Terminal Ipiranga e Corredor Oeste do BRT Sorocaba são entregues *** No Rio, Passageiro do BRT passou a economizar mais com a nova integração dos modais de transporte *** No Recife, Linha 412 – TI Santa Luzia/TI Getúlio Vargas entra em operação nesse sábado *** Reclamações sobre ônibus urbanos em São Paulo aumentaram em 2023 *** Tarifa Zero em Natal custaria R$ 16 milhões por mês, mostra estudo *** Justiça aceita recurso da Procuradoria Geral de SP e libera Trem Intercidades *** Aeroporto do Recife é eleito o melhor do Brasil *** Tarifa zero aumenta número de passageiros, mostra estudo da NTU *** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Ônibus da linha T5 começam a circular sem cobradores em Porto Alegre

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Passageiros da linha T5 — que liga o bairro São João, na Zona Norte, ao Menino Deus, na Zona Sul — tiveram de lidar com uma mudança no funcionamento dos ônibus na manhã desta segunda-feira (14), em Porto Alegre: os coletivos circulam sem cobradores, conforme autorização publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (DOPA).

A medida vale para os dias úteis. São exceções os veículos que operam fazendo outras linhas no mesmo dia. Em um caso acompanhado pela reportagem de GZH, o funcionário que cobrava a linha T12 seguiu no veículo após a mudança para a rota do T5, no meio da manhã.

Com a implementação do funcionamento apenas com motorista na linha T5, a retirada dos cobradores no transporte coletivo da Capital totaliza 48,5% do quadro, com a previsão de chegar a 50% até o fim deste ano. Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a mudança está sendo feita nas linhas que transportam menos passageiros por viagem.

A retirada de cobradores dos ônibus avança um pouco mais rápido na Carris — empresa de transporte coletivo ainda pública de Porto Alegre. No final de junho, GZH mostrou que, entre os consórcios privados, eram 355 cobradores a menos nos ônibus, em comparação aos 1.250 que atuavam em fevereiro de 2022, quando começou a extinção gradual da função  — uma redução de 28,4%. Na Carris, 176 profissionais deixaram o cargo no mesmo período, uma queda de 31,5% em relação aos 558 de fevereiro de 2022. A reportagem pediu um levantamento mais recente dos dados à EPTC, mas a empresa afirmou que se baseia apenas no percentual total de cobradores. 
Além da T5, outras sete linhas da Carris (C1, C2, C3, C5, T2A, T9, T10 e T13) operam sempre sem cobrador. Aos sábados, domingos e feriados, as linhas T8, 343 e 353 também rodam sem os profissionais. No total, são ao menos 198 linhas funcionando somente com motorista. O plano é que a retirada em todo sistema seja concluída até o fim de 2025.

Informações: Zero Hora

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960