Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

PAC das Seleções prevê a compra de 2.549 ônibus elétricos e 2.782 a diesel, com motorização Euro 6

terça-feira, 28 de maio de 2024

Do valor destinado pelo governo federal ao novo PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, R$ 10,6 bilhões foram dedicados à compra de ônibus e veículos sobre trilhos, dentro do PAC Seleções, com verbas reservadas para prefeituras de diversas cidades. Segundo o edital o valor engloba 2 mil 549 ônibus elétricos e 2 mil 782 a diesel, com motorização Euro 6. E todos eles terão que ser produzidos no Brasil.

O volume surpreendeu a Anfavea: os 5,3 mil chassis a mais não estavam nas projeções da entidade para o ano, segundo o vice-presidente Marco Saltini. No início do ano o volume estimado era de 25 mil unidades vendidas, alta de 22,1% sobre o ano passado. Segundo Saltini o que for produzido e entregue em 2024 será adicional:

“O importante é que este volume será direcionado para a produção local, ainda que nem todas as fabricantes já estejam produzindo ônibus elétrico no País”.

Mercedes-Benz, Marcopolo, Eletra e BYD são fabricantes nacionais e no segundo semestre a Volkswagen Caminhões e Ônibus lançará o seu chassi elétrico.
Rubens Bisi, presidente da Fabus, que representa as fabricantes de carrocerias de ônibus, afirmou que já esperava o anúncio de uma compra grande por meio do PAC e que os elétricos importados estão de fora:

“O que existe acordado com o governo é que quando envolve dinheiro público do PAC tem que seguir as regras do BNDES, que prevê 20% de conteúdo local mínimo para os ônibus elétricos para que possam receber financiamentos do banco”. 

Bisi ressaltou que um ônibus 100% importado não poderá ser financiado pelas prefeituras e revelou que já existem conversas para elevar este porcentual mínimo para 40% antes de 2027, para incentivar ainda mais o desenvolvimento da indústria local.

A grande questão é quantos destes veículos serão produzidos e entregues. De acordo com Saltini e Bisi ainda existe a necessidade de o governo divulgar quais serão as características dos veículos elegíveis para o programa, assim como as formas de financiamento. O presidente da Fabus disse que o prazo já está apertado:

“Se tudo já estivesse pronto conseguiríamos entregar ainda em 2024. Como as regras ainda não foram definidas, assim como as características dos veículos, será necessário correr contra o tempo para atender o máximo da demanda ainda este ano”.

Se o prazo está apertado pois as regras ainda não foram todas definidas existem pontos de atenção. Um deles está relacionado com os fornecedores instalados no Rio Grande do Sul, que foram afetados pelas fortes chuvas que atingiram a região. Eles poderão ter dificuldades para produzir e entregar todos os componentes necessários para atender à demanda do PAC.

Curta o Blog Meu Transporte no Facebook

Outro ponto de atenção, também levantado pelo vice-presidente da Anfavea, é a infraestrutura necessária para carregar todos esses veículos elétricos nas garagens das empresas de transporte: 

“Este é um ponto que me preocupa bastante, porque muito se fala sobre comprar veículos elétricos mas ninguém diz nada sobre como será o desenvolvimento da infraestrutura de recarga. Temos o exemplo da Colômbia, que desenvolveu toda a infraestrutura para atender a este tipo de veículo”.

O modelo de operação também aguarda a definição das regras, pois ainda não se sabe se as prefeituras comprarão os veículos, assumirão os financiamentos e emprestarão para os operadores por meio de comodatos, ou se haverá outro modelo de negócio, como o repasse do financiamento para os operadores locais.

Informações: AutoData

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960