Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Metroviários de São Paulo aceitam proposta e cancelam greve

terça-feira, 13 de junho de 2023

Em assembleia na noite desta segunda-feira (12), os metroviários de São Paulo decidiram aceitar proposta atualizada hoje e cancelar a greve programada para amanhã. Com data-base em 1º de maio, a categoria estava em campanha salarial. Mas a principal reivindicação continua sendo a contratação de funcionários.

Foram 2.325 votos favoráveis ao acordo e 769 contrários. Houve ainda 59 abstenções, segundo o resultado divulgado pouco depois das 21h40.

A Companhia do Metropolitano (Metrô) propôs reajuste de 4,52%, índice correspondente à variação do IPC-Fipe em 12 meses. A empresa, por sinal, já pagou o salário de maio com essa correção, que vale também para o vale-refeição. Já o vale-alimentação terá aumento de 38,9%, para R$ 649,36.

Além disso, o step de 2022 será pago em julho próximo, enquanto o de 2023 deverá ter o pagamento em março do ano que vem. Esse item refere-se a progressão de carreira.

Reposição de vagas
Sobre a reivindicação de contratações, o Metrô “assume o compromisso” de reiterar ao governo a contratação de 115 agentes de segurança, já aprovados em concurso, em 2019. E vai pedir a abertura de concurso público para repor vagas, além discutir plano de carreira. Os metroviários afirmam que a empresa tem 30% de pessoal a menos do que há 30 anos, mas transporta três vezes mais passageiros. E estimam em pelo menos 2 mil o déficit de funcionários na companhia.

Em relação à participação nos resultados (PR), a presidenta do Sindicato dos Metroviários, Camila Lisboa, identificou certo avanço. “Não transforma a PR em igualitária, mas dá um passo nesse sentido”, comentou na assembleia. Assim, o montante referente aos 5.859 empregados operativos (operação, manutenção e outros setores) corresponderia a uma folha de pagamento mais R$ 3,5 milhões (valor que está sendo tirado da gratificação de função e tempo de serviço dos cargos de chefia). A folha e a quantia, somadas, seriam divididos entre os 5.859 funcionários, mas o valor individual a ser pago depende do cumprimento de metas.
Novamente, a exemplo do que ocorreu em março, o Sindicato dos Metroviários propôs liberar as catracas para aos passageiros em caso de greve. “No entanto, o governador parece não estar preocupado com quem pega o metrô lotado todo dia e sente na pele a falta de funcionários”, afirma a entidade. Segundo Camila, a categoria vai continuar se mobilizando contra as investidas de privatização da empresa.

Informações: Rede Brasil Atual

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960