A SuperVia retomou às 18h10 de hoje a circulação de trens no ramal Saracuruna. A primeira viagem paradora seguirá até a estação Saracuruna, sem os clientes precisarem fazer a baldeação na estação Gramacho. Depois de 30 minutos, partirá um trem com destino a Gramacho e, depois de mais 30 minutos, partirá um trem direto com destino a Saracuruna. Como o horário de pico é no sentido Baixada Fluminense, a concessionária está priorizando atender os passageiros na volta para a casa. As viagens no sentido Central do Brasil do ramal Saracuruna continuam suspensas.
Desde às 16h de ontem (20/07), o furto de cerca de cem metros de cabo alimentador, na altura do Parque Arará, provocou a queda do abastecimento de energia dos trens no trecho entre Central do Brasil e Gramacho, Gramacho e Saracuruna e nas extensões Vila Inhomirim e Guapimirim. Técnicos da SuperVia seguem trabalhando na via. Ao todo, 37 estações tiveram que ser fechadas. As causas deste incidente foram devidamente protocoladas em carta enviada à Agetransp.
Levantamento dos crimes no sistema ferroviário em 2023
A SuperVia fez um levantamento que mostra os principais dados relacionados aos crimes contra o sistema ferroviário. A concessionária que opera os 270 quilômetros de trilhos que ligam o Rio a outros 11 municípios contou, de janeiro a junho deste ano, 90 ocorrências de assaltos e/ou arrastões contra passageiros em trens e/ou estações. O número de assalto a colaboradores da empresa chama atenção porque já supera o de 2022. Ao longo de todo o ano passado, foram 15 ocorrências do tipo. Este ano, já são 24 casos de profissionais da SuperVia assaltados enquanto estavam trabalhando.
Mesmo com risco de vida por causa do choque elétrico, as caixas de impedância da SuperVia também passaram a ser alvo dos ladrões de cabos do Rio de Janeiro. O equipamento blindado custa cerca de R$ 40 mil, fica enterrado e abastece as subestações de energia alimentadoras do transporte ferroviário do Grande Rio. Em 2022, foram 59 furtos de caixas de impedância. Este ano, o número já chegou a 146. Essas caixas possuem peças de cobre.
A segurança pública dentro do sistema ferroviário é atribuição do Poder Público, conforme contrato de concessão. As autoridades policiais atuam nos trens, estações e ao longo da via férrea - no caso do sistema ferroviário, através do Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFER). Os agentes de controle da concessionária não têm poder de polícia para atuar na prevenção ou coerção de ações de natureza criminal. A SuperVia atua em parceria com as forças de segurança pública do Estado, buscando soluções para mitigar o risco à operação decorrentes da violência urbana.
A concessionária reitera que vem adotando todas as medidas possíveis para garantir a integridade de seus colaboradores, inclusive oferecendo suporte psicológico por meio de seu Núcleo de Saúde Mental.
Veja os índices completos
(Os dados de 2023 se referem até as 7h do dia 22/06)
Assaltos a Colaboradores Supervia
2022 - 15 ocorrências
2023 - 24 ocorrências
Assaltos a Passageiros
2022 - 206 ocorrências
2023 - 90 ocorrências
Furto de Caixa de Impedância
2022 - 59 ocorrências
2023 - 146 ocorrências
Furto de cabos de Rede Aérea
2022 - 510 ocorrências e 67.915 metros de cabos
2023 - 149 ocorrências e 26.843 metros de cabos
Furto de cabos de Sinalização
2022 - 1.268 ocorrências e 67.711 metros de cabos
2023 - 242 ocorrências e 5.066 metros de cabos
Furto de Subestações
2022 - 14 ocorrências
2023 - 26 ocorrências
Corte de Fibra Óptica
2022 - 92 ocorrências
2023 - 39 ocorrências
Prisões dentro do sistema
2022 - 197 ocorrências
2023 - 110 ocorrências
Informações: Supervia
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