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Empresas de ônibus de Porto Velho tentam obter aumento de tarifa

terça-feira, 6 de outubro de 2009

O jornal Imprensa Popular divulgou em sua edição deste mês uma reportagem dizendo que as empresas de ônibus da capital tentam novamente reajustar o valor da passagem, apesar de Porto Velho ter a terceira maior tarifa do Brasil, perdendo apenas para Florianópolis (SC) e Campo Grande (MS).
O jornal lembra que a capital que reajustou mais recentemente a tarifa do seu transporte coletivo foi Natal, no Rio Grande do Norte. Lá o usuário do transporte coletivo paga agora, com o reajuste, uma tarifa de R$ 2,00. Fazia tempo que a tarifa naquela capital não sofria reajuste.Em Porto Velho, prossegue o Imprensa Popular, a situação é completamente diferente. O jornal cita que os empresários que operam o sistema de transporte urbano agem com a força do disfarçado monopólio organizado por eles e, assim, conseguem falar novamente em reajuste da tarifa mesmo sendo Porto Velho a capital com uma das mais altas tarifas de ônibus coletivo do país.
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Prefeitura de São Gonçalo proíbe circulação de vans no município


Um decreto publicado na última sexta-feira (2) no Diário Oficial de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, suspende a autorização para circulação de vans que fazem transporte de passageiros no município. Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da prefeitura, de acordo com a Lei 218, de 23 de setembro de 2009, promulgada pela Câmara de Vereadores do município, as vans que permanecerem circulando estarão irregulares. De acordo com a prefeitura, serão realizadas operações no município para fiscalizar o cumprimento do decreto. A nota diz ainda que o secretário municipal de Transportes, major Marcello Guimarães, pretende se reunir com os representantes de empresas de ônibus e pedir a expansão das linhas, para atender a demanda de passageiros.
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Comunidade conhece Sistema Integrado de Transportes no Pará

O programa Ação Metrópole reuniu na quinta-feira (1º) representantes de centros comunitários e associações de moradores, lideranças empresariais, coordenadores de cooperativas do transporte alternativo e integrantes da Comissão de Fiscalização (Cofis) das obras para uma apresentação técnica sobre o Sistema Integrado de Transportes da Região Metropolitana de Belém.
A apresentação visa capacitar agentes multiplicadores para apresentar o Ação Metrópole aos diferentes setores da sociedade, com o objetivo de fazer com que a população conheça as vantagens do Sistema Integrado de Transportes e se aproprie de uma ideia que finalmente sai do papel, após 20 anos de muito planejamento e poucas ações efetivas para viabilizá-la.
A apresentação foi feita na sede do Ação Metrópole, no bairro da Sacramenta, sob a responsabilidade da coordenação de Gestão e Planejamento. Os participantes obtiveram informações importantes, como a definição de transporte integrado, aquele que permite ao usuário pagar apenas uma tarifa para chegar ao seu destino, mesmo que ele precise apanhar mais de um ônibus.
Aprenderam também que a gestão será feita por um consórcio público, que reunirá representantes do governo do Estado e das prefeituras de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará. Foram informados, ainda, de que o sistema será composto por "linhas troncais", formadas por ônibus articulados que circularão em vias ou faixas reservadas apenas para o transporte coletivo. Já as linhas que alimentarão o sistema troncal poderão ser operadas por ônibus convencionais ou microônibus.
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Redução tarifária do transporte e inclusão abrem Congresso ANTP

