Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

EPTC descarta mudanças em corredor de ônibus da Avenida Brasil

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Duas semanas após a inauguração do corredor de ônibus na Avenida Brasil, na zona norte de Porto Alegre, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) faz uma avaliação positiva da medida. Nesse período, o tempo de viagem para os usuários do transporte coletivo reduziu em até 11 minutos nos finais de tarde. A velocidade dos coletivos nas faixas exclusivas aumentou cinco vezes e passou de 4,5 km/h para 25 km/h nos horários de pico.

Mesmo com os benefícios, os motoristas do transporte individual colecionam reclamações e afirmam que os congestionamentos na região aumentaram. A EPTC, no entanto, garante que não voltará atrás é que os corredores, que valorizam o transporte público, são o futuro da cidade.

A diretora de Transportes da EPTC, Maria Cristina Ladeira, diz que a experiência foi positiva para os usuários do transporte coletivo, já que o corredor une os dois maiores corredores de ônibus a cidade, o da Farrapos e da Assis Brasil. Ela rebate a informação de aumento nos congestionamentos.

"Aquela área sempre foi congestionada. Nos primeiros dias houve maior lentidão, mas agora está como estava antes, com vantagem para os ônibus, que é nosso objetivo", afirma.

A diretora de Transportes também descarta alterações no novo corredor, como mudança de horários de funcionamento ou mudança das paradas de ônibus que permanecem foram da faixa exclusiva. "Só há duas opções: ter o corredor ou não ter o corredor. Nós optamos por manter. Não há terceira opção", reafirma Maria Cristina.

Embora não revele os locais, Maria Cristina Ladeira adianta que outros corredores estão sendo estudados em Porto Alegre. A faixa de ônibus da avenida Brasil foi inaugurado no dia 4 de agosto e atinge diariamente 180 mil usuários de ônibus. Quarenta linhas urbanas trafegam pela faixa exclusiva e outras dez transitam pela  pista comum. 

Por: Évelin Argenta / Foto: Felipe Daroit
Informações: Rádio Gaúcha


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960