Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Usuários demoram até 1h para chegarem à UFJF de ônibus

sábado, 27 de março de 2010


O transporte coletivo prejudica os estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que precisam utilizá-lo para irem até o campus. A lotação nos ônibus, os atrasos nos horários, as portas fechadas nos pontos de parada e até a alteração na rota das viagens são as principais reclamações. Com o acréscimo de aproximadamente 1.700 alunos na graduação este ano e o aumento previsto para os próximos anos de mais cinco mil estudantes, o problema pode atingir níveis extremos.
  • Para o aluno Lucas Mendes, os piores horários são às 7h e partir das 18h, quando, além dos alunos, muitos trabalhadores usam os ônibus. "Nesses horários, os ônibus sobem sempre muito cheios. Na avenida Independência, passam direto e, quando param, estão sempre muito lotados. Costumam passar também fora dos horários", destaca. O estudante também acrescenta que a linha 599 - São Pedro trafega com número de passageiros superior ao permitido.
"Já tive que esperar mais de 30 minutos só para pegar o ônibus. Dentro do coletivo a demora pode chegar a uma hora em um trajeto que de carro leva poucos minutos. Até entendo que nos horários de pico o trânsito influencia, mas a empresa deve buscar outras soluções, como colocar mais carros nos horários de pico", define Mendes. O estudante Rafael Silva prevê o agravamento do problema com o aumento dos alunos provenientes do programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). "A quantidade de ônibus sempre foi um problema. Com a inclusão dos alunos do Reuni será um caos total."
  • Atualmente, a UFJF possui cerca de 14 mil estudantes na graduação e 5.700 nos programas de especialização, mestrado e doutorado. Não é possível discriminar a quantidade estimada de alunos que utilizam as linhas 755 - Zona Norte/UFJF, 525, 535 e 545 - Universidade, e nem dos usuários que usufruem das linhas para outros destinos. No entanto, a administração superior da UFJF já sabe do problema e da gravidade que pode atingir nos próximos semestres. A instituição já, inclusive, recebeu reclamações de alunos.
Através de contato por e-mail, o pró-reitor de Planejamento e Gestão da instituição, Alexandre Zanini, salienta que a UFJF já enviou um ofício à PJF solicitando estudos sobre a possibilidade de ampliação do atendimento dos ônibus urbanos aos estudantes e à comunidade da universidade. "Este pedido foi feito para antecipar os problemas por ventura gerados pela ampliação do número de alunos provenientes do Reuni", escreve. Segundo ele, pela expansão prevista, o número de estudantes irá atingir 20 mil em pouco tempo.
  • Ainda de acordo com o pró-reitor, após reclamação de alunos em uma reunião realizada há algumas semanas, dizendo que eles permanecem nos pontos de ônibus por 40 minutos, a UFJF reforço o pedido feito por ofício à PJF. No entanto, a universidade alega que não recebeu resposta. "Não há, no entanto, como a UFJF intervir na questão do transporte público da cidade e, por isso, aguarda providências", conclui. A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) informou que não recebeu nenhum ofício encaminhado pela instituição.
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) apresentou à reitoria um pedido no semestre passado abordando a demanda por mais ônibus na UFJF. "Este ano encaminhamos novamente a solicitação", explica a coordenadora geral do DCE, Fabíola Paulino. A acadêmica destaca que esta discussão será debatida entre os alunos no dia 7 de abril, às 10h, no anfiteatro do Instituto de Ciências Exatas (ICE).

Fonte: Acessa.com

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960