Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

BRT/Vetor de Uberaba pode ser modernizado

domingo, 27 de agosto de 2023

Mesmo em funcionamento há anos em Uberaba, o sistema BRT/Vetor ainda levanta críticas por parcela da população, inclusive sendo questionado por vereadores. No entanto, a possibilidade de retirada do sistema foi completamente descartada pela secretária de Planejamento, Isabella Nascimento, durante entrevista ao JM News 1ª Edição, da Rádio JM.  

Ao JM, Isabella Nascimento diz que há formas de melhorar o sistema, a fim de mitigar as críticas. E uma das propostas da administração municipal é o VLT, o Veículo Leve sobre Trilhos, nova modalidade de mobilidade urbana. “Ele já está constituído enquanto BRT, nesse eixo de transição, não dá para tirar. Não é reversível isso, já está instalado. Só que na hora que transformar em VLT, que é uma outra tecnologia, gasta menos espaço. E aí, você pode propiciar melhores calçadas para as pessoas ou até ciclo-rotas na Leopoldino ou de repente, alguns bolsões de estacionamento”, sugere.  
A implantação de ônibus elétricos na linha BRT/Vetor sentido Leste/Oeste está no radar da Secretaria de Planejamento (Seplan). No entanto, Isabella Nascimento vê como um plano a longo prazo para Uberaba. De acordo com a secretária de Planejamento, são necessários, no mínimo, dois anos para chegar na fase de busca de recurso para a mudança.  

“O Ministério das Cidades exige o plano de mobilidade pronto. E o plano ainda está na fase de avaliação técnica das três empresas que se apresentaram para desenvolver. Então, eu acredito que vai fechar, a empresa vencedora e ainda tem 1 ano e 4 meses para desenvolver esse plano”, explica a secretária. 

A proposta é que a cidade comece a transição a partir de ônibus híbridos, atualizando o transporte coletivo para diminuir a emissão de gases poluentes. A mudança também teria como objetivo melhorar a qualidade do serviço para atrair mais usuários e diminuir a frota de veículos circulantes em Uberaba.  

A diminuição de emissão de gases poluentes é uma das diretrizes da ONU que a Prefeitura de Uberaba tem adotado na construção do novo plano diretor. Para isso, a diminuição dos carros em circulação será um dos desafios da administração. “Aqui em Uberaba, nós levantamos esse dado, tem uma frota de carros gigantesca. Então, as pessoas também não estão nessa pegada de deixar o carro em casa, mas o objetivo do desenvolvimento sustentável que trabalha as ações climáticas e o ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) 11, ele trata de a gente falar com as pessoas, conscientizar as pessoas sobre o efeito estufa”, alerta. 

Informações: Jornal da Manhã

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960