Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

No Rio, Apenas 30% dos ônibus estão equipados com ar-condicionado‏

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O próximo verão, segundo meteorologistas, promete ser igual ao que passou, com dias de sensação térmica beirando os 50 graus. A notícia é péssima para passageiros de ônibus do Rio, já que apenas 30% da frota (9.028 veículos) estão equipados com ar-condicionado. Ou seja: as empresas do setor terão de acelerar para cumprir a meta de refrigerar todos os ônibus da cidade até 2016, conforme exigência da Secretaria municipal de Transportes.
O sindicato Rio Ônibus afirma que o prazo de um ano e meio para instalar ar-condicionado em 70% da frota será cumprido e lembra que, em dezembro do ano passado, apenas 18,6% tinham o equipamento. Em outubro, eram 2.407 ônibus refrigerados, quantidade que equivalia a 26,7% do total. O aumento de percentual corresponde à melhoria de 781 veículos.

A exigência de refrigeração de toda a frota até 2016 consta do decreto municipal nº 38.328, publicado no dia 21 de fevereiro deste ano. De acordo com a Secretaria municipal de Transportes, um eventual descumprimento acarretará em penalidades. Questionado se os empresários cumprirão o prazo estabelecido pela prefeitura, o presidente do Rio Ônibus, Lélis Teixeira, afirma que ‘‘todo o esforço está sendo feito para isso’’.

— Estamos seguindo religiosamente a meta, mas seu cumprimento também depende do setor público. Vamos ver se haverá estímulos, como contemplar as tarifas, pois os custos aumentam — afirma Teixeira.

NADA DE SUAR NO BRT

O presidente do Rio Ônibus disse ainda que uma das contribuições para o aumento da frota com ar-condicionado foi a implantação de dois corredores de BRT: o Transoeste, que tem 120 veículos e está prestes a ganhar outros 12, e o Transcarioca, no qual circulam 154. Todos os ônibus usados nesses sistemas são refrigerados. Teixeira acrescenta que as linhas alimentadoras também têm veículos com ar-condicionado:

— Quebramos o paradigma de que apenas a Zona Sul tem ônibus confortáveis. Os veículos dos dois corredores expressos circulam pelas áreas mais quentes da cidade. Em Santa Cruz, na Zona Oeste, o percentual da frota com ar-condicionado chega a 31%. É maior que o registrado em muitas regiões.

Publicidade

Segundo o sindicato, ainda não há ar-condicionado em toda a frota do Rio porque nunca existiu uma política pública que estabelecesse essa condição e indicasse a forma como seria feita a transformação do sistema. No atual contrato de concessão, por exemplo, não consta a exigência de refrigeração nem regras para a mudança.

Passageiros e motoristas esperam mais um verão difícil

Enquanto 70% da frota de ônibus do Rio permanece sem ar-condicionado, só resta aos passageiros reclamar do calor que, dentro de cada veículo, pode ser dois graus maior que a temperatura registrada fora, de acordo com especialistas. Os primeiros dias do mês passado deram uma mostra do que será o verão, que começará no próximo dia 20: a sensação térmica passou dos 40 graus. A operadora de telemarketing Camila Trajano, que mora na Baixada Fluminense, trabalha no Centro e costuma fazer baldeação entre trem e ônibus no Méier, diz que está se “preparando para sofrer’’:

— Saio de casa de banho tomado e chego ao trabalho suada. Começo o dia estressada.

O Terminal Américo Ayres, no Méier, é um retrato da situação da frota de ônibus do Rio. Ali, a maioria dos veículos não tem ar-condicionado. Somente uma linha está totalmente refrigerada: é a 685 (Irajá-Méier), da Viação Três Amigos. Quem se vê obrigado a usar outras morre de inveja.

— Pego a linha 693 (Méier-Alvorada), infelizmente — reclama o professor de judô Ricardo Tashiaki.

Se, para passageiros, o desconforto de viajar num ônibus sem ar-condicionado é grande, para quem passa o dia inteiro ao lado do motor a situação beira o insuportável.

— Rezo todos os dias para ser transferido de itinerário — diz um motorista da linha 693, que pede para não ser identificado.

Publicidade

No terminal de Cascadura, nenhum ônibus que para ali tem ar-condicionado. A empregada doméstica Maria Rodrigues, que dá expediente na Barra, lembra que, antes do Transcarioca, seguia diretamente para o trabalho num “quentão”. Hoje, pega três conduções e fica feliz por uma delas, a do BRT, ter refrigeração.

— Agora, só faltam as outras duas — cobra Maria.

Informações: oglobo.globo.com

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960