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Companhia Carris Porto-Alegrense abre concurso para 87 vagas

sábado, 7 de novembro de 2009


A Companhia Carris Porto-Alegrense, empresa de transporte público, de sociedade de economia mista, com controle acionário da Prefeitura de Porto Alegre, lançou edital de concurso público para preenchimento de 87 vagas e formação de cadastro de reserva para cargos de nível fundamental completo e incompleto e nível médio – cinco vagas são destinadas a deficientes. O salário varia de R$ 514,21 a R$ 1.537,84.

As oportunidades são para os cargos de agente de apoio, agente de manutenção (mecânica automotiva), cobrador, recepcionista de manutenção e técnico de segurança do trabalho. As inscrições devem ser feitas até as 24h do dia 17 de novembro, pelo site http://www.objetivas.com.br/. A taxa varia de R$ 15 a R$ 39, de acordo com o cargo de interesse.

Os candidatos serão submetidos a provas objetivas. Para os cargos de agente de apoio II e agente de manutenção II haverá também provas práticas.
A previsão de realização da prova objetiva é no dia 13 de dezembro, em Porto Alegre.
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Invasão de baratas em ônibus no Rio e em Niterói


A seção de jornalismo participativo do GLOBO recebeu cinco reclamações do problema nos últimos dois dias. Devido ao problema, a Vigilância Sanitária de Niterói multou a empresa Santo Antônio Transportes, que atua em Niterói.
No Rio, os relatos são de ônibus das linhas 432 (Vila Isabel - Leblon), 703D (Vila Isabel - Niterói) e 855 (Barra da Tijuca - Bangu). Em Niterói, em diversos veículos da Viação Pendotiba houve incidência do inseto. Segundo a bióloga Lucy Figueiredo, diretora técnica da Associação Brasileira de Controle de Vetores e Pragas, o aparecimento das baratas se deve ao forte calor dos últimos dias e a dedetização dos veículos não é suficiente para resolver o problema .
- Para acabar com o inseto, as companhias de ônibus devem dedetizar também as garagens dos veículos. As baratas pequenas são comuns em ônibus, que são locais quentes, têm comida deixada pelos passageiros, e frestas que servem de abrigo para os insetos.

O calor dos últimos dias pode ter agravado o problema, porque o metabolismo das baratas fica mais acelerado - explica a bióloga, que acrescenta que os passageiros correm risco de contrair doenças alimentares, infecções e alergias se tiverem contato com os insetos.
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Estudantes e professores de São Paulo têm até o dia 14 de novembro para solicitar o Bilhete Único Escolar 2009

sexta-feira, 6 de novembro de 2009


Estudantes que, conforme o Decreto de Lei 1069/48, têm direito ao pagamento de meia tarifa nos ônibus municipais, Metrô e trens da CPTM podem solicitar a 1ª via do Bilhete Único Escolar do ano letivo atual até o dia 14 de novembro de 2009. Para os alunos que desejarem a segunda via do bilhete de 2009 o prazo é até 30 de novembro.
A SPTrans orienta aos alunos e professores que antes de irem aos postos autorizados, consultem a Loja Virtual para verificar a posição de seu cadastro. Caso ainda não conste na base de dados da SPTrans procure a secretaria de sua unidade de ensino para regularizar a situação. Fique atento para os prazos:
Até o dia 14 de novembro, deverão ser efetuadas as solicitações de 1ª e 2ª via sendo que o prazo para solicitação da 2ª via será até 30 de novembro de 2009.
A partir de 17/11/09, o Sistema Bilhete Único Escolar, estará liberado para que as escolas façam o cadastramento dos estudantes para o próximo ano.
A partir de 03/12/2009 - Os estudantes que estiverem cadastrados e liberados no sistema, poderão fazer a solicitação/revalidação do Bilhete Único Estudante para 2010.
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No Rio, Prefeito diz que vai exigir a demissão dos maus motoristas