sábado, 3 de outubro de 2009

O prefeito de Curitiba, Beto Richa, defendeu a desoneração tarifária para a inclusão social, que faz parte de sua política de governo, nesta terça-feira, 29 de setembro, quando foram instalados a 17º Congresso da Associação Nacional de Transportes Públicos e a VI INTRANS na cidade. Ele relacionou ações de sua administração na área do trânsito e do transporte, e realçou a importância do futuro metrô para a cidade.
O presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires, falou sobre os objetivos do 17º Congresso, frisando que o papel da entidade é criar as condições para que os especialistas do setor discutam e apontem soluções para o futuro da mobilidade urbana. Os dois eventos, organziados pela ANTP, se estenderão até a próxma sexta, dia 2 de outubro, no Expo Unimed – Curitiba. A tarde da segunda-feira (28) e durante todo a terça-feira foram reservadas para programações de visitas técnicas a empresas e sistemas de transporte de Curitiba, com centenas de participantes.
Como parte da solenidade de abertura, houve a cerimônia de entrega do Prêmio ANTP de Qualidade 2009. Foram inicialmente homenageadas dez organizações finalistas do Prêmio, incluindo as que receberam o Certificado de Melhoria Contínua. Foram também homenageadas as organizações vencedoras do Prêmio ANTP de Qualidade e as empresas que receberam o Certificado de Referencial de Excelência.
Na cerimônia programada para a sequência da instalação do 17º Congresso da ANTP, ocorreu a premiação dos vencedores do Prêmio ANTP de Qualidade 2009. Os nomes dos premiados foram proclamados em 31 de agosto de 2009, logo após a Banca de Juízes do Prêmio ANTP de Qualidade concluir a análise dos resultados fornecidos pela Banca Examinadora. Três organizações foram apontadas como Referencial de Excelência: Empresa de Transporte Coletivo Viamão Ltda, de Viamão/RS; Expresso Medianeira Ltda. de Santa Maria/RS e Viação Belém Novo Ltda. Porto Alegre/RS. Operadoras Rodoviárias.
Na categoria Operadoras Rodoviárias Urbanas e Metropolitanas, venceram a Medianeira Dourados Transportes Ltda, de Dourados/MS e a Viação Urbana , de Fortaleza/CE.
Na categoria Órgão Gestores de Transporte e Trânsito venceu a Companhia de Transporte Urbano da Grande Vitória – Ceturb-GV, de Vitória/ES. O Certificado de Melhoria Contínua foi concedido às seguintes organizações: Companhia de Transporte Urbano da Grande Vitória – Ceturb-GV, de Vitória/ES; Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte S/A - BHTrans, de Belo Horizonte/MG, Medianeira Ponta Porã Transportes Ltda., de Ponta Porã/MS, e Viação Urbana, de Fortaleza/CE.


Rodoviária Metropolitana/ Recife-PE, uma das finalistas no prêmio qualidade em serviço

A relação de finalistas do Prêmio ANTP de Qualidade 2009 é a seguinte: Auto Viação Chapecó Ltda, de Chapecó/SC; Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S/A - Trensurb, de Porto Alegre/RS; Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte S/A - BHTrans, de Belo Horizonte/MG; Leblon Transporte de Passageiros Ltda, de Fazenda Rio Grande/PR; Medianeira Transporte Ltda, de Ijuí/RS; Medianeira Ponta Porã Transportes Ltda, de Ponta Porã/MS; Rodoviária Metropolitana Ltda, de São Lourenço da Mata/PE; Santa Ignês Transportes Ltda, de São Borja/RS; Viação Nobel Ltda, de Fazenda Rio Grande/PR e Viação Urbana Ltda. Filial (Fantasia Dragão do Mar), de Fortaleza/CE.
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Sistema Integrado da Região Metropolitana da Baixada Santista terá VLT


