lamenta Francisco Miguel, que hoje trabalha na linha Teresina – Timon Conjunto Boa Vista via Ponte Nova, da empresa Dois Irmãos.

Fonte: TV Canal 13

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Em Aracaju, Prefeito discute melhorias para transporte


Relembrando os tempos em que participou do movimento estudantil, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, discutiu nesta sexta-feira, dia 26, sugestões para a melhoria do transporte público durante reunião com alunos da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Entre as propostas apontadas pelos discentes, constam o apoio à licitação para o setor, a ampliação do número de linhas e um maior controle social sobre aumento da tarifa.
Para o prefeito, os anseios apresentados pelo conjunto dos alunos da Universidade Federal são justos e merecem toda a sensibilidade do poder público municipal. "Vamos nos debruçar sobre essas questões colocadas aqui para buscar as melhores soluções para a comunidade estudantil. A Prefeitura de Aracaju trabalha para o coletivo e busca sempre melhorar a mobilidade urbana em prol de seus cidadãos", comentou.
Ainda de acordo com Edvaldo, a Prefeitura irá se concentrar inicialmente nas mudanças dentro de sua área de competência, em conjunto com empresas prestadoras do serviço na região metropolitana. Para tanto, buscará o diálogo com a Prefeitura de São Cristóvão, onde fica o Campus da UFS, para que possam ser implementadas melhorias no sistema integrado. "Faremos o que for possível para atender as demandas aqui levantadas", resumiu o prefeito.

  • Reivindicações

O documento entregue defende a aprovação da licitação do transporte público de Aracaju e região metropolitana. "Entendemos que a licitação se constitui em um novo marco para regular as relações entre o público e o privado e reafirmar o caráter público do transporte coletivo, além de estabelecer novos mecanismos de controle social desse importante serviço prestado aos estudantes e trabalhadores", definiu o presidente do DCE.
Outras pautas de destaque são: atualização da lei que regula o aumento anual da tarifa de transporte público e um maior controle pela população sobre o reajuste do valor da passagem. "A legislação está ultrapassada, pois se baseia em planilhas de custos com dados de depreciação e base de cálculos com valores de 17 anos atrás. Além disso, defendemos que a Prefeitura de Aracaju sempre encaminhe a proposta para mudança da tarifa à Câmara de Vereadores, podendo aumentar assim o controle e a pressão social das decisões do legislativo municipal", reforçou Antonino Cardozo.
Ainda fazem parte da lista de sugestões apresentada à Prefeitura a criação da linha Universitária (cujo roteiro sugerido é Campus UFS/Terminal DIA/Unit Farolândia/Terminal Zona Sul; reforma do Terminal do Campus UFS; mudança do ponto de ônibus do Campus (aproximando-o da guarita de segurança na entrada da universidade); e enfrentamento à restrição dos direitos de estudantes por parte da Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo (Setransp).

Fonte: Prefeitura de Aracaju

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Usuários demoram até 1h para chegarem à UFJF de ônibus


