Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Biometria facial deverá identificar usuários de ônibus em Manaus

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) estuda a possibilidade de implementar um sistema biométrico facial nos ônibus de Manaus. De acordo com a entidade, o equipamento irá identificar os usuários na entrada dos coletivos. O sistema, que ainda não tem previsão para começar a operar, deve contribuir para a redução de fraudes com o uso de cartões.

A assessoria do Sinetram informou que o sistema lê e memoriza dados biométricos do usuário. Caso os dados do usuário não sejam reconhecidos, a catraca é bloqueada, impedindo a passagem.

O Sindicato deve se reunir com a Superintendência Municipal do Transportes Urbanos (SMTU) para definir as datas de cada passo da implementação do sistema. Segundo o Sinetram, o sistema deve aumentar a segurança e excluir as fraudes com a utilização de cartões. "O uso indevido do passe estudantil encarece a tarifa", disse a entidade.

O assessor jurídico do Sinetram, Fernando Borges, informou que a implementação do sistema depende do cadastramento dos usuários antigos e dos equipamentos. "Os novos usuários já devem ter os dados gravados no sistema durante o cadastramento, para que quando a biometria facial entrar no ar, nosso trabalho seja facilitado", disse Borges, por meio da assessoria de comunicação.

Segundo o Sinetram, atualmente, mais 370 mil estudantes usam o sistema de bilhetagem em Manaus. A frota do transporte coletivo é de 1,5 mil ônibus.

Informações: G1 AM

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960