Alunos, professores e funcionários da rede municipal já podem relatar nas escolas, a partir desta sexta-feira, os problemas ocorridos com o transporte público. Cada unidade escolar terá fichas de reclamação, na qual será possível relatar o ocorrido e informar o número da linha, do ônibus e o horário.
O prefeito Eduardo Paes disse que vai exigir a demissão dos maus motoristas listados em reclamações feitas por alunos e enviadas à Rio Ônibus. Paes já solicitou à Secretaria de Educação a definição do modelo pelo qual os estudantes vão poder denunciar os motoristas de ônibus que desrespeitam as leis de trânsito. Segundo o prefeito, as escolas vão reunir as queixas feitas pelos alunos.
— Eu pedi à Secretaria de Educação que decidisse o modelo. O que acontece hoje é que com a quantidade de ônibus na cidade não dá para a Prefeitura fiscalizar cada motorista e cada ônibus. A ideia é que tenha em cada escola uma concentração de denúncias contra os motoristas para que a gente faça uma espécie de ranking. Vou encaminhar a lista para a Rio Ônibus e exigir a demissão desses motoristas — afirmou o prefeito após participação em seminário, no Centro, sobre a revitalização da Zona Portuária. Paes diz que quer responsabilizar os profissionais:
— Não posso multar. Vamos criar um clima de punição.
A intenção de Paes de criar um ranking com os maus motoristas surgiu a partir de uma carta de colegas de uma estudante que morreu atropelada por um ônibus, na Barra da Tijuca, em julho. Porém, a imprudência registrada na carta enviada ao prefeito não é a única enfrentada pelos alunos que utilizam o transporte. Não parar para pegar passageiros no ponto e dificultar a entrada dos estudantes são as principais reclamações dos estudantes da rede pública.

A estudante Ana Lília da Silva dos Santos, de 15 anos, conta que o motorista evita parar em ponto onde há muitos estudantes uniformizados: — Quando tem vários alunos no ponto os motoristas passam direto porque eles acham que todos vão pegar o mesmo ônibus. As amigas Ágatha Cristina Ramos Vianna, de 13 anos, e Michelle da Silva Hernandes, de 13, afirmam que é comum o motorista avançar com o ônibus para impedir o embarque de estudantes.
— Um dia, o motorista não quis abrir a porta da frente. Então, um monte de alunos correu para a porta de trás. Quando estava na escada, ele arrancou com o carro para ninguém mais entrar, e minha mochila ficou presa na porta — lembra Michelle.
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Bilhetes de integração do metrô vão virar cartão eletrônico no Rio


Os passageiros que usam as linhas de integração do metrô devem ficar atentos a partir de sexta-feira (6). Quem comprar as passagens nas estações, receberá, no lugar do bilhete de papel, um cartão eletrônico, que deverá ser usado tanto no metrô quanto nos ônibus.

Segundo a empresa, no entanto, a mudança vale para quem usar o metrô como o primeiro meio de transporte. Quem entrar no ônibus primeiro e, lá, comprar o bilhete integrado, vai continuar a receber o ticket de papel, que, nessas situações, continuam valendo nas estações. Os que não serão aceitos mais são os bilhetes de papel para viagens de integração no sentido metrô-linhas de ônibus expressa, para embarque nas estações do metrô.
Os bilhetes de papel já comprados podem ser trocados até o dia 30 de dezembro no Espaço do Cliente, na Estação Central, de segunda a sexta, das 8h30 às 11h e das 12h15 às 18h30. Quem tem mais de cinco bilhetes deve ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente (0800 595 1111) para fazer a troca. Para ser trocado, o bilhete não pode ter sido utilizado nem estar rasurado ou danificado.
De acordo com o Metrô Rio, os cartões eletrônicos já são usados para embarque em todas as linhas de integração intermunicipal, municipal e com a SuperVia (sentido metrô-ônibus). Além disso, o cartão pré-pago também já é aceito nas linhas de integração intermunicipal.
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Passageiros passam mal em estação depois de defeito em metrô


Seis passageiros do metrô passaram mal e foram atendidos por equipes do Samu no início da noite desta quinta-feira (5) depois que uma composição apresentou defeito na estação do Estácio, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Uma pessoa foi levada para atendimento no Hospital Souza Aguiar, no Centro.De acordo com a Metrô Rio, concessionária que administra o metrô, o trem apresentou um problema de partida e os passageiros foram orientados a desembarcar para que a composição fosse removida ao centro de manutenção da empresa.

