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Marcadores: São Paulo
Campo Grande passará a ter a tarifa de transporte coletivo mais cara do País a partir deste domingo, 1º de março. O valor terá reajuste de 9,5% para quem usa o cartão, de R$ 2,10 para R$ 2,30, e de 8,8% para quem paga em dinheiro, de R$ 2,30 para R$ 2,50. O anúncio foi feito pelo prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) na véspera de Carnaval, sexta-feira, e após três do pedido ter sido protocolado pelas empresas. Esta manobra foi condenada e repudiada pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT), que ocupou a tribuna para falar sobre o aumento do custo com o transporte coletivo em meio a mais grave crise econômica mundial das últimas décadas. Ele disse que o prefeito recorreu a velha manobra de usar um feriado prolongado para anunciar uma medida impopular. Na sua avaliação, o aumento onerará ainda mais as empresas e a classe trabalhadora. Com o reajuste, o preço da tarifa em Campo Grande passa a ser o mais cara do País, superando valores cobrados em grandes capitais, como São Paulo (R$ 2,30), Brasília (R$ 2,10) e Curitiba (R$ 2,20). Em relação a Cuiabá (MT), que disputa com Campo Grande para ser subsede de um dos jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014, o valor será 21% mais caro. Os cuiabanos pagam R$ 2,05 pelo transporte coletivo.
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Marcadores: Mato Grosso do Sul
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Marcadores: São Paulo
A tarifa de ônibus no município de Paranaguá, no litoral do Estado, passará a custar R$ 2,10 a partir da próxima segunda-feira. Depois de dois anos sem reajuste, a passagem, que hoje é R$ 1,90, vai aumentar depois de solicitação feita pela empresa que faz o transporte urbano da cidade, a Viação Rocio Ltda. De acordo com informações da prefeitura de Paranaguá, a tarifa de ônibus aos domingos, que custa R$ 1, vai permanecer no mesmo valor. A empresa chegou a apresentar planilha de custos que sugeria o aumento para R$ 2,30, cerca de 20% a mais que o preço hoje praticado. “Após reunião do Conselho Municipal de Transporte Coletivo, nós deliberamos o aumento para R$ 2,10, baseado no aumento dos custos apresentados pela Viação Rocio”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Rudolf Amatuzzi Franco.O documento encaminhado pela empresa ao conselho municipal para justificar o aumento tem como base o preço do combustível, depreciação da frota de veículos, desgaste dos pneus dos ônibus, folha de pagamento e plano de saúde dos funcionários, entre outros gastos.
Segundo o secretário, o reajuste pode ser pedido cada vez que os custos relacionados ao transporte coletivo variam 5% para mais ou para menos. A frota da linha urbana de Paranaguá é composta por 48 ônibus que transportam em torno de 520 mil passageiros por mês.
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Marcadores: Paraná
Uma decisão do desembargador James Magalhães, publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (27), está obrigando a Prefeitura de Maceió a fiscalizar a prática de transporte clandestino dentro da cidade e aplicar aos infratores as sanções previstas em lei.
A ação inicial também pedia o reconhecimento da obrigação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT em realizar a fiscalização e a aplicação das penalidades cabíveis no caso da realização do transporte clandestino feito por complementares e táxi-lotação, o que não foi atendido pelo magistrado.
O principal argumento utilizado pelo Sindicato das Empresas é o fato de que no ‘perímetro urbano do Município de Maceió os serviços de transporte público de passageiros é de exclusividade das empresas de ônibus regulares, não havendo tal exploração por parte dos clandestinos que, além de comprometerem a relação contratual das empresas legalmente habilitadas a realizar o tal serviço, atinge ainda o equilíbrio econômico delas’. Para conceder decisão em favor da entidade, James Magalhães alegou que ‘quando constituída a exclusividade, o poder concedente tem de assegurar ao concessionário a exploração em regime de monopólio. A exploração indevida por um terceiro representa infração ás prerrogativas do próprio poder concedente, além de frustrar o direito do concessionário à remuneração a ele garantida’, defendeu.
