A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) realiza, nesta quinta-feira (12), às 7h, no Terminal Parangaba, mais uma edição da campanha educativa sobre filas prioritárias nos terminais de integração. A iniciativa busca conscientizar os usuários do transporte coletivo sobre a importância de respeitar as prioridades garantidas por lei, promovendo acessibilidade e equidade no uso dos serviços.
Nesta edição de ‘Respeito no Transporte – Vamos Juntos Nesta Viagem’, os passageiros serão orientados sobre o uso correto das filas prioritárias e a necessidade de apresentarem documentação que comprove suas condições especiais, caso não sejam aparentes. As filas prioritárias são garantidas por lei a pessoas com deficiência, idosos a partir de 60 anos, autistas, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e pessoas obesas.
De acordo com Patrícia Almeida, diretora técnica da Etufor, o uso inadequado das filas é um dos problemas recorrentes nos terminais. “Muitas pessoas utilizam as filas prioritárias de forma inadequada e sem qualquer documento de identificação dessas condições”, destacou.
Para Raimundo Rodrigues, presidente da Etufor, ações educativas como essa são fundamentais e fazem parte do calendário anual da gestão de transporte. “Diariamente, enfrentamos dificuldades para garantir os direitos das pessoas mais vulneráveis, e a superação dessa questão passa pela educação de nossos passageiros”, afirmou.
A campanha, que tem caráter permanente, é realizada pela Etufor em parceria com a Socicam, administradora dos terminais, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), e o Conselho Municipal de Direitos das Pessoas Idosas de Fortaleza (CMDPI). Durante o ano, diversas atividades foram promovidas nos terminais para conscientizar a população sobre os direitos das pessoas com deficiência e dos idosos.
Informações: gcMais
0 comentários:
Postar um comentário