Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Trânsito do Rio a passos de tartaruga

terça-feira, 23 de março de 2010


Você sabe qual é o tempo médio de uma viagem em transporte coletivo no Rio? Sessenta e oito minutos, pouco mais de uma hora, com previsão de chegar, num futuro próximo, a insuportáveis 82,39 minutos. E a velocidade média gasta no trânsito? Dezenove quilômetros por hora - com possibilidade de piorar, caindo para 17km/h. Resumindo: o deslocamento na cidade é lento e estressante.

Um dos piores indicadores da América Latina e Caribe, que, por sua vez, também amargam índices ruins. Apenas para ilustrar semelhanças e diferenças - porque muitos dados estão defasados ou foram coletados por diversas fontes -, a Cidade do México consegue ter um deslocamento até mais enervante: uma viagem em transporte público pode levar de 90 a 120 minutos.

  • Santiago conta com bilhete único
    O número, além de útil na comparação, serve para mostrar a complexidade da engenharia de trânsito. Se os engarrafamentos são diários numa cidade como a do México, que chega a transportar cinco milhões de pessoas em seu metrô - dez vezes mais do que a rede no Rio - , o que os usuários do sistema carioca podem esperar do futuro?
    Os vizinhos mais próximos também vêm tentando responder a essa pergunta. Com um metrô considerado exemplar, a cidade de Santiago, no Chile, tem um gasto médio de tempo em viagens bem mais razoável que o Rio: 38 minutos. E a uma velocidade um pouco maior: 22km/h. Leva ainda a vantagem de contar com a tarifa única, que permite ao passageiro circular por todo o sistema, já completamente integrado, com um só bilhete.
    Com 70% dos deslocamentos diários feitos por transporte coletivo, o que já representa um avanço em relação aos vizinhos, Buenos Aires, no entanto, ainda luta contra os engarrafamentos nos horários de pico. As viagens duram cerca de 40 minutos, ainda à frente da média carioca, num ritmo de 40km/h.

Em Quito, bicicleta é vista como opção
Já o grande desafio de Quito, no Equador, é o gerenciamento de problemas do trânsito. Por causa da topografia da cidade, do pouco número de policiais para controlar o fluxo de veículos e da falta de sincronização dos sinais, a população enfrenta engarrafamentos diários na hora do rush, das 6h às 9h e das 17h às 20h. Em especial, no Centro, a região comercial da cidade. A situação é tão torturante, que um monitoramento feito pelo governo da capital já registrou ônibus a uma velocidade média de 13km/h. O caos no trânsito tem provocado o desenvolvimento de campanhas públicas, ou organizadas por ONGs, que visam a estimular o uso de bicicletas.
Um grande número de cidades ainda lida com questões relacionadas ao transporte clandestino. Em sua região periférica, Bogotá enfrenta problemas com os piratas, assim como o Rio. Na Cidade do México, os táxis bandalhas dão dor de cabeça.

O mesmo acontece em Buenos Aires, embora não haja dados oficiais sobre o transporte clandestino feito por taxistas e motoristas de Kombis. Em San José e Quito, a rede paralela chega a concorrer com a oficial nos centros das cidades.
O maior avanço contra os piratas foi registrado em Santiago do Chile. Em 2007, o número de veículos que circulava clandestinamente pela cidade começou a cair com a implantação do sistema integrado, o Transtiago. Antes, havia um grande número de ônibus piratas em circulação.

Fonte: O Globo
READ MORE - Trânsito do Rio a passos de tartaruga

Na Grande Recife, Passageiros de Paulista reclamam do terminal Pelópidas Silveira

segunda-feira, 22 de março de 2010


Toda manhã, os passageiros que chegam ao Terminal de Integração Pelópidas Silveira, em Paulista, vivem o drama das longas filas para ir ao trabalho. Existem filas com tanta gente que chega a fazer uma curva. Quem está quase nas últimas posições, só tem queixas.“A Grande Recife não está organizada. As pessoas ficam ali, e não tem fiscal para organizar. O ônibus leva 20 minutos para chegar”, falou a técnica de enfermagem Ednalva Ramos.

Quando o ônibus chega, é um sufoco. Quem quer ir sentado, espera o próximo veículo, mas quem não faz questão de ir em pé se espreme para não perder a viagem. Os passageiros reclamam por serem quase obrigados a viajar assim. “Às vezes só falta sair tapa aqui. Tem que se manter fila, se respeitar. Mas a gente tem hora pra chegar”, contou o operador de informática Clayton Brayner.

"Ninguém merece ir trabalhar já se estressando de manhã", disse a funcionária pública Ruth Mocock. Em algumas paradas, o Grande Recife Consórcio de Transporte tem pessoal de apoio para controlar as filas. Mas eles não são suficientes para todas as linhas. Quando eles liberam o pessoal que vai em pé. É um empurra-empurra para conseguir entrar no ônibus.