O transporte coletivo prejudica os estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que precisam utilizá-lo para irem até o campus. A lotação nos ônibus, os atrasos nos horários, as portas fechadas nos pontos de parada e até a alteração na rota das viagens são as principais reclamações. Com o acréscimo de aproximadamente 1.700 alunos na graduação este ano e o aumento previsto para os próximos anos de mais cinco mil estudantes, o problema pode atingir níveis extremos.
  • Para o aluno Lucas Mendes, os piores horários são às 7h e partir das 18h, quando, além dos alunos, muitos trabalhadores usam os ônibus. "Nesses horários, os ônibus sobem sempre muito cheios. Na avenida Independência, passam direto e, quando param, estão sempre muito lotados. Costumam passar também fora dos horários", destaca. O estudante também acrescenta que a linha 599 - São Pedro trafega com número de passageiros superior ao permitido.
"Já tive que esperar mais de 30 minutos só para pegar o ônibus. Dentro do coletivo a demora pode chegar a uma hora em um trajeto que de carro leva poucos minutos. Até entendo que nos horários de pico o trânsito influencia, mas a empresa deve buscar outras soluções, como colocar mais carros nos horários de pico", define Mendes. O estudante Rafael Silva prevê o agravamento do problema com o aumento dos alunos provenientes do programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). "A quantidade de ônibus sempre foi um problema. Com a inclusão dos alunos do Reuni será um caos total."
  • Atualmente, a UFJF possui cerca de 14 mil estudantes na graduação e 5.700 nos programas de especialização, mestrado e doutorado. Não é possível discriminar a quantidade estimada de alunos que utilizam as linhas 755 - Zona Norte/UFJF, 525, 535 e 545 - Universidade, e nem dos usuários que usufruem das linhas para outros destinos. No entanto, a administração superior da UFJF já sabe do problema e da gravidade que pode atingir nos próximos semestres. A instituição já, inclusive, recebeu reclamações de alunos.
Através de contato por e-mail, o pró-reitor de Planejamento e Gestão da instituição, Alexandre Zanini, salienta que a UFJF já enviou um ofício à PJF solicitando estudos sobre a possibilidade de ampliação do atendimento dos ônibus urbanos aos estudantes e à comunidade da universidade. "Este pedido foi feito para antecipar os problemas por ventura gerados pela ampliação do número de alunos provenientes do Reuni", escreve. Segundo ele, pela expansão prevista, o número de estudantes irá atingir 20 mil em pouco tempo.
  • Ainda de acordo com o pró-reitor, após reclamação de alunos em uma reunião realizada há algumas semanas, dizendo que eles permanecem nos pontos de ônibus por 40 minutos, a UFJF reforço o pedido feito por ofício à PJF. No entanto, a universidade alega que não recebeu resposta. "Não há, no entanto, como a UFJF intervir na questão do transporte público da cidade e, por isso, aguarda providências", conclui. A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) informou que não recebeu nenhum ofício encaminhado pela instituição.
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) apresentou à reitoria um pedido no semestre passado abordando a demanda por mais ônibus na UFJF. "Este ano encaminhamos novamente a solicitação", explica a coordenadora geral do DCE, Fabíola Paulino. A acadêmica destaca que esta discussão será debatida entre os alunos no dia 7 de abril, às 10h, no anfiteatro do Instituto de Ciências Exatas (ICE).

Fonte: Acessa.com
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Em Bagé,passagem integrada deve entrar em vigor em abril

De acordo com o secretário municipal de Transporte e Circulação, Eduardo Mendes, a implantação do sistema deve entrar em funcionamento assim que todos os detalhes tiverem sido devidamente testados. A intenção é minimizar o número de falhas para facilitar a utilização por parte dos passageiros, ajustando tudo o que poderia ser considerado problema pelos usuários.Mendes conta que a passagem integrada poderá ser utilizada por qualquer usuário que tenha adquirido os cartões de passagem.
Ao invés de pagar R$ 3,60 se precisar utilizar dois ônibus para chegar a um determinado lugar, o passageiro pagará apenas R$ 2,70. O sistema de roleta, conectado à empresa e também à SMTC, reconhecerá que um usuário utilizou outro ônibus alguns momentos antes e, imediatamente, cobrará meia-passagem. Essa modalidade não é válida para quem utiliza benefícios como meia-passagem estudantil, por exemplo.
Para implantar a passagem integrada, Mendes conta que tomou como referência o mesmo sistema utilizado em Porto Alegre. Na capital é possível obter 50% de desconto no segundo coletivo se embarcar em outro ônibus em até 30 minutos. O secretário enfatiza que o tempo de utilização entre um veículo e outro, com 50% de desconto, ainda está sendo definido, já que é necessário se certificar dos horários de todas as paradas dos ônibus na cidade. “Sabemos que podem existir problemas, mas eles serão mais facilmente ajustados”, encerrou.

Fonte: Jornal Minuano

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