A operação noturna do BRT ainda não completou uma semana, mas a boa aceitação do serviço já pode ser aparentemente notada, com uma movimentação maior de passageiros principalmente no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, durante a madrugada. Desde sábado (22/6) sete linhas passaram a circular diariamente 24 horas por dia, para atender os passageiros dos quatro corredores: Transoeste, Transbrasil, Transcarioca e Transolímpica. A extensão do horário era uma desejo antigo dos usuários.
Essas sete linhas do BRT tiveram seus horários estendidos, rodando durante toda a noite até as 4h, quando todo o sistema inicia a operação. São elas:
Transoeste:
- Linha 11 (Terminal Alvorada x Santa Cruz)
- Linha 17 (Terminal Campo Grande x Santa Cruz)
- Linha 22 (Terminal Alvorada x Terminal Jardim Oceânico)
Transbrasil:
- Linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro)
- Linha 80 (Terminal Gentileza xPenha)
Transcarioca:
- Linha 38 (Terminal Alvorada x Galeão)
Transolímpica:
- Linha 51 (TerminalRecreio x Terminal Deodoro)
Vale lembrar que as linhas 11 (TerminalAlvorada x Santa Cruz) e 38 (Terminal Alvorada x Galeão) só iniciam a operação às 22h.
O intervalo dos serviços noturnos será de até 30 minutos. Como se trata de fase experimental, a operação ainda passa por avaliação diária da demanda para que sejam feitos os ajustes necessários.
Os passageiros devem ficar atentos também porque nem todas as estações estarão abertas na madrugada. A lista das estações que vão ficar abertas durante a noite toda pode ser consultada nas redes sociais da Mobi-Rio (@brtmobirio).
Desde março de 2021, quando teve início a reconstrução do BRT, 46 estações que estavam fechadas foram reformadas e reabertas, totalizando 120 revitalizadas. Também foram entregues as obras do corredor Transbrasil e dos terminais Gentileza, Deodoro, Magarça e Mato Alto. Além disso, 100% da frota foi renovada. Atualmente, 500 ônibus novos, os “amarelinhos”, estão em operação. O sistema BRT transporta, atualmente 450 mil passageiros por dia.
Informações: Prefeitura do Rio
0 comentários:
Postar um comentário