De acordo com o Grande Recife, as linhas que passam pelo terminal Pelópidas Silveira têm intervalos que variam de 5 a 15 minutos nos horários de maior movimento. O consórcio também vai avaliar a operação de linhas como Paulista/ Expresso e Paulista/PE-15 para melhorar o atendimento.

No terminal trabalham seis orientadores de fila e um supervisor - um número considerado suficiente pelo consórcio, que pediu que os passageiros contribuam com a fiscalização - nada de furar as filas. O telefone da ouvidoria para fazer reclamações é 0800.081.0158.

Fonte: PE360Graus.com

READ MORE - Na Grande Recife, Passageiros de Paulista reclamam do terminal Pelópidas Silveira

PAC 2 vai dar prioridade a investimentos em transporte urbano, diz ministro das Cidades


O ministro das Cidades, Marcio Fortes, disse nesta segunda-feira (22) que a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, o chamado PAC 2, terá grande ênfase na área de transportes e mobilidade urbana. A afirmação foi feita durante 5º Fórum Mundial Urbano das Nações Unidas, no Rio de Janeiro.

Segundo o ministro, os investimentos em habitação e saneamento vão continuar, mas é importante complementá-los com a melhoria dos transportes urbanos. De acordo com ele, não adianta construir moradias se as pessoas que forem residir na periferia não tiveram condições de usufruir os equipamentos das cidades. “Eles [os moradores] têm que circular, têm que ter possibilidade de ir ao local de trabalho, ao local de diversão, a um hospital”, disse Fortes, ressaltando que haverá também recursos para contenção de encostas.

Ao comentar o estudo divulgado na semana passada pelas Nações Unidas, que mostra que há 26% de brasileiros vivendo em condições precárias, Fortes disse que o Brasil continuará trabalhando para reduzir o déficit habitacional.

Ele afirmou que o déficit habitacional brasileiro, que durante muito tempo ficou estacionado em torno de 8 milhões de domicílios, começou a cair a partir de 2006. Em 2008, chegou a 5,8 milhões.

Fortes ressaltou que o problema das favelas brasileiras não será resolvido com remoção de moradores dessas áreas para outras, mas com a melhoria das condições das comunidades carentes do país. Segundo ele, a regra no Brasil é apenas remover as casas em áreas de risco de enchentes e de deslizamentos de encostas.

Fonte: Agência Brasil

READ MORE - PAC 2 vai dar prioridade a investimentos em transporte urbano, diz ministro das Cidades

DF: Greve no Metrô confirmada


Após cinco horas de reunião entre a comissão de negociação dos metroviários, a diretoria do Metrô-DF e o Governo do Distrito Federal (GDF), a categoria decidiu pela greve. Segundo a diretora de relações sindicais, Marcelli Motta, o GDF manteve a proposta, que foi recusada. "Vamos esperar agora o GDF marcar uma nova reunião. Vamos começar do zero.". Segundo ela, o metrô vai funcionar com 30% do efetivo.

De acordo com a assessoria do Metrô-DF, a única diferença na proposta do GDF foi a possibilidade de ser paga uma gratificação de R$ 64 para os empregados de operação e manutenção que trabalham na linha. Ela ainda não sabe se o metrô vai funcionar nesta terça-feira (23/3) e informou que a etapa de negociação, intermediada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), terminou nesta segunda-feira (22).

Os metroviários vão se reunir às 20h na Praça do Relógio. "Será definido como o metrô funcionará e vamos repassar para a categoria o que foi discutido na reunião", explica Marcelli.

  • Proposta
- A proposta do GDF é de reajsute progressivo de 6,5% mais a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e R$ 592 referentes ao vale-alimentação. A categoria só pretende acabar com a mobilização se houver uma oferta de aumento salarial de 60%.

Fonte: Correio Brasiliense

READ MORE - DF: Greve no Metrô confirmada

Metrô e Sabesp firmam parceria e chamam atenção para o Dia Mundial da Água


Durante a semana serão oferecidos copos de água à população que utiliza os bicicletários do Metrô
Neste Dia Mundial da Água, 22, o Metrô e a Sabesp firmaram parceria para oferecer água à população que utiliza os bicicletários do Metrô.Incentivando a prática regular da atividade física e a melhoria da qualidade de vida, no período de 22 a 28 de março, serão distribuídos copos de água aos usuários dos bicicletários.

O Metrô possui 15 bicicletários, resultado de uma parceria com o Instituto Parada Vital, com patrocínio da Porto Seguro, empresas comprometidas com a qualidade do ar e a sustentabilidade do planeta.

Os bicicletários do Metrô se localizam nas estações Vila Mariana, Liberdade, Armênia, Santana, Paraíso, Vila Madalena, Palmeiras/Barra Funda, Marechal Deodoro, Santa Cecília, Anhangabaú, Sé, Brás, Carrão, Guilhermina/Esperança e Corinthians/Itaquera, e funcionam das 6h às 22h para estacionamento e empréstimo de bicicletas.