Postado por Meu Transporte às 16:59 0 comentários
Marcadores: Alagoas
Decisão visa a usuários
O juiz da 1ª Vara de Fazenda Pública, João Ecyr Mota Ferreira, argumentou no texto da liminar que a determinação do retorno imediato da tarifa do transporte público de Uberlândia para R$ 1,90 foi baseada no fato de que, se a ação civil pública proposta pelo Ministério Público for julgada procedente, os usuários sofreriam “danos irreparáveis” por terem sido submetidos a uma tarifa mais cara.Além disso, o juiz determinou que as empresas poderão recorrer aos cofres públicos “caso venham a sofrer danos materiais”, mediante prova. O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Triângulo Mineiro, José Luiz Rissato, disse ontem que a ação das concessionárias depende do posicionamento da Prefeitura.Rissato adiantou que, se a tarifa voltar a R$ 1,90, as empresas vão avaliar a possibilidade de não renovar os contratos emergenciais que vencem no próximo dia 15 de abril, “diante da insuficiência da receita tarifária para assumir com os custos básicos da operação dos serviços”.
Postado por Meu Transporte às 16:40 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – FIBGE divulgou, em novembro de 2008, estudo sobre a projeção da população brasileira para 2050 apontando que esta apresenta um acelerado processo de envelhecimento. Os dados revelam um aumento gradativo do percentual da população em idade ativa (15-64 anos) que chegará a 70,70% em 2020. O estudo evidencia, ainda, o aumento da população idosa (de 65 anos ou mais) que entre 2008/2010 apresenta percentual entre 6,5 e 7,0% da população. Em 2020, esta terá aumentado para quase 10% (9,23), enquanto que em 2050, a população a partir de 60 anos corresponderá a quase 30% (29,75) do total da população brasileira. Em meio à elevação da expectativa de vida reflexo dos avanços no campo da medicina e das melhorias das condições de vida dos brasileiros e brasileiras, novas relações se estabelecem entre o espaço urbano e a população idosa dentre elas a mobilidade urbana.
O passe-livre para os idosos contribuiu, sobremaneira, para essa autonomia como também para o estabelecimento de novas práticas sociais, de modo que muitos idosos puderam realizar suas próprias atividades, o que poderíamos chamar de uma competência de mobilidade, citando o francês Jacques Levy. A competência de mobilidade permite ao indivíduo fazer escolhas e estabelecer seus percursos/itinerários pelo espaço urbano a exemplo de visitas a um parente em outro bairro da cidade, ir ao banco para retirar mensalmente a aposentadoria, deslocar-se para os postos de saúde e hospitais da cidade, ou seja, realizar deslocamentos rotineiros relacionados com atividades domésticas, de trabalho e de família. Entretanto o que está em questão é a relação entre o idoso e a sua mobilidade no espaço urbano. Com relação ao transporte público, como não se inquietar com o acesso dos idosos aos ônibus do sistema de transporte coletivo? Com a impaciência de alguns motoristas quando páram para a subida de idosos nos coletivos? E, ainda, como subir as escadas íngremes dos ônibus frente às limitações que a própria idade trás? Tudo isso já deveria ter sido pensado e posto em prática pelos órgãos competentes, tendo em vista uma demanda já latente e que tende a crescer nas próximas décadas.
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Marcadores: Brasil
Vejam só como é que fica quando chove a parada de ônibus na esquina das ruas Professor Gialberto Piazza e Octávio Mantovani, no loteamento Santiago, bairro Charquedas, zona sudoeste da cidade? Fica impraticável, sem condições de utilização e de abrigo, como foi o caso desta segunda-feira pela manhã. É impossível esperar o ônibus debaixo da proteção. A foto acima é uma contribuição de Marcio Schenatto.
Se alegará que são muitas paradas de ônibus nos bairros da periferia, mas não importa, elas precisam estar em condições para o usuário, e a prefeitura necessita cuidar delas, para que se verifique na prática uma preocupação real com a qualidade de vida dos moradores de todas as regiões da cidade. Qualidade de vida também é esperar o ônibus sem ficar com os pés dentro d'água quando chove.
Nada que um bom planejamento entre as secretarias de Trânsito e de Obras não possa resolver, e por que não?, em parceria com as associações de moradores.
Postado por Meu Transporte às 22:55 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
O transporte público em Porto Alegre acompanha a retomada das atividades e já atinge 94% de oferta de viagens em relação ao período anterior...