O Metrô de São Paulo ganhará mais dois novos trens até o final deste mês de fevereiro, conforme estimativa da companhia.
Dois trens da nova Frota S para atendimento aos passageiros da Linha 15-Prata, do monotrilho da Zona Leste da capital já chegaram no porto em Santos.
Todos eles fazem parte do pacote de investimento do Governo de São Paulo que aplica R$ 1,4 bilhão para a compra de 19 composições que vão melhorar a mobilidade na Zona Leste de São Paulo.
As duas composições estão passando pelo processo de liberação aduaneira e após isto, serão transportadas por carretas em comboio até o Pátio do Oratório. Chegando lá, com o uso de um braço mecânico, serão colocados nas vigas para uma montagem completa, em um processo de 20 dias.
Na sequência os trens iniciam o processo de testes dinâmicos e estáticos, além dos protocolos para a obtenção do certificado de segurança. Todos os trens serão submetidos a testes rigorosos antes de serem integrados à operação, prevista para o início do segundo trimestre de 2025.
A nova frota foi encomendada pelo Metrô ao Consórcio CEML, que conta com as empresas Alstom e CRRC, e é responsável pela construção da via da Linha 15-Prata, fabricação de trens e implantação de sistemas. O quarto trem já foi embarcado e partiu em direção ao Brasil, saindo de Shangai, com previsão de chegar ao Porto de Santos em março deste ano.
O restante dos 15 trens da frota serão entregues no decorrer do ano de 2026, em um processo gradual.
As composições sao parecidas com os modelos da Frota M, contam com layout e funcionalidade, aos que já são utilizados no monotrilho, contando com sete carros (vagões) com passagem entre eles, sistemas de telecomunicações, de gestão inteligente de energia, de monitoramento por câmeras, iluminação LED e mapa dinâmico.
Além disso, os novos trens têm sistemas de controle e telecomunicações avançados, como o UTO (Unnattended Train Operation), em que os trens funcionam de forma segura e automatizada, sem atuação do operador de trem embarcado. Os carros também são dotados de monitoramento por câmeras, iluminação LED e gestão inteligente de energia.
Informações: Diário nos Trilhos
0 comentários:
Postar um comentário