Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Seu ônibus na palma da mão: conheça as ferramentas de consulta às linhas municipais de Campinas

domingo, 18 de fevereiro de 2024

Na tela do celular, a rota da sua linha e previsões de chegada. Para planejar as viagens nas linhas municipais, os usuários do transporte público coletivo contam com os aplicativos “Cittamobi” e Moovit, além da ferramenta “Consulta de linhas municipais”, disponível no site da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec)

Com os aplicativos “Cittamobi”, disponibilizado a partir de 2015; e Moovit, lançado em Campinas em 2022, os usuários podem consultar as previsões de chegada dos ônibus em tempo real, selecionando os pontos de parada no mapa. Assim, antes mesmo de sair de casa, é possível escolher qual linha utilizar, com base na previsão de chegada no ponto.

As ferramentas também traçam rotas e linhas possíveis para o deslocamento, a partir da localização atual e destino inserido pelo usuário. A adesão do município aos aplicativos se deu por meio de parcerias com empresas de tecnologia voltadas à mobilidade urbana.

O Cittamobi está disponível na Google Play (Android) e na App Store (iOS). No período de janeiro a dezembro de 2023, registrou, em Campinas, 31,1 milhões de acessos (número de vezes que o aplicativo foi aberto pelos usuários) a linhas municipais e intermunicipais. Também disponível gratuitamente na Google Play e na App Store, o Moovit registrou um crescimento de 23% no número de usuários em Campinas ao longo de 2023. Em ambos os aplicativos, Campinas está entre os 10 municípios com o maior número de usuários no Brasil.

Conheça algumas das funcionalidades:

Cittamobi

  • Busca por linhas: ao digitar o número da linha, é possível consultar as paradas do itinerário e tabela de horários.
  • Previsão de chegada: basta selecionar, no mapa, o ponto de ônibus desejado para visualizar as próximas linhas e previsões de chegada, em tempo real. As previsões se baseiam na localização dos ônibus por (Global Positioning System – Sistema de Posicionamento Global).
  • Rotas: ao inserir seu destino final, o usuário recebe sugestões de rotas (por ônibus e/ou a pé) e linhas possíveis para o deslocamento.
  • Acessibilidade: é possível ativar um filtro para selecionar, nas buscas, apenas ônibus adaptados e acessíveis.
  • Favoritos: é possível indicar linhas e pontos mais utilizados para acesso rápido.
  • Aviso de desembarque ajuda a não perder o ponto final.
  • Alertas: os usuários recebem avisos sobre alterações de itinerários e desvios de rota. O Núcleo de Monitoramento de Transporte (NUMT) da Emdec, que monitora a operação das linhas municipais em tempo real, é responsável por atualizar na ferramenta as mudanças de itinerários.
 
Moovit

  • Linhas: Ao selecionar uma das linhas na tela inicial, o aplicativo mapeia a localização do usuário e o itinerário da linha. Clicando sobre o ponto desejado, é possível consultar a estimativa de chegada dos ônibus, em tempo real e os horários programados ao longo do dia.
  • Direções: Traça rotas e sugere linhas, indicando a previsão de chegada a partir da localização do usuário. 
  • Estações: Indica as paradas localizadas próximas ao endereço do usuário, bem como as linhas atendem ao ponto e previsão de chegada. 
  • Guia passo a passo: Na opção “começar”, o aplicativo mapeia o deslocamento da linha, indica o número de paradas restantes e o tempo estimado para descida. 
  • Favoritos: é possível indicar pontos e linhas mais utilizados para agilizar a utilização do aplicativo. 
  • Acessibilidade: por ser compatível com leitores de tela do Android e iOS, colabora para que pessoas com deficiência visual possam usar o transporte público. É possível regular o tamanho das letras e ícones no app, planejar rotas com menores caminhadas ou trocas de ônibus, auxiliando quem tem dificuldades de locomoção.
  • Notificações push: os usuários são alertados sobre alterações nos itinerários das linhas municipais. 

Emdec conta com ferramenta de consulta a linhas municipais

Disponível em portal.emdec.com.br/consultalinha, a ferramenta “Consulta de linhas municipais”, disponibilizada pela Emdec, permite checar, pelo nome ou número da linha, horários programados de partida em dias úteis, sábados e domingos/feriados, itinerários, empresas ou cooperativas que operam as linhas, área operacional a qual pertencem, tipo e quantidade de veículos da frota.

Informações sobre horários de partida e itinerários das linhas também podem ser obtidos nos canais digitais da Emdec – WhatsApp (19 3731-2910) e chatbot (disponível no canto inferior direito do site da Emdec). Basta digitar a linha desejada para obter os dados, gerados de forma automatizada. Ainda é possível obter informações sobre as linhas municipais pelo telefone 118, na opção 3, diretamente com os atendentes.

Informações: EMDEC

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960