O Governo do estado vai aumentar a tarifa de ônibus para R$ 4,30 em janeiro de 2025. O reajuste será de 4,29% para o anel A, usado por mais de 90% dos usuários.
A tarifa na Região Metropolitana do Recife está congelada em R$ 4,10 desde janeiro de 2022, último ano que houve reajuste e a inflação no período foi de cerca de 9% de acordo com o IPCA.
O valor será apreciado e votado pelos membros do CSTM no dia 30 de dezembro que tem a prerrogativa de aprovar ou rejeitar a proposta do Governo do Estado.
Não foi incorporado no estudo o custo de uma meta de renovação de frota para o ano de 2025 o que de certa forma deixa os usuários sem a perspectiva de melhorias em termos de ônibus novos, visto que a frota hoje é envelhecida e com renovações tímidas.
A nota do governo sobre os estudos tarifários:
Ciente do impacto significativo de um aumento tarifário em patamares bem superiores ao IPCA e a edição de normativos que possibilitaram amenizar os efeitos da queda de demanda de passageiros pagantes em conjunto com o aumento do serviço ofertado e dos preços dos insumos, o Governo do Estado propõe como regra um reajuste tarifário no valor do IPCA acumulado de Março/23 a Novembro/24, no valor de 7,63%, limitando o repasse de custos aos usuários à inflação apurada no período. Esse reajuste alcançará as linhas do Anel G e as linhas do serviço opcional e especial.
Como medida adicional de não oneração do cidadão metropolitano, o Governo do Estado propõe um reajuste tarifário para o Anel A (Bilhete Único) no valor do IPCA acumulado de Janeiro/24 a Novembro/24, no valor de 4,29%, limitando o repasse de custos aos usuários à inflação apurada no período. Essas linhas representam 99,28% dos passageiros.
Blog Meu Transporte
0 comentários:
Postar um comentário