Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Governo prevê conclusão do VLT de Salvador em 2028; veja vídeos

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

A licitação para a construção do VLT (veículo leve sobre trilhos) de Salvador foi lançada. Mas, no curto prazo, isso não muda a vida da população do Subúrbio e do miolo da cidade, por onde o modal deve trilhar seu caminho. Isso porque, de acordo com o cronograma divulgado pelo governo da Bahia, o novo sistema de transporte só deve ser concluído em agosto de 2028.

O recebimento das propostas das empresas que quiserem realizar o empreendimento público está marcado para o dia 12 de março de 2024. A partir desse momento, haverá a seleção da melhor proposta e a vencedora deverá iniciar as obras a partir do próximo mês de julho.

Dividida em três partes, a construção do modal de transporte deverá ter datas de entregas diferentes. Prioridade da gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o primeiro trecho, entre o bairro da Calçada, em Salvador, e a Ilha de São João, em Simões Filho, deve ser entregue antes, com prazo previsto para junho de 2027.

Nos bastidores, Jerônimo tem dito que o governo da Bahia possui uma dívida com a população do Subúrbio Ferroviário, devido à desativação do trem de passageiros na região em fevereiro de 2021. Por esse motivo, as obras do primeiro trecho, com 36 meses de duração, devem ser mais aceleradas.

O cronograma dos trechos 2, entre Paripe e Águas Claras, e 3, entre Águas Claras e Piatã, é semelhante. Ambas têm previsão de encerrar em 50 meses, terminando em agosto de 2028, com o novo modal sendo entregue completo à população de Salvador.

Histórico

Quando se fala em prazo de uma obra deste tamanho em Salvador, a população logo fica com uma pulga atrás da orelha. O metrô da cidade, por exemplo, com obras iniciadas pelo prefeito Antonio Imbassahy em 1999, quase virou lenda. As obras travaram durante a gestão de João Henrique, entre 2005 e 2012, e só terminaram quando o governador Jaques Wagner (PT) assumiu a responsabilidade e inaugurou o modal em 2013.

Outro caso que chama a atenção é o da ponte Salvador-Itaparica, anunciada por Wagner em 2009, mas que, até o momento, não teve suas obras iniciadas. A promessa do governador Jerônimo é que, em janeiro de 2024, finalmente a sondagem será iniciada na Baía de Todos-os-Santos, dando os primeiros passos para a construção, 15 anos depois.

O próprio VLT já virou novela. Estava tudo certo para o consórcio chinês Skyrail tocar a construção de um monotrilho na região do Subúrbio Ferroviário. Entretanto, a empresa não tocou o projeto e obrigou o governo Jerônimo a rescindir o contrato em 2023. A licitação lançada nesta quarta-feira, 27, é a substituição da ideia, que é tida como prioridade da atual gestão estadual.

Informações: A Tarde

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960