O Sistema Integrado da Região Metropolitana da Baixada Santista – SIM é uma rede de transporte coletivo metropolitano estruturada por meio de uma linha principal (troncal), de média capacidade de transporte que será operada com a tecnologia VLT (Veículo Leve sobre Trilhos – Metrô Leve).
Esse sistema estruturador do transporte metropolitano será integrado às linhas de ônibus municipais e intermunicipais, que serão operadas por ônibus de maior capacidade.
Contará, ainda, com obras de infraestrutura como instalação de terminais, estações de transferência, pontos de parada, dispositivos de acessibilidade, intervenções no viário e construção de ciclovias.
O SIM é um dos projetos do Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos que, por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, investirá mais de R$ 20 bilhões no Metrô, na CPTM e na EMTU/SP até 2010.
O Plano de Expansão vai inovar com a adoção do Metrô Leve, que é muito mais barato e convive bem com a cidade, pois o trem é menor, confortável, corre em superfície sem a necessidade de muros e pode ter áreas de lazer ao longo do percurso.
O trecho principal (1ª etapa) de obras liga São Vicente (Terminal Barreiros) a Santos (Porto), com extensão de 11 km. Os primeiros testes com esse novo sistema de transporte estão previstos para o segundo semestre de 2010.
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Governo do Estado entrega mais 8 km do Corredor Sumaré - Campinas


O governador José Serra e o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, inauguram nesta sexta-feira, 2, o trecho Sumaré do Corredor Sumaré - Campinas, entregando à população um conjunto de obras que engloba melhorias em 8km de viário, construção de um viaduto de 35m de extensão sobre a linha férrea, instalação de 18 conjuntos de abrigos duplos e ajustes nas vias do entorno do terminal de Sumaré.
O investimento total foi de R$ 26,5 milhões. Essas ações do Governo de São Paulo propiciarão aos usuários do transporte público mais segurança, conforto e rapidez nas viagens das linhas de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Além da pavimentação, sinalização vertical, horizontal e semafórica do viário, estão sendo instaladas 18 estações de embarque e desembarque, com abrigos duplos, que serão concluídas até o mês de novembro. Um dos destaques do Corredor Sumaré – Campinas é o viaduto construído pela EMTU/SP sobre a linha férrea da ALL, uma antiga reivindicação dos moradores da região, que colocará um fim ao estrangulamento do tráfego de veículos na passagem atual.
Construída em 1875, essa via possibilitava até hoje a passagem de apenas um veículo por vez, provocando congestionamentos e morosidade na ligação rodoviária entre os municípios.A extensão total do sistema viário (incluso o viaduto) construído para viabilizar a passagem superior é de 570m. A largura da pista sobre o viaduto é de 9m. Foram construídos também dois passeios com largura de 1,5m cada. O custo do viaduto foi de R$ 3,6 milhões.
O Corredor Sumaré-Campinas tem como principal objetivo organizar o transporte público entre os municípios da RMC, propiciando aos usuários mais opções de transporte, com integração física nos terminais entre as linhas municipais e metropolitanas. O novo sistema acompanha o crescimento das cidades e permite a melhoria das condições ambientais, por conta da redistribuição das linhas e da operação da quantidade de ônibus adequada.

  • Corredor Sumaré-Campinas
O Corredor Sumaré-Campinas tornou-se realidade em setembro de 2008 com a inauguração das obras realizadas sob a coordenação da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e da EMTU/SP. O investimento do Governo do Estado neste projeto, de R$ 150 milhões, integra o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano. O total do investimento, de R$ 20 bilhões, é o maior já destinado ao setor e inclui as três Regiões Metropolitanas do Estado – São Paulo, Campinas e Baixada Santista.Na primeira etapa, foram construídos dois terminais metropolitanos (Campinas e Hortolândia), uma Estação de Transferência (Anhangüera), além da reforma de um terminal (Monte Mor) e melhorias no sistema viário que propiciarão viagens rápidas e seguras a cerca de 3,5 milhões de passageiros por mês.
O trecho de 33 km de extensão liga os municípios de Campinas a Sumaré. Dez quilômetros são de faixas exclusivas para a operação de ônibus.