Os passageiros foram acomodados no trem seguinte. O defeito causou atrasos de até sete minutos, o que gerou excesso de pessoas na plataforma da estação. Policiais do Batalhão do Estácio foram acionados. A concessionária informou, ainda, que além do defeito técnico no trem, um passageiro apertou o botão de emergência da composição, obstruindo a porta das composições. Segundo a Metrô Rio, nestes casos, por medida de segurança, o condutor faz uma checagem completa antes de dar a partida, o que também acaba gerando atraso e impactando nos intervalos.
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Termina greve de ônibus na zona norte de São Paulo

A SPTrans (empresa que administra o transporte coletivo de São Paulo) informou que a greve de ônibus na zona norte da cidade foi encerrada. As linhas da empresa Viação Sambaíba estão saindo aos poucos da garagem e retornando às ruas.

A paralisação contou com 9.500 funcionários e teve início às 4h da madrugada desta quinta-feira, o que afetou 143 linhas. Motoristas e cobradores da empresa reivindicam falta de benefícios para uma parte dos funcionários.

O sindicato da categoria realizará uma nova reunião às 16h para decidir sobre a continuação da greve.
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O caótico trânsito nas periferias de Recife


Que o trânsito das cidades está ruim, isso não é novidade. Que trafegar nos grandes corredores está cada dia mais difícil, também não. Agora, o que pouca gente considera é que, se nas grandes vias o saturamento é sufocante, imagine no restrito sistema viário da periferia dos centros urbanos? Algumas pessoas devem se perguntar: mas e daí? O problema é que esse estrangulamento não afeta apenas a mobilidade daqueles que moram no subúrbio. Prejudica a todos porque é na periferia onde está a maior parte dos terminais de ônibus do sistema em operação na Região Metropolitana do Recife. Geralmente, o Centro é utilizado como ponto de retorno dos veículos.Portanto, se não há fluidez no subúrbio, toda a viagem do coletivo atrasa e todos sofrem. Números da empresa Pedrosa, uma das operadoras que têm 90% das linhas na Zona Norte do Recife, em bairros de relevo acidentado e com muitos morros, como é o caso de Nova Descoberta e Vasco da Gama, mostram essa realidade. Ointenta e cinco por cento das perdas de viagem da empresa acontecem por causa de retenções na periferia, antes de os coletivos chegarem aos grandes corredores viários, como a Avenida Norte, por exemplo. As viagens se perdem, basicamente, no entorno do Mercado de Nova Descoberta.
O agravante da situação comparada com a encontrada nas vias da cidade é que no subúrbio não há nenhum tipo de lei. O desordenamento urbano é pleno e o desrespeito às regras de trânsito ainda maior. Isso quando elas existem, o que é pouco comum. Diante desse cenário, o diretor executivo da Pedrosa, Antero Parahyba, lembra que de nada vale investir na circulação dos grandes corredores se não for feito um trabalho de fiscalização nas vias da periferia.

"Há momentos em que o trânsito para. Os ônibus ficam presos e têm dificuldades para seguir viagem. E nunca vemos uma agente de trânsito, não importa o horário. São veículos fazendo carga e descarga a qualquer hora e em qualquer lugar, indiferentes às estreitas vias, ambulantes e feirantes ocupando metade das ruas e carros estacionados por toda parte", relata. O diretor sugere que a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) implante uma ofensiva sinalização nas principais ruas da periferia e fiscalize o desrespeito. A sugestão é simples e eficiente. O problema é que, se já está difícil ver agentes de trânsito nos grandes corredores viários da cidade, imagine encontrá-los nos subúrbios? É pouco provável. Não acha?Abaixo, uma overdose de imagens do caótico trânsito da periferia do Recife. O vídeo foi produzido pelos profissionais que diariamente sofrem com o desordenamento urbano na área.
Fonte: JC Online


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