A partir desta segunda-feira (20/03), a CPTM inicia uma campanha de conscientização e orientação para pessoas com deficiência (PCDs) no embarque e desembarque dos trens. Por meio de avisos sonoros, TVs e redes sociais a companhia irá reforçar seu comprometimento com o atendimento humanizado e preferencial.
“Essas determinações visam oferecer aos nossos passageiros um atendimento provido de compreensão e empatia durante toda a sua jornada e nos momentos de interação com a empresa, assegurando o respeito a cada tipo de necessidade, o conforto e a segurança em seu trajeto”, explica Pedro Moro, presidente da CPTM.
O atendimento preferencial da CPTM é destinado aos seguintes passageiros:
• Pessoas com Deficiência (PCD);
• Pessoas com Restrição de Mobilidade (PRM);
• Pessoas que fazem qualquer tipo de tratamento oncológico;
• Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA);
• Gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos;
• Pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Idosos com idade superior a 80 (oitenta) anos terão atendimento prioritário.
A campanha de conscientização mostrará que o embarque e desembarque pode ser realizado pelas duas primeiras portas do primeiro carro. Isso garante mais autonomia e segurança ao passageiro, facilitando sua locomoção dentro do sistema ferroviário. Além disso, sem que haja interferência na sua autonomia, todas as estações têm um empregado disponível para auxiliar os passageiros, sempre que necessário ou quando solicitado.
Para uma melhor organização, a CPTM disponibiliza, de maneira prioritária, a 1ª porta do 1º carro do sentido da viagem para embarque e desembarque de pessoas em cadeira de rodas e a 2ª porta para uso preferencial de pessoas com deficiência visual. Desta forma, os colaboradores da CPTM estão orientados a encaminhar os passageiros para estes locais e a se comunicar com a estação de destino, para que eles possam ser devidamente recebidos por outros colaboradores, também preparados.
Informações: CPTM
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