Produzido pela Mercedes-Benz em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP), o chassi de ônibus elétrico eO500U ganhará as ruas de São Paulo no começo de 2024. A marca alemã já vendeu 50 unidades para três operadores, das quais 25 já foram entregues e o restante será entregue até o fim de 2023.
Os primeiros compradores são as empresas Metrópole Paulista que arrematou 40 unidades, a MobiBrasil oito chassis e a Sambaíba dois coletivos. Juntas, as três empresas têm planos de comprar mais 500 unidades para operarem na capital paulista.
A produção local do chassi também permite sua aquisição via Finame em linha de crédito do BNDES.
As primeiras 50 unidades já vendidas foram encarroçadas com carroceria Caio Millenium. O chassi elétrico eO500U é um Padron 4x2 de piso baixo, apto a receber carroçarias de até 13,2 metros.
O chassi de ônibus elétrico eO500U pode receber até seis packs de baterias que oferecem uma autonomia de até 250 quilômetros, isso em dias de operações severas com muito calor.
O custo de aquisição do Mercedes-Benz eO500U é três vezes maior que um similar movido a diesel, no entanto, o custo de recarga é três vezes menor quando comparado ao abastecimento com diesel.
Os motores do chassi elétrico Mercedes-Benz ficam instalados nos cubos de roda traseiro. Já as baterias, ficam divididas na parte traseira e depois de encarroçado, outras podem ser instaladas no teto.
Para o usuário e o motorista, a vantagem é o silêncio à bordo.
Informações: UOL
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