Linhas da EMTU/SP na região de Sumaré

  • 650 - Ouro Verde - SUMARÉ (TERMINAL RODOVIARIO DE SUMARÉ)/ CAMPINAS (NOVA APARECIDA)
  • 653 - Ouro Verde - SUMARÉ (TERMINAL RODOVIARIO DE SUMARÉ)/ CAMPINAS (UNICAMP)
  • 654 - Ouro Verde - SUMARÉ (TERMINAL RODOVIARIO DE SUMARÉ)/ CAMPINAS (SHOPPING IGUATEMI)
  • 656 - Ouro Verde - SUMARÉ (NOVA VENEZA)/ HORTOLANDIA (JARDIM AMANDA)
  • 665 – Ouro Verde - SUMARÉ (NOVA VENEZA)/ HORTOLANDIA (SANTA ESMERALDA) • 668 - Ouro Verde - SUMARÉ (NOVA VENEZA)/ HORTOLANDIA (ROSOLEM)
  • 669 - Ouro Verde – SUMARÉ (TERMINAL RODOVIARIO DE SUMARE)/ HORTOLANDIA (JARDIM ADELAIDE)
  • 670 - Ouro Verde – SUMARÉ (TERMINAL RODOVIARIO DE SUMARE)/ HORTOLANDIA (JARDIM SAO BENTO)
  • 671 - Ouro Verde – SUMARÉ (TERMINAL RODOVIARIO DE SUMARE)/ HORTOLANDIA (JARDIM NOVA BOA VISTA)
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Curitiba propõe rede de capacitação de trabalhador no transporte


O secretário de Recursos Humanos de Curitiba, Paulo Schmidt, apresentou nesta quarta-feira (30), no 17º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, proposta de criação de redes de colaboração, em nível nacional, voltadas à capacitação de trabalhadores do setor de transporte coletivo.
Em palestra na sessão temática sobre qualificação profissional no transporte, Schmidt falou da experiência curitibana de oferta de educação à distância, que garantiu à rede municipal de ensino ter todos os professores com nível superior. Isso foi possível, explicou, graças à parceria com governo e universidades, o que possibilitou a utilização de novas tecnologias e novas plataformas. "Ao desenvolver experiência que garanta oportunidade e incentivo para que todos os professores do ensino fundamental tivessem formação superior, rompemos conceitos tradicionais e buscamos novas tecnologias.
Curitiba não tem mais professor sem formação em nível superior", disse ele.
Ex-secretário municipal da Educação e até o ano passado presidente da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, Paulo Schmidt defendeu a tese de que é possível, para fazer frente aos desafios, constituir uma rede em novos ambientes de aprendizagem para profissionais do setor de transporte.
A ANTP, disse ele, poderia atuar em uma ampla mobilização para a melhoria da qualidade na área da mobilidade urbana. A instituição, acredita, pode liderar o processo de mobilização que leve à criação de redes de cooperação para qualificação profissional dos trabalhadores no setor em todo o país.
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Em Fortaleza, Quase 11 mil alunos já utilizam carteira de estudante com créditos

Dia-a-dia, a classe estudantil de Fortaleza adere ao sistema de carteira de estudante com créditos. Para se ter uma idéia, no mês de agosto, 10.776 alunos das redes municipal, estadual e federal de ensino fizeram o pagamento da passagem de ônibus de forma eletrônica, ou seja, através do débito direto na carteira de estudante.
A iniciativa de inserção de valores em reais na carteira foi autorizada pela Prefeitura de Fortaleza para que os alunos pudessem realizar também a Integração Temporal, que é a possibilidade do usuário de ônibus pegar uma combinação de dois veículos para um mesmo destino pagando somente o primeiro, sem passar pelos terminais.
Assim como acontece com o vale-transporte eletrônico, o valor da passagem é debitado no próprio cartão, desde que o aluno tenha previamente inserido créditos nele, no valor que desejar. Mas o débito eletrônico da passagem via carteira de estudante ou vale-transporte pode ser feito para qualquer tipo de viagem, e não apenas para Integração Temporal.
A cobrança eletrônica da passagem agiliza o embarque dos passageiros, tornando a viagem mais segura para todos. Outro aspecto importante da segurança para estudantes e demais passageiros é a redução da circulação de dinheiro no interior dos ônibus, o que pode desestimular assaltos.
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