Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

No Recife, Semana da Pessoa com Deficiência contará com palestras, exposição e apresentação teatral

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

“E se fosse você?”. É com esse questionamento que o Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) quer despertar nos usuários e trabalhadores do transporte público sobre a importância de se respeitar as pessoas com deficiência. Para isso, o órgão realiza desta segunda-feira (1º de dezembro) até a terça-feira (16), uma ação educativa. A iniciativa, que faz parte do Programa “Gentileza Faz a Diferença”, será realizada na semana em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e contará com palestras, exposição e apresentação teatral.

A programação tem início nesta segunda-feira (1º/12), a partir das 9h30, com a palestra “E se Fosse Você?”, que será ministrada pelo gerente da Secretaria de Desenvolvimento Social da Pessoa com Deficiência da Prefeitura da Cidade do Recife, Paulo Fernando Silva e acontecerá no auditório do Consórcio. Além disso, uma exposição itinerante com imagens sobre o tema passará pelos seguintes Terminais Integrados: Recife, Pelópidas, Camaragibe, Tancredo Neves, Xambá, PE-15, Macaxeira, Cajueiro, Aeroporto e Cabo. 

A novidade deste ano, é que os usuários e os operadores vivenciarão o embarque na Plataforma Veícular Elevatória(PEVs), com cadeiras de rodas e moletas. Esse trabalho tem como foco o respeito ao tempo de embarque da pessoa com deficiência  e os assentos reservados.

Está previsto ainda, blitzen nas (PEVs), que serão realizadas em diversos veículos do Sistema de Transporte Público. Esta ação acontecerá nos terminais integrados e contará com a presença dos artistas educadores do programa “Gentileza Faz a Diferença”, que durante as esquetes convidarão usuários e operadores para vivenciar situações cotidianas das pessoas com deficiência.

O trabalho funcionará da seguinte forma: as equipes de multidisclipinares  e de fiscalização do Grande Recife estarão nos terminais junto com voluntários e com os artistas-educadores do Programa Gentileza Faz a Diferença realizando a abordagem dos ônibus. Ao parar no ponto indicado, o fiscal abordará o motorista e verificará se ele sabe manusear a PEV, se o equipamento está funcionando e se trata com respeito a pessoa com deficiência. Caso o equipamento não esteja funcionando corretamente, a empresa será autuada e terá o prazo de 48 horas para fazer o reparo no equipamento.

Gentileza Faz a Diferença – O Programa existe há 4 anos e tem como objetivo sensibilizar os operadores do STPP/RMR e usuários sobre a importância de manter uma relação respeitosa e gentil entre profissionais responsáveis pelos deslocamentos das pessoas, tendo como foco a acessibilidade para todos. 

Informações: GRCT

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960