  • Sobre o Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 22 de março de 1992. Hoje, a data é destinada à discussão de diversos temas relacionados a esse bem natural essencial para a vida.
Esta foi a forma encontrada pela ONU para chamar a atenção para a importância da preservação da água, despertando um momento de reflexão e análise de como o ser humano consome os recursos naturais de forma indiscriminada.
A data também buscar conscientizar a população mundial para a elaboração de medidas práticas que possam auxiliar na resolução do problema da poluição das águas.
Apenas cerca de 0,008% de toda a água do planeta é própria para o consumo, e em função de ações predatórias como desperdício, poluição e contaminação dessas reservas, grande parte da população mundial poderá sofrer de falta de água potável num futuro próximo.

Fonte: Governo do Estado
READ MORE - Metrô e Sabesp firmam parceria e chamam atenção para o Dia Mundial da Água

Prefeitura de Niterói adota medidas para o trânsito do Corredor Metropolitano


A revisão do tempo dos sinais luminosos ao longo do Corredor Metropolitano será uma das principais medidas adotadas pela Prefeitura de Niterói, através da Niterói Transporte e Trânsito, para evitar as retenções ocorridas nesta segunda-feira. Pelo menos 11 agentes munidos de radio, com duas motocicletas e viatura de apoio, estarão posicionados ao longo do Corredor Viário, desde o início da manhã, para monitorar o trânsito. O principal objetivo é orientar os motoristas no Corredor e vias adjacentes que compõem as alças de retorno da Alameda São Boaventura.
No primeiro dia útil de operação do sistema de via exclusiva para o transporte coletivo, a lentidão do trânsito foi agravada pela dificuldade enfrentada pelos ônibus em acessar a faixa exclusiva no trecho da Caixa D’água (RJ-104), fato que será evitado com a orientação dos condutores dos coletivos para que procurem se manter à esquerda, antes de chegarem à Alameda.
A capacidade de fluidez dos ônibus, através da faixa exclusiva, foi verificada pelo Presidente da NitTrans, Sergio Marcolini, que pretende agilizar a operação de embarque e desembarque de passageiros nas estações, para continuar diminuindo o tempo do percurso do transporte coletivo, principal objetivo do novo Corredor Viário. A adaptação dos usuários – motoristas e passageiros – às mudanças também é uma condição considerada importante para a melhoria da fluidez do trânsito.
Mais de 100 mil cartilhas com todas as informações para condutores, passageiros e pedestres serão distribuídas para orientação dos usuários. Desde a semana passada, milhares dessas cartilhas já haviam sido entregues na região do Fonseca. As estações de passageiros estão devidamente adesivadas com as informações sobre as linhas em circulação e os pontos certos de paradas e destino dos ônibus que trafegam pela via exclusiva.

Fonte: Revista Niteróimais




Video: G1
READ MORE - Prefeitura de Niterói adota medidas para o trânsito do Corredor Metropolitano

Aparelhos GPS irão controlar fluxo do transporte coletivo de Ribeirão Preto


Permissionárias e a Transerp irão controlar os horários dos ônibus, vans e micro-ônibus do transporte público de Ribeirão Preto, através do monitoramento via GPS. Os aparelhos serão instalados daqui a cinco meses.
O sistema irá controlar, em tempo real, o trajeto percorrido, paradas, atrasos de cada linha e a velocidade dos ônibus. Antes a fiscalização era feita manualmente.
O monitoramento por GPS já é feito em capitais como São Paulo. O investimento irá custar 430 mil reais, e a manutenção dos GPS aproximadamente 43 mil reais.

Fonte: InfoGPS
READ MORE - Aparelhos GPS irão controlar fluxo do transporte coletivo de Ribeirão Preto

Ônibus do transporte coletivo voltam a circular após seis dias em Serra Negra


Depois de seis dias sem transporte coletivo, Serra Negra voltou a contar com o serviço nesta segunda-feira (22). A prefeitura fez a contratação emergencial da empresa Metrópoles, que vai substituir a Viação Gaivota.
Nesta segunda-feira, 12 veículos da nova empresa fizeram as mesmas linhas e horários do transporte urbano. Depois de negociação com o sindicato, os motoristas foram contratados pela empresa Metrópoles, de Jaguariúna, que vai operar emergencialmente nos próximos 90 dias, até que seja feita nova licitação para o serviço.
O transporte urbano foi interrompido na terça-feira (15), depois que a Gaivota teve três veículos apreendidos por problemas na documentação.
Dois ônibus da prefeitura foram colocados para atender os estudantes, mas a falta de transporte prejudicou a população. Diariamente, cerca de quatro mil pessoas utilizam o transporte coletivo.
O responsável pela Viação Gaivota, Ivan Donizete Beguine, acredita que a prefeitura errou ao abrir um nova concorrência de transporte na cidade, já que a empresa tinha o contrato de prestação de serviços por mais seis meses. Ele promete entrar com uma ação na Justiça.

Fonte: EPTV
READ MORE - Ônibus do transporte coletivo voltam a circular após seis dias em Serra Negra

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960