Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Maceió vai ganhar corredor de ônibus BRT para atender 600 mil usuários

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Maceió vai ganhar um corredor de ônibus BRT (sigla em inglês para ônibus de trânsito rápido), conforme anunciou o prefeito JHC, na tarde de segunda-feira (5). A instalação deste serviço de transporte, que é uma realidade em grandes cidades do país, será a maior obra de mobilidade urbana que a prefeitura vai entregar aos maceioenses.
Sistema BRT em Curitiba

O serviço deve beneficiar em torno de 600 mil usuários, o que representa 65% da população da capital. Serão instaladas 22 estações ao longo de 15 km, compreendendo as avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, além de um trecho da BR-104, na parte alta da cidade.

A gestão firmou contrato em agosto com a confiável empresa de consultoria, que projetou os melhores BRTs do Brasil, a exemplo do município de Sorocaba, no interior de São Paulo, que tem 96% de aprovação dos usuários. Até o mês de abril de 2023, a previsão é de que o projeto executivo seja entregue, que é um pré-requisito para que as intervenções sejam iniciadas. 

“Estamos melhorando e muito a capacidade do nosso sistema de transporte, estimulando que tenhamos mais usuários e a confiança do transporte de massa. Este é o caminho no mundo inteiro. Se tivermos transporte com conforto, rapidez, sem dúvidas alguma teremos um aumento no número de usuários. O BRT garante uma viagem tranquila e mais confortável”, destacou o prefeito JHC.

De acordo com o superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, André Costa, os ônibus do BRT circularão nas faixas da esquerda, que serão devidamente pavimentadas em concreto. O usuário passará o cartão ao entrar na estação e não mais nos coletivos, ganhando tempo no embarque e desembarque, a serem feitos por qualquer porta do veículo.

A previsão é de que a operação conte com ônibus neste corredor de 3 em 3 minutos nos horários de pico. Os estudos que estão sendo feitos indicam a possibilidade de integração com o transporte intermunicipal em tarifa única.

“Será uma obra de grande impacto e que fará uma enorme diferença no dia a dia das pessoas. O que se vê agora é superposição de linhas ao longo do principal corredor de transportes da capital. São linhas que coletam pessoas ao longo do eixo viário, que fazem com que a operação fique mais cara, o que impacta diretamente no valor da passagem e deixa a viagem mais longa”, resumiu André Costa.

Ele acrescentou que, na prática, os coletivos do transporte público deixarão de circular no novo corredor. As linhas terão trechos mais curtos, saindo dos bairros para deixar os passageiros na estação mais próxima do BRT. Em seguida, retornarão às localidades de origem. 

“A proposta é que os passageiros tenham mais opções para circular dentro dos bairros onde residem, com viagens mais curtas. Uma vez na estação do BRT, o usuário terá uma operação mais rápida”, garante o superintendente da SMTT.

“A ideia de se implantar o BRT é muito interessante para Maceió. Acredito que vamos conseguir reduzir o tempo de percurso de viagem do passageiro. Os ônibus do transporte público terão uma melhor qualidade. Agradeço ao prefeito e ao superintendente da SMTT por priorizarem o transporte, que representa muito para a população. Todos anseiam por melhor qualidade, velocidade, segurança e, com estes investimentos, Maceió só tem a ganhar”, afirmou Guilherme Borges, presidente do Sinturb-Mac (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município de Maceió).

Informações: Prefeitura de Maceió

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960